Como encontrar e corrigir links quebrados no WordPress

Todos concordam que links quebrados são ruins para a experiência do usuário. Mas você sabia que links quebrados podem prejudicar significativamente seus rankings de SEO para WordPress no Google?

Sim, está provado que links quebrados internos em seu site impacta negativamente os rankings de SEO.

Neste artigo, mostraremos como encontrar e corrigir links quebrados no WordPress para que você possa melhorar a experiência do usuário e as classificações de SEO.

O que é um link quebrado?

Um link quebrado, também conhecido como link morto, é um link que não funciona mais.

Links quebrados podem acontecer por vários motivos, mas o motivo mais comum é quando uma página é excluída ou movida para um local diferente, o que faz com que o servidor mostre um erro 404 não encontrado.

Em sites WordPress, links quebrados geralmente ocorrem ao mover um site para um novo nome de domínio ou ao excluir uma post ou página sem o redirecionamento adequado.

Às vezes, links quebrados também podem acontecer devido a um erro de digitação e podem passar despercebidos por meses, senão anos.

É por isso que é extremamente importante monitorar regularmente links quebrados em seu site e corrigi-los, para que você possa evitar que prejudiquem suas classificações de SEO.

Neste guia, compartilharemos os cinco métodos principais para encontrar links quebrados no WordPress. Depois disso, mostraremos uma maneira fácil de consertar esses links quebrados.

Aqui está uma lista dos tópicos que abordaremos neste artigo:

  • Encontrar links quebrados usando SEMRush
  • Encontrar links quebrados usando Rank Math SEO
  • Encontrar links quebrados usando o Google Search Console
  • Encontrando Links Quebrados usando o Plugin Broken Link Checker
  • Como consertar links quebrados no WordPress

Preparar? Vamos começar.

Método 1. Encontrando links quebrados usando SEMRush

SEMRush é uma das melhores ferramentas de SEO do mercado. Ele permite que você monitore facilmente as classificações de SEO e a saúde geral do seu site.

Ele também inclui uma ferramenta de auditoria de site poderosa que rastreia seu site para encontrar erros comuns e preparar um relatório detalhado para você.

Primeiro, você precisa se inscrever para uma conta SEMRush.

É um serviço pago, mas eles oferecem uma conta gratuita limitada que permite o rastreamento de até 100 páginas em um domínio. Os limites dos planos pagos começam em 100.000 páginas por mês.

Depois de fazer o login, você precisa clicar no link “Auditoria do site” no menu à esquerda.

Isso o levará à página de Auditoria do Site. A partir daqui, digite o seu domínio no campo “Digite o seu Domínio” e clique no botão “Comece a Auditoria”.
Depois disso, você será solicitado a definir as configurações de auditoria do site. Você pode selecionar o número de páginas a rastrear e escolher uma fonte de rastreamento.

Clique no botão Iniciar Auditoria para continuar.

SEMRush agora começará a rastrear seu site para a auditoria do site. Isso pode levar alguns minutos, dependendo de quantas páginas você selecionou para o rastreamento.

Quando terminar, você pode clicar no seu domínio na seção Auditoria do site para visualizar o seu relatório.

Para ver os links quebrados em seu site, você precisará clicar no link “Quebradas” na visão geral do relatório.

Agora você pode clicar no botão Exportar no canto superior direito da tela para baixar seu relatório de rastreamento. Você precisará dele ao consertar links quebrados em seu site (mais sobre isso neste artigo).

Método 2. Encontrar links quebrados usando Rank Math SEO

Rank Math SEO é a melhor solução de SEO para WordPress. Ele rastreia automaticamente links quebrados ou erros 404 em seu site.

Usando o plugin Rank Math SEO, você pode configurar o Google Analytics sem editar o código. Ele também permite que você cuide do SEO não apenas do eu site, mas também de integra perfeitamente com o Woocommerce, rastreamento de autoria de site e muito mais.

Para começar, você precisa ativar o módulo Monitor 404 em Rank Math » Painel, ele Registra as URLs que visitantes e mecanismos de pesquisa que retornaram erros 404. Você também pode ativar os redirecionamentos para redirecionar o URL com erro para outras URLs.

Nota: Rank Math SEO é um plugin premium do WordPress, mas usaremos a versão gratuita para este tutorial. No entanto, você pode atualizar para sua versão Pro para recursos de rastreamento avançados, relatórios de painel, recursos de otimização de SEO avançados e muito mais.

Assim que o módulo Monitor 404 do Rank Math estiver ativo em seu site, o plugin começará a rastrear links quebrados e mostrará um relatório na seção Rank Math » Monitor 404.

Método 3. Encontrando links quebrados no WordPress usando o Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para ajudar os webmasters a gerenciar a visibilidade de seus sites nos resultados de pesquisa. Ele também notifica sobre erros, incluindo erros 404 causados ​​por um link corrompido.

Para obter mais detalhes, consulte nosso guia definitivo do Google Search Console com instruções de configuração passo a passo.

Depois de fazer login em sua conta do Google Search Console , clique no link “Cobertura” no menu à esquerda.

Você encontrará erros 404 nas guias Erros ou Excluídos. Clicar neles exibirá uma lista de erros ou problemas que o Google encontrou ao visitar seu site.

Clicar no erro 404 exibirá todos os links em seu site que estão retornando um erro 404.

Agora você pode clicar no botão de download para obter a lista de todos os erros 404 em seu site. Você precisará disso para consertar links quebrados em seu site.

Método 4. Encontrando links quebrados no WordPress usando o Broken Link Checker

Para este método, usaremos o plugin Broken Link Checker. No entanto, esse método não é recomendado porque consome muitos recursos e tornará seu site mais lento. Empresas de hospedagem WordPress gerenciadas como Nexcess já impedem que os usuários instalem este plugin em seus servidores.

O plugin verifica se há links quebrados em seu site, incluindo links internos e externos, resultando em um erro 404.

Primeiro, você precisará instalar e ativar o plugin Broken Link Checker. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

Após a ativação, o plugin começará a funcionar em segundo plano para encontrar links em seus posts, páginas e comentários. Agora você pode ir para a página Ferramentas » Links quebrados para ver o relatório completo.

Se você já administra seu blog WordPress há muito tempo, este relatório também incluirá links quebrados para sites de terceiros.

Você terá que classificar manualmente a lista para encontrar links quebrados em seu site.

Você precisará manter o Broken Link Checker ativo no seu site até corrigir os links corrompidos. Depois disso, você pode desativar o plugin, pois ele continuará verificando se há links quebrados, o que tornará seu servidor mais lento.

Como corrigir links quebrados no WordPress

Mostramos 4 métodos diferentes para encontrar links quebrados no WordPress. Agora vamos falar sobre como consertar links quebrados facilmente no WordPress.

A melhor maneira de consertar um link quebrado é redirecioná-lo para outra página. Por exemplo, se você moveu o conteúdo de um artigo para um endereço diferente, você precisará redirecioná-lo para o artigo mais recente.

Da mesma forma, se um artigo não existir mais, você deve direcionar os usuários a uma página semelhante que está intimamente relacionada ao conteúdo do artigo antigo.

Você pode fazer isso configurando redirecionamentos 301.

A maneira mais fácil de consertar links quebrados e configurar o redirecionamento é usando o plugin Rank Math SEO para WordPress. Ele oferece um gerenciador de redirecionamento poderoso que ajuda a rastrear páginas de erro 404 e criar redirecionamentos 301.

Nota: Estaremos usando a versão Rank Math SEO Pro porque inclui o addon gerenciador de redirecionamento e oferece vários tipos de redirecionamentos.

Primeiro, você precisará instalar e ativar o plugin Rank Math SEO Pro. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

Após a ativação, você precisa visitar a página Rank Math » Painel e clicar no botão para Ativar o módulo “Redirecionamentos”.

Após a ativação, você precisa visitar a página Rank Math » Monitor 404. Você vera uma lista de links quebrados em seu site na coluna ‘URL'. Ele também mostrará quantas pessoas visitaram o link na coluna ‘Acessos' e a data do último acesso. Ao passar o mouse sobre a URL você vera uma opção que permite que você faça o redirecionamento desta URL que esta provocando o erro 404 para outra URL da sua escolha:

Agora você pode clicar no link “Redirecionar” para qualquer link quebrado que deseja corrigir. Ao clicar no botão, você verá opções de redirecionamento para a sua URL de erro 404.

Basta inserir o URL de destino para o qual deseja redirecionar seus visitantes, selecionar 301 Movido permanentemente como o tipo de redirecionamento no menu suspenso e clicar no botão ‘Adicionar redirecionamento'.

Agora você pode testar isso visitando o link quebrado antigo e será redirecionado para a nova página.

Repita o processo para todos os links quebrados em seu site.

Você poderá ter acesso a todos os redirecionamentos existentes no seu site, acessando acessando a página Rank Math » Redirecionamentos.

Nesta seção do site você também poderá criar novos redirecionamentos. Clicando no botão “Configurações” desta página, você poderá configurar o comportamento do gerenciador de redirecionamento do Rank Math, poderá até ativar recursos avançados como a criação de redirecionamentos automáticos quando você mudar a URL de uma página ou post do WordPress:

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a aprender como encontrar e corrigir links quebrados no WordPress. Você também pode querer ver nossas dicas práticas sobre como otimizar suas imagens para internet e nossa escolha dos melhores plugins de área de membros para WordPress para criar um site de assinaturas.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.