e-mail marketing ou newsletter no wordpress

O WordPress vem com um recurso de e-mail embutido que usa a função de e-mail do PHP para enviar e-mails. Existem vários plugins de newsletters e e-mail marketing para WordPress que permitem que você envie campanhas totalmente funcionais usando este recurso. Recentemente, um de nossos usuários nos perguntou: “se é possível enviar newsletters por e-mail usando plugins para WordPress e por que recomendamos usar um provedor de serviços de e-mail como e-goi, ActiveCampaign, Aweber ou Elastic Email?” Neste artigo, explicaremos por que você nunca deve usar o WordPress para enviar emails de newsletter ou e-mail marketing.

Por que você deve levar a sério sua lista de e-mail?

e-mail marketing ou newsletter no wordpress

Sua lista de e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais confiáveis. Ajuda a trazer de volta usuários ao seu site. Ele ajuda você a aumentar as vendas, promover produtos e construir confiança em torno de sua marca.

Se você ainda não estiver fazendo isso, comece a construir sua lista de e-mail imediatamente.

Você notará que quase todo profissional de marketing, blogueiro e especialista sério recomendará que você use um serviço de marketing por e-mail, como e-goi, Aweber, Elastic Email ou ActiveCampaign, em vez de usar o WordPress para enviar newsletters por e-mail. Vamos ver o porquê.

Confiabilidade

e-mail marketing ou newsletter no wordpress

Quando você envia e-mails usando um plugin de newsletter ou e-mail marketing que depende das funções de e-mail do PHP e do WordPress, há uma grande chance de que seus e-mails cheguem à pasta de SPAM do usuário.

Os provedores de e-mail (gmail, yahoo, etc) têm ferramentas de spam que marcam seu e-mail como SPAM por vários motivos.

Por exemplo, o servidor de e-mail que recebe seu e-mail procurará um registro SPF para determinar se o servidor que está enviando o e-mail tem permissão para fazer isso ou não. Ele procurará comportamentos, palavras e frases suspeitos para descartar o spam.

As ferramentas de captura de spam também verificarão seus bancos de dados para o seu endereço IP. Se a hospedagem compartilhada do seu site está compartilhando o mesmo endereço IP do servidor com vários outros sites.

Qualquer sinal de abuso por uma pessoa naquele servidor pode acionar bancos de dados de captura de spam, o que tornará a entrega de seu e-mail duvidosa. Existem inúmeros outros fatores que são verificados por algoritmos de captura de spam, e é muito desafiador satisfazer todos eles.

Por outro lado, os provedores de serviços de e-mail profissionais trabalham dia e noite para garantir que seus e-mails sejam entregues na caixa de entrada do usuário. Eles seguem um conjunto estrito de regras e o aplicam a todos os e-mails enviados para garantir que cheguem ao destino e não acabem em lixo eletrônico.

Eles têm engenheiros, desenvolvedores e equipe de suporte altamente treinados que trabalham 24 horas por dia para tornar isso possível. Eles também são provedores de serviços de email em massa aprovados e conhecidos com a maioria dos principais ISPs e serviços de email. Quando o servidor de e-mail de um usuário recebe e-mail de um servidor da lista branca, ele sabe que é confiável e não é spam.

Essa confiabilidade por si só é o fator mais importante que deve ser suficiente para convencê-lo a usar um serviço de e-mail marketing profissional.

Limites e atrasos de e-mail

A maioria dos provedores de hospedagem tem limites para o número de e-mails que você pode enviar por vez. É possível que o seu plugin ou script de newslettertente enfileirar os emails de saída, mas sempre haverá uma chance de que algo dê errado e a fila de emails de saída nem mesmo seja processada. Para grandes listas de e-mail, seu host pode até considerar isso como um abuso de seus serviços.

Por outro lado, quando você está usando um serviço profissional de email marketing, não precisa se preocupar com essas limitações. Eles têm servidores espalhados por todo o mundo enviando centenas e milhares de e-mails todos os dias. Eles têm planos flexíveis que permitem que você atualize facilmente à medida que sua lista de e-mail aumenta.

Fácil de usar

Provedores de serviço de e-mail como e-goi, ActiveCampaign e Aweber permitem que você crie e envie e-mails facilmente para seus assinantes. Eles têm ferramentas extremamente fáceis de usar para criar e projetar seus e-mails.

Eles também têm integração de API, o que torna mais fácil para você conectar sua lista de e-mail com outros plugins úteis do WordPress, como Convert Pro, Gravity Forms , etc.

Ao criar sua própria newsletter através de um plugin para essa finalidade, você perde todas essas ferramentas que tornam as coisas mais fáceis. Em vez de se concentrar em seu site, você gastará tempo lutando para fazer coisas que podem ser feitas facilmente em minutos usando um serviço de e-mail marketing adequado.

Estatísticas e análise

Estatísticas e análise

Os provedores de serviços de e-mail marketing profissionais oferecem estatísticas e análises integradas sobre suas campanhas. Você pode ver o número de e-mails que chegaram à caixa de entrada do usuário, quantos deles foram abertos e o número de cliques que você recebeu. Isso permite que você melhore e ajuste suas campanhas de acordo.

Ao enviar uma newsletter por meio de um plugin de newsletter instalado no WordPress, você pode ser acesso a estas estatísticas, mas elas serão armazenadas no banco de dados do seu site, inchando seu bando de dados e comprometendo o desempenho do seu site.

Problemas de Conformidade

O email marketing é enorme, assim como o spam. Para lidar com o spam, os ISPs e serviços de marketing por e-mail introduziram e implementaram novas legislações, requisitos e protocolos. Quando você usa um serviço de e-mail profissional para enviar sua newsletter, não precisa se preocupar com todas essas coisas. Esses provedores de serviço de e-mail trabalham muito para garantir que seus e-mails cheguem ao destino.

Por outro lado, ao enviar uma newsletter por meio de um plugin de newsletter instalado no WordPress, é menos provável que saiba se há algo novo acontecendo no mundo da proteção contra spam.

Redução de custos

Alguns usuários podem pensar que, se criarem sua própria newsletter usando um plugin, estarão economizando dinheiro. Em primeiro lugar, você precisa valorizar o seu tempo. O tempo que você gasta configurando o plugin da sua newsletter é muito mais valioso do que a quantia que você paga por um bom serviço de e-mail marketing.

Na verdade, você pode usar um dos melhores serviços de e-mail, o ActiveCampaign gratuitamente por dois meses. Esta avaliação gratuita oferece tempo suficiente para configurar e começar a coletar endereços de e-mail. Quando o teste terminar, sua lista de e-mail estará se pagando.

Conclusão

Considerando todos esses fatos, recomendamos fortemente que nossos usuários utilizem um serviço profissional de email marketing.

Se você deve usar um plugin de newsletter para WordPress, use apenas Mailster. Lembre-se de que a capacidade de entrega ainda é um problema e até mesmo o Mailster entende isso, por isso eles permitem que você use serviços SMTP de terceiros como o SendGrid (que custa dinheiro).

Qual serviço de marketing por e-mail você usa? Deixe-nos saber deixando um comentário abaixo.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.