Frequentemente, usuários iniciantes nos perguntam o que são plugins WordPress e como eles funcionam? Os plugins são uma parte importante do ecossistema WordPress e são essenciais para a construção de ótimos sites usando o WordPress. Neste guia para iniciantes, explicaremos o que são plugins do WordPress e como eles funcionam.

O que são os plugins do WordPress?

Os plugins do WordPress são aplicativos que permitem adicionar novos recursos e funcionalidades ao seu site do WordPress. Exatamente da mesma forma que os aplicativos fazem com o seu smartphone.

Existem mais de 48.000 plugins gratuitos disponíveis agora no diretório de plugins do WordPress.org. Outros milhares estão disponíveis em sites de terceiros, como o Github.

Além disso, existem também milhares de plugins premium do WordPress que são vendidos por desenvolvedores individuais e empresas.

Em 2003, o WordPress começou como uma ferramenta simples para ajudá-lo a começar um blog. Com o passar dos anos, ele evoluiu para um poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo e estrutura de aplicativo, graças principalmente aos plugins.

O que os plugins do WordPress podem fazer?

Os plugins do WordPress são pequenos aplicativos de software que se integram e rodam no software WordPress. Isso permite que você crie quase qualquer tipo de site com WordPress (não apenas blogs).

Por exemplo, com o WordPress você pode:

  • Comece uma loja online com WordPress usando o plugin WooCommerce
  • Crie um site agência de empregos com o WordPress usando o plugin Job Manager
  • Criar um diretório de negócios com os melhores plugins de diretório para WordPress
  • Criar um site de cupons como RetainMeNot
  • Criar seu site de fotografia usando o Plugin da Envira Gallery
  • Crie um site Wiki usando o plugin da base de conhecimento
  • Comece seu próprio site de podcast usando WordPress
  • E muito mais…

Existe um ditado popular na comunidade WordPress, “Existe um plugin para isso”.

Não importa o que você esteja tentando fazer no seu site WordPress, é possível. Se o recurso não estiver disponível no WordPress padrão, certamente há um plugin disponível para isso.

Existem plugins do WordPress para melhorar o SEO, melhorar o desempenho , adicionar formulários de contato, botões de mídia social, criar galerias de fotos e vídeos e muito mais.

Os plugins podem ser pequenos e oferecer apenas um pequeno recurso (como adicionar uma imagem à barra lateral ).

Ou eles também podem ser bem grandes e funcionar como uma plataforma (exemplo: plugins de comércio eletrônico do WordPress ou plugins de gestão de assinaturas do WordPress).

Plugins mais ricos em recursos podem ter seus próprios plugins adicionais para estendê-los da mesma forma que você estenderia o WordPress.

Como funcionam os plugins do WordPress?

O WordPress é escrito de forma que outros desenvolvedores possam adicionar seu próprio código a ele. A API de plugin do WordPress oferece um conjunto robusto de filtros que permitem aos desenvolvedores modificar a funcionalidade existente do WordPress ou adicionar uma nova funcionalidade.

O WordPress também permite que os desenvolvedores armazenem dados no banco de dados do WordPress . Os plugins podem utilizar tipos de conteúdo, taxonomias e campos personalizados do WordPress que permitem aos usuários armazenar diferentes tipos de conteúdo, não apenas posts e páginas.

Cada plugin WordPress instalado em seu site é registrado em seu banco de dados WordPress. Você pode ativá-los e desativá-los a qualquer momento que desejar.

A cada visita, o WordPress se conecta ao banco de dados, carrega o software principal e, em seguida, carrega seus plugins ativos. Todo esse código é processado em seu servidor e enviado ao navegador do usuário.

Como encontrar plugins WordPress e instalá-los?

Você pode encontrar plugins gratuitos do WordPress visitando o diretório de plugins do WordPress.org ou também pode encontrá-los diretamente na área de administração do WordPress .

Basta acessar a página Plugins »Adicionar Novo e pesquisar digitando o nome do plugin ou a funcionalidade que deseja adicionar.

O WordPress pesquisará o diretório de plugins e exibirá os plugins disponíveis em uma lista. Você precisa revisar os resultados e clicar no botão instalar agora ao lado do plugin que você deseja instalar.

No entanto, os resultados da pesquisa dentro da área de administração do WordPress nem sempre são úteis porque são limitados apenas a plugins gratuitos. A maioria dos iniciantes tem dificuldade em decidir qual plugin é o melhor para o trabalho.

Outra abordagem é procurar recomendações de plugins e tutoriais em sites como ImperioWP.com.br. Temos uma seção de plugins do WordPress onde você pode encontrar os melhores plugins do WordPress que testamos e revisamos exaustivamente.

Você também pode encontrar plugins WordPress na escolha de nosso editor dos melhores plugins WordPress para sites de negócios ou verificar os plugins que estamos usando em nosso site no WordPress Blueprint.

Mais perguntas frequentes sobre os plugins do WordPress

Não consigo ver ou instalar plugins no meu blog WordPress?

Muito provavelmente você está usando o WordPress.com. Você só pode instalar plugins do WordPress em sites WordPress.org auto-hospedados. Consulte nosso guia sobre a diferença entre o WordPress.org auto-hospedado e o blog WordPress.com gratuito.

Quantos plugins posso instalar no WordPress?

Um equívoco comum entre os usuários é que muitos plugins podem tornar seu site mais lento. Os bons plugins, independente da quantidade, NUNCA irão deixar seu site lento. São sempre plugins mal codificados que degradam o desempenho. Para obter detalhes, consulte nosso guia sobre Quantos plugins você deve instalar no WordPress?

Devo instalar plugins não testados com minha versão do WordPress?

Às vezes, os autores de plugins gratuitos não atualizam seus arquivos de plugins em cada nova versão do WordPress. Simplesmente porque se funcionar, eles não sentem a necessidade de atualizá-lo.

Como escolher entre plugins gratuitos e pagos?

Existem milhares de plugins gratuitos e há uma boa chance de você encontrar um plugin gratuito que oferece a mesma funcionalidade de um plugin pago. Se funcionar bem para você, use-o.

Lembre-se de que os plugins gratuitos são oferecidos como estão, sem garantias e sem promessa de suporte. O autor do plugin pode parar de trabalhar em um plugin a qualquer momento que desejar.

Se você acha que precisará de muito suporte e deseja atualizações regulares, os plugins pagos fazem um trabalho muito melhor nisso.

Usamos uma combinação de plugins gratuitos e pagos em todos os nossos sites.

Como obtenho suporte para plugins gratuitos do WordPress?

Plugins gratuitos do WordPress são oferecidos sem a promessa de suporte. No entanto, a maioria dos plugins bons oferece suporte gratuito limitado por meio dos fóruns de suporte oficiais do WordPress. Basta visitar a página do plugin e clicar na guia de suporte para postar sua dúvida.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o que são os plugins do WordPress e como eles funcionam. Você também pode querer ver nosso guia para iniciantes sobre como escolher o melhor plugin para WordPress.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.