Como verificar se os posts do seu blog WordPress estão classificando para as palavras-chave corretas

Você quer verificar se os seus posts do WordPress estão classificando as palavras-chave corretas? A maioria dos iniciantes verifica manualmente as classificações de seus artigos digitando palavras-chave no Google. Isso não dá uma ideia precisa de como seus artigos se posicionam para a palavra-chave alvo. Neste artigo, mostraremos como verificar facilmente se os posts do seu blog WordPress estão classificados para as palavras-chave corretas.

Por que verificar classificações de palavras-chave para seus posts WordPress?

Se você seguir nosso guia WordPress SEO completo, aprenderá como otimizar cada artigo em seu site para palavras-chave específicas. Isso ajuda você a obter mais tráfego para seu site.

A maioria dos iniciantes simplesmente pesquisam no Google para ver se seus posts estão aparecendo para essas palavras-chave. Mesmo assim, eles geralmente verificam apenas a primeira página ou, provavelmente, a segunda página, na melhor das hipóteses.

O problema é que às vezes o seu artigo pode estar classificado muito abaixo das duas primeiras páginas ou, pior, pode nem mesmo estar classificado para a palavra-chave que você deseja.

Se você confia na verificação manual de suas classificações de palavras-chave, está perdendo informações úteis que podem ser usadas para melhorar suas classificações de SEO e aumentar o seu tráfego.

Dito isso, vamos dar uma olhada em como verificar corretamente as classificações de palavras-chave em seus posts do WordPress.

1. SEMRush

SEMRush é uma das melhores ferramentas de SEO e pesquisa de palavras-chave do mercado. É um conjunto abrangente de SEO com todas as ferramentas úteis de que você precisa.

Ele vem com uma ferramenta de pesquisa orgânica poderosa que pode mostrar classificações de palavras-chave para qualquer nome de domínio. Você não precisa digitar as URLs dos artigos individualmente. Ele irá buscar resultados automaticamente para todas os URLs desse nome de domínio.

Basta inserir o nome de domínio que deseja pesquisar e SEMRush obterá uma tonelada de informações. Depois disso, clique na guia de pesquisa orgânica para ver a lista completa de todas as palavras-chave para as quais seu site está classificado.

Você pode classificar os resultados por posição, URL, tráfego e muito mais. Você também pode exportar os resultados para um arquivo CSV e pesquisar off-line usando seu programa de planilha favorito.

Você também pode rastrear palavras-chave específicas com SEMRush, e eles rastreiam essas palavras-chave em seu painel, para que você possa ver instantaneamente seu desempenho.

SEMRush pode fazer as mesmas coisas para qualquer nome de domínio, o que significa que você pode inserir o nome de domínio do seu concorrente e ver em quais palavras-chave ele está classificado. Você também poderá ver seu tráfego de pesquisa paga, palavras-chave pagas e outras informações úteis que você pode utilizar para superá-los.

2. Google Search Console

O Google Search Console (antigo Ferramentas para Webmasters) é um conjunto de ferramentas oferecido pelo Google para ajudar os webmasters a melhorar seus sites de pesquisa. Consulte nosso guia sobre como adicionar seu site ao Google Search Console.

Você pode ver o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa, impressões, taxa de cliques, posição e muito mais. Ele também permite que você envie um sitemap em XML, o que ajuda o Google a rastrear seu site de maneira mais inteligente.

Para visualizar as posições de suas palavras-chave, clique no relatório de desempenho e, em seguida, clique na pontuação média da posição.

O Search Console agora carregará seus relatórios com a coluna de posição média incluída. Em seguida, você precisa rolar um pouco para baixo para ver a lista completa de palavras-chave para as quais seu site está classificado.

Ao lado de cada palavra-chave, você verá quantos cliques ela obtém, impressões e posição nos resultados de pesquisa.

Você pode classificar os resultados por cliques, impressões e colunas de posição. Classificando por posição, você poderá ver as palavras-chave com melhor classificação. Ao rolar para baixo, você poderá ver as palavras-chave em que seu site aparece mais profundamente nos resultados de pesquisa.

Você também pode exportar esses dados e abri-los com seu software de planilha favorito.

Usando classificações de palavras-chave para obter mais tráfego no WordPress

Agora que você aprendeu como verificar as classificações de palavras-chave do seu site WordPress, vamos falar sobre como melhorar suas classificações.

Analisando quais palavras-chave precisam de melhorias

É importante observar que nem todas as palavras-chave são criadas iguais.

Por exemplo, a classificação #5 em uma palavra-chave de alto tráfego é muito melhor do que a classificação #1 para uma palavra-chave de baixo tráfego.

Existem certos aspectos desses dados que você pode querer considerar.

Por exemplo, aparecer na primeira posição nem sempre pode gerar mais tráfego. Você verá algumas de suas palavras-chave sendo classificadas muito bem, mas não obtendo cliques ou impressões significativas.

Durante esta pesquisa, você também pode encontrar algumas palavras-chave surpresa que não sabia que estava classificando. Se essas palavras-chave tiverem impressões e volumes de pesquisa significativos, você deverá ver se pode fazer mudanças estratégicas em seu conteúdo para melhorar a classificação dessas palavras-chave também.

Melhorar as classificações para palavras-chave específicas

Depois de decidir com quais palavras-chave trabalhará, você pode seguir em frente e ver quais de seus artigos estão se classificando nessas palavras-chave e o que você pode fazer para otimizá-los melhor.

Aqui estão algumas dicas:

Densidade de palavras-chave: veja quantas vezes a palavra-chave aparece em seu conteúdo. Você pode fazer isso usando o plugin Rank Math SEO. Basta inserir a “palavra-chave do foco” na caixa de meta de SEO e ela mostrará uma análise incluindo a densidade da palavra-chave.

Informações desatualizadas: Seu artigo pode ser antigo, não ter conteúdo suficiente ou conter informações desatualizadas. Atualizá-lo com informações mais recentes e apenas melhorar o conteúdo pode dar um impulso de SEO.

Linkagem Interna: A linkagem interna é quando você linka um artigo para outras páginas do seu site. O link de um artigo para outro conteúdo relacionado pode dar um impulso de SEO. Use sua palavra-chave-foco como texto âncora ao criar um link a partir de outros artigos em seu site.

Para obter mais detalhes sobre este assunto, consulte nosso artigo sobre como otimizar os posts do seu blog WordPress para SEO.

Saiba o que seus visitantes estão fazendo em seu site

O SEMRush e o Google Search Console podem ajudá-lo a encontrar as posições das palavras-chave, mas não podem mostrar quantos visitantes chegam aos seus artigos, de onde vêm e o que fazem quando estão no seu site.

Todas essas informações são cruciais ao planejar sua estratégia de conteúdo para classificar para certas palavras-chave.

É aqui que entra o Google Analytics. Ele mostra o número de visualizações de página de seus artigos, seu conteúdo principal, suas informações de visitante e muito mais.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a verificar se seus posts do WordPress estão classificando as palavras-chave corretas. Você também pode querer ver nosso guia sobre dicas acionáveis ​​para como aumentar o tráfego do seu blog WordPress (27 táticas comprovadas).

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.