gerenciar senhas de maneira fácil e segura (conformidade LGPD / GDPR)

Você já se sentiu sobrecarregado com a quantidade de nomes de usuário e senhas diferentes que você precisa se lembrar? Plataformas para o gerenciamento de senhas pode ser a solução.

O gerenciamento de logins e senhas se tornou imperioso, principalmente diante da necessidade de nos mantermos em conformidade com as legislações de proteção de dados como LGPD / GDPL. Está necessidade se torna mais critica se você for um profissional freelance ou uma agência que tem que administrar contas de vários clientes.

Prevenir é melhor do que remediar, não podemos correr o risco de ter um incidente de segurança envolvendo vazamento de informações dos clientes.

Neste artigo, mostraremos como gerenciar senhas de maneira fácil e segura como um profissional com as melhores ferramentas de gerenciamento de senhas.

Por que você precisa usar um gerenciador de senhas?

A maioria das pessoas tem usado algumas senhas muito fáceis de lembrar por anos sem nenhum problema. Isso NÃO é seguro.

Conforme comprovado por uma série de hacks recentes em sites importantes, se um usuário mal-intencionado obtiver acesso a todas essas informações, ele poderá causar sérios danos.

Esta não é apenas uma história de terror que contamos aos usuários para assustá-los. É verdade e acontece todos os dias a centenas de pessoas em todo o mundo.

É por isso que especialistas em segurança e outros profissionais recomendam aos usuários que usem senhas FORTES e ÚNICAS e tenham uma rígida política de gerenciamento de logins e senhas.

Agora você provavelmente está se perguntando como você se lembra de tudo isso quando há tantas senhas diferentes, como contas de e-mail, hospedagens WordPress, registradores de domínio, contas sociais, área de administração do WordPress, etc.

É aí que entra um aplicativo gerenciador de senhas.

Um gerenciador de senhas armazena todas as suas senhas e permite que você as gerencie usando uma senha mestra. Também ajuda a gerar uma senha forte ao criar novas contas e armazená-las na nuvem.

A melhor parte dos gerenciadores de senhas é que eles possuem uma funcionalidade de preenchimento automático. Dessa forma, você nunca terá que lembrar ou inserir nada em sites nos quais já possui uma conta.

Você pode usar o aplicativo gerenciador de senhas em todos os seus dispositivos e pode importar facilmente as senhas armazenadas no navegador.

Aqui está uma lista dos 3 melhores aplicativos de gerenciamento de senha do mercado.

1. LastPass

LastPass é o aplicativo de gerenciamento de senhas mais popular do mercado. Usamos o LastPass e nos sentimos muito confiantes em recomendá-lo aos nossos usuários. Sua versão gratuita tem todos os recursos de que você precisa para começar. Você pode atualizar para a versão premium por apenas US $ 3 por mês para acessar opções avançadas de vários fatores e recursos de compartilhamento.

LastPass está disponível em dispositivos Windows, Mac, Linux, iPad, iPhone, Android, Windows Phone e Blackberry. Isso significa que não importa o dispositivo que você usa, o LastPass estará lá, e você pode sincronizar facilmente todas as suas senhas.

LastPass usa uma senha mestra para gerenciar seu cofre de senhas, o que torna esta senha mestra a chave para todas as suas contas online.

O LastPass permite que você use a autenticação multifatorial com seu aplicativo autenticador LastPass, bem como outros serviços como Yubikey e mensagens SMS, onde você pode receber o código de verificação de segurança em seu telefone comercial. Isso significa que uma pessoa teria que saber sua senha e ter acesso a um código de segurança gerado aleatoriamente para entrar no seu cofre de senhas, assim você terá muito mais segurança.

Se por algum motivo você precisar compartilhar uma senha com alguém como seu assistente ou desenvolvedor da web, o LastPass permite que você faça isso com segurança. A outra parte precisará instalar a extensão LastPass em seu navegador para usar senhas compartilhadas.

A funcionalidade de compartilhamento de senha é excelente porque seu assistente nunca vê sua senha e, portanto, não pode alterá-la. Eles podem simplesmente fazer o login e executar as tarefas que você precisa que eles façam.

2. 1Password

1Password é outro gerenciador de senhas popular. É multiplataforma e também está disponível para dispositivos móveis. Não existe uma versão gratuita do 1Password, no entanto, ele está disponível para avaliação gratuita de 14 dias.

Embora 1Password funcione no Mac, iOS, Windows, Android, Linux e Chrome OS, ele ganhou popularidade entre os usuários da Apple porque a interface do usuário é muito intuitiva se você estiver acostumado com a IU da Apple.

Um recurso que está faltando no 1Password é a autenticação multifator ou biométrica. É um dos recursos mais solicitados e há uma boa chance de que esteja disponível em alguma versão futura.

Eles oferecem recursos de compartilhamento de senha com amigos, familiares e colegas de trabalho. Você pode até mesmo convidar pessoas para compartilhamento limitado. Em nossa experiência, os recursos de compartilhamento de senha não são tão fáceis quanto o LastPass.

Eles oferecem autenticação de dois fatores em planos familiares e autenticação multifator avançada em seus planos de negócios, que custa a partir de US $ 3,99 por mês por usuário.

Qual é o melhor aplicativo de gerenciamento de senha?

LastPass é sem dúvida o melhor aplicativo de gerenciamento de senhas do mercado. É fácil, seguro e econômico. Sua versão gratuita é muito poderosa, e a versão paga é muito acessível.

Usamos o LastPass para gerenciamento e compartilhamento de senhas em nosso negócio.

Se você administra um negócio online, então apreciará os robustos recursos de segurança do LastPass. Você pode bloqueá-lo para países, definir a autenticação em duas etapas, compartilhar com segurança a senha com as equipes e muito mais.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como gerenciar senhas com mais eficiência e segurança. Como um proprietário de site, as senhas são a defesa de segurança mais importante que você tem contra hackers, portanto, não deve haver comprometimento no uso de senhas únicas e fortes para cada conta.

Se você administra um site WordPress multiusuário, pode impor senhas fortes em seu site e até mesmo redefinir as senhas de todos os seus usuários. Você também pode limitar o número de tentativas de login que um usuário pode fazer.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.