Uma das perguntas mais comuns no Império WP é como corrigir o problema de não envio de e-mail no WordPress.

Muitos de nossos usuários iniciantes nos perguntam por que seu plugin de formulário de contato não está enviando e-mails ou por que eles não estão vendo nenhuma notificação do WordPress.

Neste artigo, mostraremos como corrigir o problema de não envio de e-mail no WordPress, para que seu site possa enviar e-mails de forma mais confiável e ignorar a pasta de spam.

problema de não envio de e-mail no WordPress

Por que você não está recebendo e-mails do seu site WordPress?

O motivo mais comum para este problema é que o servidor de hospedagem do seu site não está configurado corretamente para usar a função mail() do PHP .

Mesmo que sua hospedagem esteja configurada para usá-la, muitos provedores de serviço de e-mail como o Gmail e outros usam uma variedade de ferramentas para reduzir o spam de e-mail. Essas ferramentas tentam detectar se um e-mail está realmente vindo do local de onde afirma ser.

E-mails enviados por algumas hospedagens geralmente falham nesse teste.

Isso significa que quando um e-mail é enviado do seu site WordPress ( plug-in de formulário de contato, notificação de administrador, etc.), ele pode nem chegar à pasta de spam do destinatário, muito menos à caixa de entrada.

É por isso que recomendamos não usar o WordPress para enviar sua newsletter por e-mail.

Este é também o motivo pelo qual recomendamos a todos que usem um serviço de SMTP para enviar e-mails no WordPress.

O que é SMTP?

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o padrão da indústria para o envio de e-mails.

Ao contrário da função PHP mail(), o SMTP usa autenticação adequada, o que leva a uma alta capacidade de entrega de e-mails.

WordPress tem um plugin FluentSMTP que configura seu site WordPress para enviar e-mails usando SMTP em vez da função PHP mail().

Você pode usá-lo para se conectar a qualquer serviço SMTP conhecido, como SendGrid, Gmail (G Suite), Office365, Amazon SES, etc.

Dito isso, vamos dar uma olhada em como consertar o problema de não envio de e-mail no WordPress.

Instalando o plugin FluentSMTP

Qualquer que seja o serviço SMTP que você escolher, você precisará ter o plugin FluentSMTP instalado em seu site. Isso permite que você mude o WordPress, em vez de usar a função PHP mail() embutida para usar seu serviço SMTP.

Primeiro, instale e ative o plugin FluentSMTP. Se você não tiver certeza de como, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

Em seguida, clique em Configuração » FluentSMTP no painel do WordPress para definir as configurações do plugin.

Você precisará começar clicando na opção “SendGrid” e inserindo o nome e o endereço de e-mail comercial que você deseja que seja o remetente. Certifique-se de usar aqui o mesmo endereço de e-mail que usará para o serviço de SMTP.

Você pode escolher forçar os e-mails a usar este nome e endereço de e-mail como remetente (configuração opcional), mesmo se outros plugins (como Fluent Forms ) tiverem configurações diferentes. FluentSMTP substituirá as configurações dos outros plugins.

Depois disso, você precisa escolher um serviço de envio SMTP para o seu site.

Por causa deste tutorial, vamos configurar o SMTP usando SendGrid. Se você preferir usar o Gmail ou o Office365, também temos instruções sobre eles posteriormente neste artigo.

Para terminar de configurar o FluentSMTP, você precisará criar uma conta no SendGrid. Avançaremos para o próximo passo e, em seguida, voltaremos para finalizar a configuração no FluentSMTP.

Envio de e-mails no WordPress usando SendGrid

SendGrid é um provedor de serviços de e-mail popular. Eles permitem que você envie um grande número de e-mails com alta capacidade de entrega.

Você pode usar SendGrid para enviar até 100 e-mails por dia gratuitamente, o que é mais do que suficiente para a maioria dos pequenos sites.

Podem ser e-mails de seu formulário de contato, detalhes de conta de usuário, e-mails de recuperação de senha ou quaisquer outros e-mails enviados por meio de seu site WordPress.

Primeiro, você precisa ir ao site SendGrid para criar uma conta. Clique no botão “Start for free” para criar sua conta.

Depois de criar uma conta, você terá que completar o seu perfil durante o estágio de configuração, e depois você verá o painel SendGrid.

Há mais uma etapa em seu site antes de continuar a configuração com SendGrid.

Autenticação de Domínio no SendGrid

Primeiro, você precisa configurar o seu domínio.

Para configurar o domínio, no painel de controle do SendGrid, acesse a opção Settings » Sender Authentication

Na tela “Sender Authentication”, clique no botão “Get Started” na seção “Domain Authentication”:

Na próxima tela você terá que escolher o serviço que você utiliza como painel para gerenciar as configurações de DNS do seu domínio, se o serviço ou hospedagem que você utiliza não estiver na lista escolha a opção “Other Host (Not Listed)”  e clique no botão “Next”:

Na próxima tela você deverá digitar o domínio do seu site no campo “Domain You Send From”:

Após inserir o domínio do seu site, clique no botão “Next”.

na próxima etapa, é apresentado os registros de DNS para você inserir nas configurações do seu domínio:

Adicionar os registros de DNS no seu domínio

Por causa deste tutorial, vamos demonstrar como inserir estes registros de DNS em nossa conta de hospedagem de exemplo no SiteGround.

Depois de fazer login no cpanel da sua hospedagem em outra guia do navegador (Exemplo: www.seusite.com.br/cpanel), na seção “Domains” clique no icone “Zone Editor” .

OBS: O endereço do painel de controle da hospedagem é diferente em hospedagens que não utilizam o Cpanel, o endereço no painel de controle da sua hospedagem é fornecido para você no momento da contratação do serviço, caso você não saiba o endereço do painel de controle da sua hospedagem, entre em contato com o suporte.

Na próxima etapa clique no botão “Manage” do seu domínio.

Na próxima etapa, você precisará adicionar 3 dos registros CNAME fornecidos pelo SendGrid aqui.

Primeiro, clique em CNAME na opção “Filter”. Vai parecer algo assim:

Você precisará adicionar os 3 registros CNAME fornecidos pelo SendGrid, clicando no botão “+ Add Record”.

Você deve copiar os registros de DNS fornecidos pelo SendGrid (ver tabela acima), os valores da coluna “HOST” devem se inseridos na coluna “Name” do gerenciador de DNS do seu Cpanel e os valores da coluna VALUE devem ser inseridos na coluna “Record”. No campo “Type” não esqueça de selecionar o opção “CNAME”:

Cada registro deve ser inserido individualmente para termos o resultado abaixo:

Depois que você inserir os registros CNAME no painel da sua hospedagem, volte a guia do navegador em que o painel de controle do SendGrid esta aberto de valide as configurações marcando a opção “I've added these records.” e em seguida clicando sobre o botão “Verify”.

O SendGrid irá verificar a sua tabela de DNS e se as configurações foram feitas corretamente. Então você verá esta mensagem:

Parabéns! A configuração foi realizada com sucesso! (dependendo da hospedagem, poderá demorar 24 horas para as configurações se propagarem).

Agora vamos ao próximo passo.

Criando Chave API no SendGrid

O próximo passo para configurarmos um serviço de SMTP no WordPress é gerarmos a chave API no SendGrid, no painel de controle do SendGrid, acesse a opção Settings » API Keys:

Na próxima tela clique no botão “Create API Key”:

Na próxima tela você deve escolher um nome para a sua chave API, selecionar a opção “Full Access” e clicar no botão “Create & View”:

Na próxima tela, você vera a sua chave API gerada:

Copie e guarde esta chave API, precisaremos dela para configurar o SendGrid no WordPress através do plugin FluentSMTP.

Concluindo a configuração do FluentSMTP para usar SendGrid

Volte para as configurações de SMTP do Fluent SMTP no painel do WordPress. Acesse Configurações » Fluent SMTP. Clique no botão SendGrid:

Você já deve inserir o e-mail do remetente e o nome do remetente.

Role a página para baixo. Até a seção SendGrid API Settings:

Você deve colar a API gerada no Painel de Controle do SendGrid no campo API Key. A seguir clique no botão “Save Connection Settings”.

Parabéns. Agora você configurou tudo. A etapa final é enviar um e-mail de teste para verificar se tudo está funcionando.

Vá para a guia “Email Test” do Fluent SMTP e digite um endereço de e-mail para enviar um e-mail. O padrão será o e-mail do administrador do site. Clique no botão “Send Test Email”.

Você deverá receber a mensagem “Fluent SMTP: Test Email – HTML Version” no seu e-mail. Verifique sua caixa de entrada para ver se chegou. Será parecido com este:

Maneiras alternativas de corrigir problema de envio de e-mail do WordPress

Como você pode ver na lista de opções do mailer do plugin Fluent SMTP, você não precisa usar só o SendGrid. Embora seja nossa principal recomendação gratuita, existem outras opções que você pode usar, incluindo Office 365, Gmail / G Suite , Amazon SES, etc.

Uso do Gmail ou G Suite com Fluent SMTP para enviar e-mails do WordPress

Se você tiver uma conta do Gmail ou do G Suite, poderá usá-la para enviar seus e-mails. Você não precisará inserir seus detalhes de login de e-mail no WordPress quando estiver usando o plugin Fluent SMTP.

Para usar o Gmail ou o G Suite, configure o Fluent SMTP conforme mostrado acima e clique na opção “Google”.

Depois disso, você será solicitado a inserir um “Application Client ID” e um “Application Client Secret”. Para obter esses detalhes, você precisará criar um aplicativo da web em sua conta do Google. Não se preocupe se isso parecer um pouco assustador. Você pode encontrar instruções completas neste artigo sobre como usar o Gmail para enviar seus e-mails do WordPress.

Observação: você pode usar esse processo com uma conta normal do Gmail, mas a capacidade de entrega do seu e-mail será muito melhor se você estiver usando o G Suite.

Usando o Office 365 / Outlook com Fluent SMTP para enviar e-mails do WordPress

Se você usa o Microsoft Office 365 ou Outlook para sua conta de e-mail normal, também pode usar isso para enviar e-mails por meio do WordPress.

Você precisará configurar o Fluent SMTP conforme descrito acima e, em seguida, clicar na opção “Microsoft”. Depois disso, você será solicitado a inserir um “Application Client ID” e um “Application Client Secret”.

Para obter mais detalhes, consulte o guia detalhado sobre como configurar o Outlook com Fluent SMTP.

Usando Amazon SES com Fluent SMTP para enviar e-mails do WordPress

A plataforma Amazon AWS tem um Simple Email Service (SES) que você pode usar para corrigir o problema de e-mail do WordPress.

A melhor parte da Amazon é que ela permite que você envie até 62.000 e-mails todos os meses gratuitamente. A desvantagem é que a configuração é um pouco mais desafiadora para iniciantes, por isso não a recomendamos como nossa opção preferida.

Mas, como você pode imaginar, muitos profissionais e especialistas usam o Amazon SES para seu serviço SMTP de e-mail WordPress, então não poderíamos escrever um artigo sem mencioná-lo.

Se você estiver interessado em configurar o Amazon SES com WordPress, consulte as instruções completas sobre como configurar o Amazon SES com WordPress .

Seja qual for o serviço que você decidir usar, lembre-se sempre de usar a guia “Email Test” para garantir que os e-mails sejam enviados com sucesso.

Você deve verificar também sua caixa de entrada e confirmar se recebeu o e-mail de teste.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como consertar o problema de envio de e-mail no WordPress.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.