Como configurar SEO de vídeo no WordPress (passo a passo)

Quer aprender a fazer SEO de vídeo no WordPress?

SEO de vídeo é o processo de otimizar seus vídeos para obter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa. Isso pode ajudá-lo a obter mais tráfego para o seu conteúdo de vídeo em seu site WordPress .

Neste artigo, mostraremos como você pode configurar um sitemap de vídeo no WordPress para melhorar o SEO do seu vídeo, passo a passo.

O que é SEO de vídeo?

Vídeo SEO é o processo de otimizar os vídeos em seu site, para que eles tenham uma classificação mais alta nas páginas de resultados de pesquisa.

Isso é semelhante às melhores práticas gerais de SEO para WordPress, exceto que é voltado para o conteúdo do seu vídeo.

Há muito que você pode fazer para otimizar seus vídeos antes de incorporá-los em seus posts de blog do WordPress , como escolher a melhor hospedagem de vídeo .

No entanto, quando eles estiverem ativos em seu site, você precisa garantir que eles tragam o máximo de tráfego.

A melhor maneira de fazer isso é adicionando um sitemap de vídeo ao WordPress.

Um sitemap de vídeo é um sitemap XML que contém informações sobre o conteúdo de vídeo em seu site.

Isso pode ajudá-lo a gerar rich snippets que aparecem nos resultados de pesquisa de vídeo do Google e aumentar o tráfego do seu blog em geral.

Ao criar um sitemap de vídeo, o Google e outros mecanismos de pesquisa indexarão seus posts com o conteúdo de vídeo incorporado. Dessa forma, seu vídeo pode ser classificado nos mecanismos de pesquisa e trazer mais tráfego para seus posts.

Observação: se você usa um host de vídeo de terceiros como o YouTube, seus vídeos do YouTube e vídeos incorporados podem ser classificados nos resultados da pesquisa juntos.

Se você adiciona vídeos regularmente em seus posts e páginas , esse é um recurso obrigatório.

Um plugin de mapa do site de vídeo do WordPress detectará automaticamente quando um vídeo é incorporado ao conteúdo do seu blog e o adicionará ao mapa do site, para que mecanismos de pesquisa como o Google possam priorizá-lo.

Como configurar o sitemap de SEO de vídeo no WordPress com Rank Math SEO

A melhor maneira de adicionar sitemaps de vídeo ao WordPress é com o plugin Rank Math SEO. É o melhor plugin de SEO para WordPress usado por mais de 1.2 milhões de sites.

O Google dificulta a formatação desses mapas de site de vídeo, mas com o plug-in Rank Math SEO são necessários apenas alguns cliques.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin. Para mais detalhes, veja nosso guia sobre como instalar um plugin no WordPress.

Observe que há uma versão gratuita do Rank Math SEO disponível. Mas você precisa da versão premium para habilitar e criar sitemaps de vídeo.

Depois que o plugin for ativado, você terá um novo item de menu Rank Math em seu painel do WordPress.

Para habilitar o Sitemap de vídeo, vá para a administração de WordPress  > Rank Math > Painel > guia Módulos. Em seguida, na lista de diferentes módulos, ative o módulo Video Sitemap conforme mostrado abaixo.

SEO de vídeo no WordPress

Observação: o módulo de mapa do site de vídeo só pode ser ativado se você já tiver ativado o módulo Esquema e mapa do site. Se algum dos módulos (Sitemap ou Schema) não estiver ativado, será solicitado que você ative os módulos Schema e Sitemap, antes de ativar o módulo Video Sitemap.

Configurando o Sitemap de vídeo

Depois de ativar o Mapa do site de vídeo, clique no botão Configurações ou vá para as Configurações do mapa do site no Painel do WordPress > Rank Math > Sitemap > Guia Vídeo Sitemap, e ficaria assim:

Agora, vamos ver as diferentes opções disponíveis para configurar.

Ocultar mapa do site

Você tem a opção de ocultar o mapa do site dos visitantes normais e mostrar o mapa do site apenas para os bots. Por padrão, esta opção para ocultar o mapa do site está desativada e é totalmente baseada em sua preferência.

Tipo de post de vídeo

Você pode escolher quais tipos de posts serão considerados para os Sitemaps de vídeo. Depois de escolher os tipos de posts, o Rank Math detectará automaticamente os vídeos apenas nesses tipos de posts selecionados.

Os campos personalizados

E você pode instruir o Rank Math a escanear campos personalizados e procurar a presença de conteúdo de vídeo. Por padrão, procuramos os vídeos no conteúdo padrão.

Adicione apenas uma entrada por linha para que o Rank Math possa entendê-los e incluí-los em seu mapa do site.

Encontrando seu Sitemap de vídeo

Depois de fazer as alterações necessárias, clique no botão Salvar alterações e a URL do seu Sitemap de vídeo estará disponível na parte superior de sua página. Você pode copiar a URL para enviá-lo aos mecanismos de pesquisa ou simplesmente acessar a URL do mapa do site do vídeo nesta página.

E é isso! Assim que o Rank Math detectar a presença de um vídeo nos tipos de posts selecionados, ele irá adicioná-lo automaticamente ao mapa do site do vídeo e adicionar o esquema de vídeo ao post junto com todos os campos de esquema obrigatórios, como miniaturas, URL de incorporação, duração do vídeo, etc.

As configurações padrão serão suficientes para a maioria dos blogs WordPress , no entanto, você pode ajustá-las dependendo das suas necessidades de conteúdo de vídeo.

Agora você adicionou com sucesso os sitemaps de vídeo ao WordPress, o que melhorará o SEO do seu vídeo e o ajudará a obter mais tráfego dos mecanismos de pesquisa.

Você também pode querer ver nossa comparação dos melhores serviços de e-mail marketing e nossas escolhas de especialistas dos plugins WordPress obrigatórios para sites de negócios.

Para usuários do Império WP, o Bluehost oferece 1 domínio gratuito, um certificado SSL gratuito e um GRANDE desconto em hospedagem. Além de Migração gratuita do WordPress, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.