Como instalar o WordPress em localhost - no seu computador com Windows

Deseja instalar o WordPress no seu computador Windows localmente? Trabalhar com o WordPress em seu computador permite testar novos recursos do WordPress, aprender a desenvolver com o WordPress e criar sites antes de migrá-los para o servidor ativo. Neste artigo, mostraremos como instalar corretamente o WordPress no Windows usando o WAMP.

Por que você deve instalar o WordPress no Windows?

Instalar o WordPress localmente em seu computador oferece um ambiente de teste que não afeta seu site ou blog ao vivo. Uma instalação do WordPress em seu computador também é chamada de servidor local ou localhost.

Normalmente, os desenvolvedores do WordPress usam a instalação local do WordPress para desenvolver seus plugins e temas. Os usuários iniciantes também podem instalar o WordPress em seus computadores para aprender o WordPress, testar novos temas e plugins do WordPress e experimentar sem afetar um site ao vivo.

Nota: Se você instalar o WordPress localmente no Windows, a única pessoa que pode ver esse site é você. Se você deseja tornar um site disponível ao público, precisa ter um nome de domínio e hospedagem WordPress. Recomendamos que você siga este guia sobre como iniciar um blog WordPress.

Dito isto, vamos dar uma olhada em como instalar corretamente o WordPress no Windows usando o WAMP.

O que é WAMP?

WAMP, é uma compilação do servidor web Apache, PHP e MySQL empacotado para computadores Windows.

Todos eles são softwares de código aberto separados. No entanto, instalá-los separadamente não é muito fácil, mesmo para usuários experientes. Softwares como o WAMP permitem que você os instale facilmente e tenha um ambiente local de trabalho em poucos minutos.

Etapa 1. Instalando o WAMP no computador Windows

Primeiro, você precisa baixar o software WAMP e instalá-lo no seu computador. Basta ir ao site do WampServer e clicar no botão “Start using WampServer”.

Ele irá levá-lo para a seção de downloads. Você verá duas versões aqui: WampServer 32 bits e WampServer 64 bits. Você precisa selecionar a versão do WampServer que corresponda ao tipo de sistema operacional do seu computador Windows.

Para descobrir se você está usando o sistema operacional de 32 ou 64 bits, vá para Painel de Controle » Sistema e Segurança » Sistema em seu computador. Lá você poderá ver o tipo de sistema operacional.

Uma vez baixado, você pode clicar no arquivo de execução wampserver para executar a instalação. Certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções na tela de instalação.

Durante o processo de instalação, você precisa definir o local para o navegador da web. Por padrão, será o Internet Explorer. Você pode alterá-lo para o Google Chrome ou qualquer outro navegador da Web, localizando-o nos Arquivos de Programas do seu computador.

Uma vez instalado, você pode iniciar o WampServer para continuar.

Etapa 2. Configurando um banco de dados para configuração local do WordPress

A próxima coisa que você precisa fazer é criar um banco de dados MySQL em branco . Ao iniciar o WAMP, você verá um ícone verde do WampServer no canto inferior direito da tela junto com outros ícones. Basta clicar nele e depois clicar em phpMyAdmin (um aplicativo baseado na web para gerenciar bancos de dados MySQL).

Nota: Se o ícone do WampServer estiver vermelho ou amarelo, significa que os serviços (Apache, MySQL, PHP) não estão em execução. Você precisa iniciar os serviços clicando no ícone antes de configurar o banco de dados.

Ele irá levá-lo para a tela de login do phpMyAdmin no seu navegador da web. Basta digitar o nome de usuário: root e deixar o campo de senha em branco. Estas são as credenciais padrão para fazer login em seu localhost do phpMyAdmin.

Clique no botão “Executar” para continuar.

Uma vez logado, você precisa clicar em Bancos de dados no phpmMyAdmin para criar um novo banco de dados para o WordPress. Ele pedirá que você escolha um nome para seu novo banco de dados (chamamos o nosso teste_wp). Depois disso, clique no botão “Criar”.

Seu banco de dados está pronto, o que significa que agora você pode instalar o WordPress em localhost no seu computador.

Etapa 3. Instalando o WordPress no Windows usando o WAMP

A próxima coisa que você precisa fazer é baixar a versão mais recente do WordPress no site WordPress.org. Ele será baixado como um arquivo zip.

Você precisa extrair o arquivo zip e copiar a pasta “wordpress”.

Agora você precisa navegar até a pasta onde instalou o WAMP.

Neste tutorial, instalamos o WAMP em C:\wamp64, então vamos nos referir a essa pasta daqui para frente. Mas lembre-se, pode ser diferente para você dependendo de onde você instalou o programa.

Cole a pasta “wordpress” na pasta C:\wamp64\www.

Você pode renomear a pasta “wordpress” para o que quiser, como meusite, siteteste, etc. Esta será a URL do seu site WordPress local, então certifique-se de escolher algo que você se lembrará facilmente.

Para este tutorial, renomeamos a pasta de wordpress para meusite.

Em seguida, você pode abrir o navegador da Web e ir para http://localhost/meusite/

Primeiro, ele solicitará que você selecione um idioma e, em seguida, mostrará as informações de configuração do banco de dados. Depois de ler com atenção, vá em frente e clique no botão “Vamos lá!” para continuar.

Depois disso, você precisa inserir os detalhes do banco de dados, como nome do banco de dados, nome de usuário, senha, host e prefixo da tabela.

O nome do banco de dados será aquele que você inseriu na etapa anterior. No nosso caso, chamamos de “teste_wp”. O nome de usuário será “root”, e você pode deixar o campo de senha em branco. Você também pode deixar o host do banco de dados e o prefixo da tabela como estão.

Em seguida, clique no botão “Enviar” e o WordPress criará um arquivo de configuração para você no backend.

Na próxima tela, você verá uma mensagem de sucesso informando que o WordPress está conectado ao seu banco de dados e você pode prosseguir com a instalação.

Vá em frente e clique no botão “Instalar” para continuar.

Ele o levará à tela de boas-vindas do WordPress. Você precisa adicionar um título para o seu novo site WordPress, escolher um nome de usuário de administrador, inserir uma senha forte e fornecer um endereço de e-mail de administrador.

Quando estiver pronto, clique no botão “Instalar WordPress”.

Após a conclusão do processo de instalação, você verá uma mensagem de sucesso. Em segundo plano, o WordPress criou novas tabelas em seu banco de dados e está pronto para uso.

Você pode então prosseguir para o seu painel do WordPress clicando no botão ‘Log In'.

Parabéns, você instalou o WordPress com sucesso em um computador Windows usando o WAMP.

Etapa 4. Habilitando Permalinks Amigáveis no WAMP

A nova versão do WordPress não quebra seu site local ao alterar a configuração de links permanentes .

No entanto, se você ainda ver o erro “página não encontrada” em suas páginas depois de alterar os permalinks em Configurações » Permalinks no WordPress, basta seguir nosso guia sobre como habilitar permalinks personalizados no WAMP.

Etapa 5. Solução de problemas do WAMP

O WAMP é bastante fácil de usar, mesmo para iniciantes. No entanto, se você não conseguir executá-lo, as dicas de solução de problemas a seguir ajudarão.

Corrigindo o conflito do WAMP com Skype

Se você tiver o Skype instalado e em execução, o WampServer pode não funcionar corretamente devido a um conflito com o Skype. O conflito é causado pelo Apache e pelo Skype usando a mesma porta 80. Há uma solução simples para esse problema.

Abra o Skype e vá para Ferramentas » Opções . Isso abrirá uma caixa de diálogo, a partir daqui você precisa clicar em Avançado e depois em Conexões.

Desmarque a caixa que diz Usar as portas 80 e 443 como alternativas para conexões de entrada. Salve as opções e reinicie o Skype.

Nota: O novo skype não tem a opção de alterar as portas padrões. A opção de alteração das portas só existe no skype clássico. Neste caso vocês terão que desligar o skype toda vez que for usar o Wamp.

Instale o Visual C++ redistribuível

O WAMP precisa do Visual C++ Redistributable para que o Visual Studio 2012 seja executado. Se você não o tiver instalado em seu computador, poderá baixá-lo e instalá-lo no site da Microsoft .

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como instalar o WordPress no Windows usando o WAMP.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.