O WordPress é tão ruim assim?

Às vezes, um consultor de tecnologia mal informado ou um influenciador pago do YouTube para uma marca concorrente pode dizer coisas como o WordPress é RUIM!

Isso pode ser confuso para iniciantes verem opiniões conflitantes falando que o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo ruim. A pergunta que qualquer pessoa racional deve fazer é: se o WordPress é realmente tão ruim, então por que é tão popular e por que quase metade de todos os sites na Internet o usam?

Neste artigo, discutiremos se o WordPress é ruim e o que você deve saber antes de usá-lo.

WordPress é realmente ruim?

A resposta curta é não. “Não é”.

O WordPress é o construtor de sites mais popular do mundo. No momento da redação deste artigo, mais de 43% de todos os sites na internet usam WordPress de acordo com o relatório de marketshare.

Isso também inclui grandes marcas como Sony, CNN, Time Magazine, Disney e muitas outras.

Se o WordPress fosse tão ruim, não seria tão imensamente popular entre os usuários e algumas das maiores empresas do mundo.

As pessoas que consideram o WordPress uma opção ruim geralmente dão os mesmos motivos para argumentar.

Conquiste a confiabilidade que seu site WordPress merece!

Confie na Hospedagem WordPress Napoleon para garantir a estabilidade e segurança do seu site. Experimente o melhor serviço disponível agora!

Saiba mais

Muitos de seus argumentos são frequentemente centrados no desenvolvedor e muitas vezes além do propósito e escopo do WordPress.

Dito isto, vamos dar uma olhada em algumas das razões que eles dão quando afirmam que o WordPress não é bom.

WordPress não é seguro…blá blá blá

Um dos argumentos mais comuns que alguns desenvolvedores apresentam é que o WordPress não é uma plataforma segura para construir sites de missão crítica.

Isso é um mito.

Ao contrário dessas alegações, o WordPress é na verdade uma plataforma muito segura e transparente.

Conquiste a confiabilidade que seu site WordPress merece!

Confie na Hospedagem WordPress Napoleon para garantir a estabilidade e segurança do seu site. Experimente o melhor serviço disponível agora!

Saiba mais

Como software de código aberto , o código do WordPress está sempre disponível para qualquer pessoa estudar e encontrar problemas de segurança.

Por ser monitorado por especialistas em segurança de todo o mundo em busca de vulnerabilidades, esse código é um dos mais minuciosamente examinados do mundo.

Milhares de desenvolvedores de centenas de países contribuem para o código do WordPress, e o software é profundamente testado quanto a problemas de segurança.

Como uma plataforma de código aberto, o WordPress está aberto a qualquer personalização. Isso permite que proprietários de sites individuais, agências e desenvolvedores tornem seus sites ainda mais seguros.

Isso pode ser feito instalando um plugin de segurança ou usando um firewall do WordPress . Eles bloqueiam as ameaças mais comuns e tornam seu site mais seguro.

Conquiste a confiabilidade que seu site WordPress merece!

Confie na Hospedagem WordPress Napoleon para garantir a estabilidade e segurança do seu site. Experimente o melhor serviço disponível agora!

Saiba mais

Desenvolvedores de terceiros mantêm temas e plugins do WordPress. Muitos plugins premium do WordPress e empresas de temas pagam especialistas em segurança para auditar seu código.

Se uma vulnerabilidade de segurança for encontrada em um plugin ou tema popular do WordPress, ela geralmente é corrigida muito rapidamente e, dependendo da gravidade, a equipe do WordPress até envia uma atualização de segurança automática quando aplicável.

Para obter mais detalhes, consulte nosso guia de segurança do WordPress, que mostra como tornar seu site WordPress ainda mais seguro.

WordPress é bom apenas para blogs

O WordPress é de longe a melhor plataforma de blogs do mercado. Começou principalmente como uma ferramenta de blog e ainda torna super fácil iniciar um blog .

No entanto, ao longo dos anos, o WordPress se tornou um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) e uma plataforma poderosa para construir quase qualquer tipo de site .

Conquiste a confiabilidade que seu site WordPress merece!

Confie na Hospedagem WordPress Napoleon para garantir a estabilidade e segurança do seu site. Experimente o melhor serviço disponível agora!

Saiba mais

O WordPress é o software ideal para sites de pequenas e grandes empresas .

WooCommerce é um plugin WordPress, uma plataforma de comércio eletrônico nº 1 para construir uma loja online, mesmo sobre concorrentes populares como Shopify ou BigCommerce.

Além disso, você pode criar sites de associação (área de membros), vender cursos on-line , administrar uma loja on -line e muito mais.

Atualmente, os desenvolvedores estão usando o WordPress como sistema operacional para a web e até mesmo criando aplicativos SaaS como o OptinMonster , aplicativos de calculadora de hipotecas, sites de leilões como o eBay, sites de mercado de vários fornecedores como o Etsy e muito mais.

O código do WordPress é sub-padrão e desatualizado

Outro argumento comumente usado é que os padrões de codificação do WordPress não são tão bons e estão desatualizados.

Esse motivo é comumente dado por aqueles desenvolvedores que geralmente não trabalham com sites WordPress com tanta frequência.

O código do software WordPress é simples por design para permitir ampla adaptação. Isso não é um problema, mas sim um recurso muito intencional. Essa simplicidade fornece a mais usuários um ponto de entrada fácil.

Ao longo dos anos, o WordPress ficou tão fácil que até mesmo usuários não técnicos podem criar sites sem conhecer nenhum código. Isso tirou alguns desenvolvedores do negócio, então é do interesse deles falar mal do WordPress, para que eles possam vender serviços mais complicados que você não precisa.

O código do WordPress é padronizado, robusto e fornece uma base sólida sem se tornar excessivamente complicado.

Ele oferece APIs robustas, permitindo que os desenvolvedores construam seus próprios aplicativos e soluções em cima do WordPress.

WordPress é usado por amadores

Novamente, esse motivo é dado por pessoas que não conhecem o escopo da plataforma e não estão familiarizadas com a história do WordPress .

A missão do WordPress é democratizar a publicação e permitir que mais pessoas criem sites facilmente.

Isso é novamente por design e uma decisão consciente de tornar o WordPress fácil para o maior número possível de pessoas.

A comunidade WordPress é enorme e consiste em todos os níveis de usuários, desde proprietários de sites iniciantes até grandes corporações, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos, desenvolvedores e usuários empresariais.

O projeto se orgulha de ser o software escolhido por milhões de pequenas empresas, amadores, editores independentes, blogueiros e muito mais. Não deve ser visto como uma preocupação que os amadores usem o WordPress. A plataforma foi feita para isso.

Mas também é usado por grandes marcas e até grandes governos. Por exemplo, Whitehouse.gov (site do governo dos Estados Unidos) é construído com WordPress.

O WordPress não é escalável

Escalabilidade é o termo usado para gerenciar um grande volume de tráfego à medida que um site cresce.

Alguns desenvolvedores acreditam que um site WordPress é mais difícil de escalar. Descobrimos que este argumento é falso.

Um site WordPress precisa de hospedagem na web como qualquer outro site.

À medida que seu site cresce, você precisa de mais recursos de servidor para lidar com o tráfego. Este é o caso de todos os criadores de sites e não apenas do WordPress.

Vimos sites WordPress em servidores de hospedagem compartilhada de baixo custo lidando com um volume de tráfego muito pesado sem esforço.

Com o WordPress, você tem a capacidade de utilizar os recursos do servidor com muito mais eficiência do que qualquer outro construtor de sites e até mesmo sites com codificação personalizada.

O WordPress pode utilizar os mecanismos de cache integrados do seu servidor de hospedagem. Mesmo um usuário do WordPress de nível iniciante pode instalar um plugin de cache para reduzir imediatamente a carga do servidor.

Além disso, você pode facilmente descarregar seus arquivos estáticos e mídia para uma rede CDN. Você pode até ir mais longe e descarregar serviços como e-mail para serviços SMTP .

Existem milhares de sites WordPress com volumes de tráfego muito altos e têm um desempenho excepcional.

A melhor parte é que mesmo usuários iniciantes podem fazer esses aprimoramentos para dimensionar seus sites à medida que o tráfego cresce.

Qualquer um que afirme que o WordPress não é escalável simplesmente não tem experiência técnica. Escalamos bilhões de impressões todos os meses em nossa plataforma WordPress.

WordPress não é amigável para iniciantes

Algumas pessoas afirmam que o WordPress é ruim porque não é amigável para iniciantes.

Este argumento pode ser usado contra qualquer software ou ferramenta.

O WordPress vem com uma ligeira curva de aprendizado, assim como qualquer outro software que você usaria. Você precisará gastar algum tempo para encontrar o caminho de volta.

Se a popularidade do WordPress for tomada como um indicador, não achamos que o WordPress teria sido o construtor de sites mais usado se não fosse amigável para iniciantes.

Muitas atualizações importantes nos arquivos principais do WordPress visam tornar a plataforma mais fácil de usar à medida que o tempo passa.

Por exemplo, introduzindo o conteúdo baseado em blocos e o editor de sites que funciona de maneira semelhante a muitos construtores de sites populares, como Wix ou Squarespace.

Em nossa experiência, os iniciantes do WordPress superam rapidamente essa curva de aprendizado inicial e se tornam muito bons em apenas algumas semanas.

Existem também vários plugins de construtor de páginas para WordPress disponíveis, como o Elementor Pro , que facilita a criação de qualquer tipo de site sem escrever nenhum código.

O WordPress também possui mais de 60.000 plugins gratuitos que permitem adicionar todos os tipos de funcionalidades ao seu site, como formulário de contato , análise , comércio eletrônico e muito mais, sem nenhum código.

Existem até plugins de automação de fluxo de trabalho sem código, como o Uncanny Automator , que ajuda você a economizar tempo ao gerenciar seu site WordPress.

Você pode querer ver nossa escolha especializada dos plugins WordPress obrigatórios para todos os sites.

Há suporte limitado disponível para WordPress

Outro argumento que encontramos é que o WordPress é ruim porque há suporte limitado disponível.

Esse argumento surge quando os usuários não sabem como obter suporte ao WordPress .

Como software livre, o WordPress está disponível e é mantido por uma comunidade. O suporte também é orientado pela comunidade.

Existem os fóruns de suporte oficiais do WordPress.org onde você pode obter suporte de outros usuários.

Depois, existem sites de recursos do WordPress, como o ImpérioWP, que publicam uma tonelada de recursos para WordPress para ajudar os iniciantes.

Também existem grupos gratuitos no Facebook, onde você pode postar suas perguntas e obter ajuda gratuita de moderadores e outros usuários.

Como o WordPress é tão grande, existem seções e grupos dedicados do WordPress em todas as comunidades online populares, como StackExchange, Reddit, LinkedIn e muito mais.

Não está procurando opções de comunidade?

Existem milhares de desenvolvedores WordPress que você pode contratar em plataformas como Fiverr e muito mais. Lá, você encontrará suporte especializado do WordPress em taxas horárias ou shows de preço fixo. Também existem empresas especializadas em suporte para WordPress como a Natomada Produções.

WordPress não é adequado para comércio eletrônico

Por padrão, é verdade que o WordPress não vem com um carrinho de compras integrado ou recursos de comércio eletrônico. Você precisará de um plugin para criar um site de comércio eletrônico com o WordPress.

No entanto, dizer que o WordPress não é adequado para comércio eletrônico é injusto. Especialmente quando o WooCommerce (um plugin do WordPress) é a plataforma de comércio eletrônico mais usada no mundo.

É usado por mais lojas online do que Shopify , Magento, OpenCart e PrestaShop combinados.

É de código aberto como o WordPress. No entanto, ao contrário do núcleo do WordPress, ele é administrado por uma empresa que utiliza diferentes formas de monetizar a plataforma.

Você também pode estender sua loja online com milhares de complementos WooCommerce disponíveis.

Além do WooCommerce, existem vários outros plugins de comércio eletrônico para WordPress, incluindo:

  • Easy Digital Downloads, que facilita a venda de arquivos digitais como eBooks, música, arte, software e outros usando o WordPress.
  • O MemberPress facilita a venda de conteúdo e cursos premium no WordPress.
  • O WP Simple Pay facilita a aceitação de pagamentos em seu site WordPress para qualquer produto ou serviço sem adicionar um carrinho completo.
  • WP Charitable é uma plataforma de doação e financiamento coletivo que facilita a aceitação de doações no WordPress.

O futuro do WordPress não é claro porque é gratuito

Alguns acreditam que o WordPress é ruim porque está disponível gratuitamente. Essas pessoas dizem que isso torna seu caminho futuro incerto.

Este argumento é falso e muitas vezes dado por pessoas que não sabem por que o WordPress é gratuito .

A marca registrada “WordPress” é de propriedade da WordPress Foundation, que é uma organização sem fins lucrativos. A missão da fundação é promover o WordPress além dos contribuidores, para que permaneça disponível para uso de todos.

Além da fundação sem fins lucrativos, há também uma indústria multibilionária por trás do WordPress.

Isso inclui muitas das principais empresas do WordPress , agências de desenvolvimento web, empresas independentes, proprietários de sites, desenvolvedores, designers, técnicos, profissionais de marketing e muito mais.

Mesmo que o desenvolvimento pare no WordPress, como software de código aberto, ele pode ser facilmente dividido em outro projeto e continuar com um nome diferente.

No entanto, não acreditamos que isso vá acontecer.

Mas pode, e é por isso que o futuro do WordPress é muito promissor, principalmente pelas liberdades que oferece.

Começando com o WordPress

A maneira mais fácil de aprender mais sobre o WordPress é usando você mesmo.

Embora você possa instalar o WordPress em seu computador ( Windows , Mac ), a melhor maneira de experimentá-lo é criando um site ao vivo.

Para começar, você precisará de uma conta de hospedagem de site e um nome de domínio.

Agora, se você está preocupado com os custos, pode aproveitar a oferta especial oferecida pela Napoleon.

Eles são uma das maiores empresas de hospedagem do mundo e um provedor de hospedagem WordPress oficialmente recomendado.

Eles estão oferecendo um desconto generoso para usuários do Império WordPress com um nome de domínio gratuito e um certificado SSL gratuito.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a fazer sua própria avaliação de quão bom ou ruim o WordPress realmente é. Você também pode querer ver nosso artigo discutindo por que você deve usar o WordPress.

Para usuários do Império WP, o Napoleon oferece CPU dedicados, cPanel, Contas de E-mails Ilimitadas, Temas Premium para WordPress, Licenças Pro do Elementor e Divi Builder, certificados SSL gratuitos, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.