9 mitos comuns sobre WordPress desmascarados

Apesar do WordPress ser o construtor de sites mais popular do mundo, há muita desinformação sobre o WordPress na internet. Alguns desses mitos e equívocos comuns do WordPress acabam confundindo os usuários e levando-os a escolher a plataforma errada. Neste artigo, vamos desmascarar os principais mitos sobre WordPress com explicações detalhadas, para que você possa escolher a melhor plataforma de site para suas necessidades (seja WordPress ou não).

Nota: Quando dizemos WordPress, estamos falando de WordPress.org auto-hospedado, não confundir com WordPress.com. São duas plataformas diferentes, veja nosso guia sobre a diferença entre WordPress.org vs WordPress.com.

Mito 1: WordPress é apenas uma ferramenta de blog

Um dos mitos mais persistentes do WordPress é confundir o WordPress como apenas um software de blog.

Não é.

O WordPress é um poderoso construtor de sites que pode ser usado para criar qualquer tipo de site imaginável. Ele alimenta mais de 41% de todos os sites na internet, e um grande número desses sites não são apenas blogs.

O WordPress é usado para sites corporativos, construção de uma loja online / site de comércio eletrônico, revistas online e muito mais. É usado por governos, universidades e muitas empresas da Fortune 500 .

O popular plugin de comércio eletrônico do WordPress , WooCommerce, é na verdade a maior plataforma de comércio eletrônico do mundo (maior que Shopify , Magento e outros).

Conheça diferentes tipos de projetos de sites na área de cases de sucesso do projeto WordPress: https://wordpress.org/showcase/

Mito 2: O WordPress não é seguro

Outro mito comum que ouvimos com frequência é que o WordPress é menos seguro do que algum outros softwares proprietários.

O WordPress é muito seguro, e essa é uma das razões de sua popularidade. O WordPress é um software de código aberto, o que significa que seu código-fonte está disponível online para qualquer pessoa estudar e encontrar brechas de segurança.

O WordPress é extremamente flexível e sua segurança pode ser reforçada com algumas etapas extras.

Ataques de malware e força bruta são comuns na web e não se limitam apenas ao WordPress. É por isso que existem serviços de segurança especializados, como o Sucuri , que fornecem serviço de monitoramento e firewall de sites para proteger contra ameaças comuns da web.

Você pode tornar seu site WordPress ainda mais seguro seguindo etapas simples, como usar senhas fortes e seguindo algumas práticas recomendadas de segurança.

Preparamos um guia de segurança passo a passo para WordPress que o ajudará a proteger seu site como um profissional.

Mito 3: WordPress não suporta comércio eletrônico

Outro mito predominante do WordPress é que ele não suporta comércio eletrônico. Por padrão, o WordPress não vem com um recurso de carrinho de compras.

No entanto, existem muitos plugins do WordPress que adicionam funcionalidade de comércio eletrônico ao WordPress. O mais popular deles é o WooCommerce, que alimenta mais de 42% dos sites de comércio eletrônico no mundo.

Se você deseja vender produtos físicos ou downloads digitais, poderá fazer isso com bastante facilidade com um dos plugins de comércio eletrônico do WordPress.

Mito 4: O futuro do WordPress é incerto

O WordPress é um software gratuito e de código aberto. Muitas pessoas que não sabem como o software de código aberto funciona, acreditam no mito de que o futuro do WordPress não é claro e pode desaparecer de repente.

O WordPress não é desenvolvido por uma única pessoa, mas por uma comunidade de desenvolvedores apaixonados e profissionais. É uma marca registrada protegida de propriedade de uma organização sem fins lucrativos chamada WordPress Foundation, que protege o nome da marca WordPress e promove o software de código aberto.

Existem milhares de pequenas e grandes empresas WordPress que vendem produtos e serviços baseados no WordPress. Muitas dessas empresas participam ativamente da comunidade WordPress.

A comunidade WordPress não é apenas uma empresa, pessoa ou um pequeno grupo que desapareceria de repente. É composto por centenas e milhares de pessoas de todo o mundo. Embora o WordPress em si seja gratuito, esse ecossistema sozinho gera milhões de dólares em receita anual para as empresas envolvidas.

Em suma, o WordPress não vai a lugar nenhum e seu futuro é brilhante.

Mito 5: Há suporte muito limitado disponível para WordPress

Outra preocupação comum expressa por alguns usuários de nível iniciante é que, como eles não estão pagando a ninguém para usar o WordPress, não há ninguém para ajudá-los quando precisam de suporte.

Há uma tonelada de suporte gratuito ao WordPress disponível em toda a Internet. WordPress.org o site oficial tem um fórum de suporte muito ativo onde você pode tirar suas dúvidas gratuitamente e obter ajuda de outros usuários do WordPress.

O próprio Império WP é um site de recursos on-line gratuito com vários tutoriais e guias do WordPress.

Aqui estão alguns dos recursos úteis que você encontrará na internet para ter suporte para WordPress (todos são totalmente gratuitos).

ImpérioWP Blog – O local central para todos os nossos tutoriais e guias para WordPress.

Vídeos Sobre WordPress – Novos usuários do WordPress podem começar com esses vídeos para dominar o WordPress.

Império Blueprint – Confira plugins, ferramentas e serviços que usamos em projetos de sites WordPress.

Fórum de Suporte – Você pode fazer perguntas e ter suporte de outros usuários no fórum de suporte oficial do WordPress.

Existem muitos grupos de suporte gratuitos nas redes sociais como FaceBook e Telegram.

No entanto, se você se sentir mais confortável pagando alguém, existem muitos desenvolvedores, agências e empresas do WordPress que também oferecem suporte pago. Se a sua empresa precisar de suporte profissional para a plataforma existem empresas especializadas em suporte e manutenção de sites WordPress.

Mito 6: O WordPress é gratuito, então deve ser de baixa qualidade

Outro mito comum do WordPress é que, como o WordPress é gratuito, ele deve ser de baixa qualidade. Os iniciantes nos perguntam por que os desenvolvedores fariam seu melhor trabalho por um software livre?

O WordPress não é desenvolvido por apenas uma pessoa ou uma pequena equipe. É desenvolvido por milhares de desenvolvedores e é usado por milhões de sites. O código é de código aberto para qualquer pessoa ler e examinar a qualidade.

Ele segue e adere às melhores práticas de programação. O código por trás do WordPress é sólido, amigável ao desenvolvedor, aberto e gratuito. É também um sistema de publicação de última geração com uma interface muito fácil de usar. É por isso que o WordPress é imensamente popular e muito à frente de qualquer outro software CMS do mundo.

O WordPress é usado por algumas das maiores marcas, incluindo, entre outras, CNN, Microsoft, Adobe, The New York Times e muitas outras.

Mito 7: Todos os sites do WordPress são semelhantes

Um mito comum do WordPress entre os iniciantes é que todos os sites do WordPress são parecidos. O WordPress usa temas que controlam a aparência visual de qualquer site com WordPress, e existem milhares de temas WordPress disponíveis. Muitos deles são gratuitos, mas você também tem uma grande coleção de temas premium para WordPress.

Existem lojas de temas WordPress premium como Avada, ElegantThemes , CSSIgniter , Themify e muitas outras que vendem temas WordPress lindamente projetados para todos os tipos de sites. Esses temas vêm com opções de personalização próprias, para que você possa alterar cores, layout, adicionar seu próprio logotipo e fazer o que quiser com seu tema.

Por último, mas não menos importante, existem poderosos plugins de construtor de páginas para WordPress que permitem que você use uma interface simples de arrastar e soltar para criar seus próprios layouts sem nenhuma habilidade de programação.

Para resumir tudo, seu site WordPress ficará exatamente como você deseja!

Mito 8: WordPress é para iniciantes

Outro mito comum que ouvimos com frequência de usuários que não sabem muito sobre o WordPress é que ele é mais adequado para usuários de nível iniciante que não conhecem CSS, HTML ou programação.

Isso não é inteiramente verdade. Embora o WordPress seja extremamente fácil de usar para iniciantes, ele também é usado por corporações, empresas e desenvolvedores. O WordPress é igualmente popular entre iniciantes e usuários de nível avançado.

Para iniciantes, a parte boa é que eles podem criar seus sites sem aprender nenhuma habilidade de programação ou web design. Para desenvolvedores, o WordPress oferece grande flexibilidade para estender o software com código personalizado usando plugins e temas.

Mito 9: O WordPress não é adequado para sites grandes (de alto tráfego)

Esse mito é promovido por desenvolvedores de outras plataformas que não reconhecem que o WordPress alimenta alguns dos sites mais populares da Internet. Isso inclui sites de alto tráfego como Techcrunch, The New Yorker, Variety.

Como o WordPress é uma plataforma auto-hospedada, você é responsável por gerenciar seu desempenho e dimensionar seus recursos de servidor à medida que seu site cresce.

Se você não quiser lidar com o lado técnico, poderá usar um provedor de hospedagem gerenciado do WordPress , como o Nexcess, que cuida do lado técnico para você, ele tem suporte a escalonamento automático para surtos de tráfego (Auto Scaling).

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a desmascarar os mitos comuns do WordPress e entender melhor o verdadeiro poder do WordPress.

Para usuários do Império WP, o Bluehost oferece 1 domínio gratuito, um certificado SSL gratuito e um GRANDE desconto em hospedagem. Além de Migração gratuita do WordPress, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.