Você está procurando as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para SEO?

A pesquisa de palavras-chave é vital para aumentar o tráfego para seu site. Ajuda você a escrever o conteúdo perfeito para aumentar seu tráfego de pesquisa orgânica.

O desafio é que encontrar a ferramenta de pesquisa de palavras-chave certa pode ser complicado, especialmente se você for novo em SEO (Search Engine Optimization).

Neste artigo, compartilharemos as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave que os especialistas usam para aumentar o tráfego de seu site.

melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para SEO

O que é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave?

Uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave ajuda você a encontrar ideias de assuntos que as pessoas estão procurando em mecanismos de pesquisa como Google, Bing, Amazon, etc.

Isso ajuda você a encontrar ideias de conteúdo que seus clientes estão procurando. Você pode então planejar sua estratégia de conteúdo para cobrir esses assuntos em seus posts de blog e landing pages.

As ferramentas de pesquisa de palavras-chave também ajudam a ver as palavras-chave comuns e as palavras-chave de cauda longa, onde seus concorrentes estão no topo. Você pode então melhorar seu conteúdo para direcionar essas palavras-chave e roubar seu tráfego.

Dito isso, vamos dar uma olhada nas melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para SEO que você pode usar.

1. SEMrush

SEMrush é um conjunto completo de ferramentas de SEO para realizar pesquisas de palavras-chave e melhorar seus rankings de SEO.

Usando a ferramenta Visão geral de palavras – chave , você pode digitar uma palavra-chave e obter uma imagem completa de tudo o que você precisa saber. Isso inclui quantas pessoas pesquisam a palavra-chave (volume de pesquisa mensal), se ela está crescendo em popularidade ou se tornando menos popular (a tendência) e muito mais.

Depois de rolar para baixo, você também pode ver uma lista útil de outras palavras-chave semelhantes que pode querer usar, junto com uma lista de resultados de pesquisa orgânica, para que possa descobrir onde seus concorrentes estão classificados para a palavra-chave. Você também pode verificar os anúncios do Google que usam essa palavra-chave em publicidade PPC (anúncios pay-per-click).

Você também pode digitar o site de qualquer concorrente na Visão geral do domínio para ver seus termos de pesquisa orgânica, dados de palavras-chave e outras métricas de tráfego orgânico.

Se você clicar na guia Pesquisa orgânica, poderá ver palavras-chave relevantes, as posições de classificação do mecanismo de pesquisa do seu concorrente (serps), o valor do tráfego (cpc) e muito mais.

Todos os principais profissionais de SEO do mundo classificam o SEMRush como a ferramenta de pesquisa de palavras-chave nº 1. Seu conjunto completo de ferramentas pode ajudá-lo com marketing de conteúdo, marketing digital, mídia social e muito mais.

2. AnswerThePublic

AnswerThePublic funciona um pouco diferente da maioria das outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Eles apresentam as palavras-chave em um formato visual agradável, embora você também possa vê-las em uma lista ou baixar um arquivo .csv de resultados.

Se você está apenas começando com SEO e pesquisa de palavras-chave, esta é uma ótima ferramenta para experimentar, porque você nem precisa criar uma conta para usá-la. Basta digitar sua palavra-chave e dar uma olhada no que aparece.

Os resultados de palavras-chave de AnswerThePublic são baseados nos recursos de sugestão / preenchimento automático do Google e Bing. Você pode clicar em qualquer uma dessas palavras-chave para pesquisá-la no Google e ela será aberta em uma nova guia.

Isso mostrará qual conteúdo é classificado para esses termos e se há um snippet em destaque nele.

A versão gratuita do AnswerThePublic é um ótimo recurso para blogueiros. No entanto, se você realizar pesquisas por palavras-chave regularmente, precisará do plano pro.

3. Ubersuggest

Ubersuggest é uma ferramenta gratuita do Neil Patel que oferece dados de volume de pesquisa, sugestões de palavras-chave, uma ideia de quão difícil será a classificação de sua palavra-chave (dificuldade de palavra-chave) e muito mais.

Além de ver muitas sugestões de palavras-chave relacionadas, você pode ver uma tabela dos 100 principais resultados do Google para essa palavra-chave, com visitas estimadas, número de backlinks, pontuação de domínio e número total de compartilhamentos sociais.

Em ideias de conteúdo, ele também mostra o conteúdo relacionado à sua palavra-chave, listando visitas mensais estimadas, backlinks e número de compartilhamentos no Facebook e Pinterest.

Se você entrar no Ubersuggest com sua conta do Google, poderá obter mais sugestões de palavras-chave, rastreamento diário de classificação e sugestões personalizadas de SEO. O UberSuggest também vem com uma extensão do Chrome que pode ajudá-lo a melhorar seu fluxo de trabalho.

4. Ahrefs

Ahrefs é outra ferramenta popular de pesquisa de palavras-chave que oferece recursos semelhantes ao SEMrush. Usando o explorador de palavras-chave Ahrefs, você pode ter ideias de palavras-chave simplesmente digitando uma palavra-chave na caixa de pesquisa. Você verá uma lista completa de sugestões de palavras-chave.

Você também pode usar o Ahrefs para ver as palavras-chave pelas quais seus concorrentes estão classificados (mas você não está), para que possa criar novos conteúdos direcionados a palavras-chave relacionadas a esses assuntos.

Outra boa funcionalidade de inteligência competitiva que o Ahrefs oferece é a capacidade de ver novas palavras-chave e movimentos de palavras-chave em consultas de pesquisa.

Tanto o SEMrush quanto o Ahrefs oferecem várias outras ferramentas úteis, como relatórios que localizam links quebrados em seu site, palavras-chave ppc para adwords e muito mais.

5. Planejador de palavras-chave do Google

O planejador de palavras-chave do Google foi realmente projetado para ser usado por anunciantes que desejam exibir seus anúncios no Google. No entanto, ainda é uma ferramenta útil para SEO e, ao contrário de outras ferramentas pagas, é de uso gratuito.

Para acessá-lo, você precisa de uma conta do Google Ads. Se ainda não tiver uma, você precisará criar uma e inserir seus detalhes de pagamento, mas não precisa executar uma campanha ativa ou pagar por nada.

Depois de obter acesso ao Planejador de palavras-chave por meio de sua conta do Google Ads, você pode digitar qualquer palavra-chave e visualizar os dados (aproximadamente) de quantas pesquisas mensais ele tem. Você também verá uma longa lista de ideias de palavras-chave relacionadas, que pode percorrer ou baixar.

6. Long Tail Pro

Como a maioria das ferramentas de palavras-chave premium, Long Tail Pro mostra uma visão geral dos dados sobre sua palavra-chave, com um foco particular em como você se classifica em relação aos seus concorrentes na primeira página do Google.

Você pode usá-lo para dar uma olhada nos principais resultados nos mecanismos de pesquisa para sua palavra-chave, para que possa descobrir onde está classificado em relação à concorrência.

Você também pode inserir palavras-chave específicas que deseja acompanhar, para que possa ver como o seu conteúdo está classificado para essas palavras-chave e como muda ao longo do tempo.

7. Serpstat

Serpstat é outra excelente ferramenta de pesquisa de palavras-chave.

Com o Serpstat, você pode visualizar facilmente os principais resultados do Google para sua palavra-chave. Esses resultados incluem o site que aparece no snippet em destaque (se houver) como o primeiro resultado.

Você também pode ver muitos detalhes sobre seus concorrentes para essa palavra-chave, com uma indicação de quão visíveis eles são (quanto maior o número aqui, mais visitantes eles provavelmente receberão).

8. SpyFu

O SpyFu foi projetado para permitir que você aprenda com seus concorrentes, pesquisando suas palavras-chave mais lucrativas (e seus anúncios também).

Você pode experimentá-lo gratuitamente, mesmo sem fazer login. Basta digitar a URL do site que deseja verificar na barra de pesquisa e verá os resultados imediatamente. Se você quiser dar uma olhada em mais de um site, precisará criar uma conta gratuita e fazer login.

O SpyFu coleta dados anteriores, para que você possa ver como o seu próprio site ou o site do seu concorrente caiu ou subiu na classificação para palavras-chave específicas. Você também pode comparar seu site com outros sites de seu setor. Aqui está uma olhada no site da Moz em comparação com alguns outros sites sobre assuntos semelhantes.

Qual é a melhor ferramenta de pesquisa de palavras-chave? (Escolha do especialista)

Depois de experimentar todas as ferramentas populares de pesquisa de palavras-chave, acreditamos que SEMRush é a melhor ferramenta de pesquisa de palavras-chave e o kit de ferramentas de SEO nº 1 do mercado.

Long Tail Pro é a melhor ferramenta para palavras-chave de cauda longa.

Se você está procurando uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave, experimente o AnswerThePublic ou o Planejador de Palavras-Chave do Google.

Quer você seja um blogueiro ou um empresário, para que a estratégia de pesquisa de palavras-chave funcione, você deve configurar o Google Analytics e conectar o Google Search Console ao seu site.

Essas ferramentas ajudam a ver o desempenho de seu site para palavras-chave específicas, além de mostrar a CTR (taxa de cliques) média de sua listagem. Você pode ajustar seu título para aumentar a CTR e melhorar ainda mais a classificação de suas palavras-chave.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a encontrar as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para SEO. Você também pode consultar nosso guia sobre como fazer pesquisas de palavras-chave para obter dicas sobre a melhor forma de realizar sua pesquisa e colocar os resultados em prática.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.