Criador de conteúdo vs. Influenciador digital: qual é a diferença?

Neste artigo, aprenda qual é a diferença entre um criador de conteúdo digital e influenciador digital. Saiba também quais são as principais características, vantagens e desvantagens de cada um. Confira.

Criador de conteúdo digital, influenciador digital, ao ouvir esses dois termos, é natural pensar que significam a mesma coisa. Só que não é!

Cada um desses profissionais têm papéis diferentes no marketing digital, exercem funções diferentes e, portanto, é um erro pensar que significam a mesma coisa.

Entender quais são as atividades desenvolvidas por cada um destes profissionais não é só importante para atribuir a identidade correta a cada um, como também é importante para saber exatamente qual deles será o mais adequado para um projeto.

A seguir, você aprenderá tudo sobre cada um. Quais são suas atividades, o que possuem de semelhante ou diferente.

Criadores e influenciadores de conteúdo: quais são as diferenças e semelhanças?

Como já pôde perceber, criador de conteúdo digital e influenciador digital não são a mesma coisa. No entanto, porque existe essa confusão?

Há várias razões para existir essa confusão. A principal é como as plataformas digitais identificam esses profissionais. Enquanto conhecemos por meio das mídias tradicionais a nova identidade dos atores da internet como influenciador digital, as plataformas de redes sociais atribuem a identidade de criador de conteúdo digital.

Então para a televisão e alguns outros canais de mídia, quem lida com mídia social é influenciador, já para as plataformas, esses usuários são criadores de conteúdo digital.

Mas quais são as diferenças entre os criadores de conteúdo digital e influenciadores mesmo? Vejamos.

Criador de conteúdo digital.

O criador de conteúdo digital tem como sua principal característica a criação de conteúdo de alta qualidade. Podemos dizer que este profissional está mais inclinado à arte e não ao engajamento.

Geralmente, os criadores de conteúdo digital são fotógrafos, cineastas, designers, entre outros. Eles usam as redes sociais para exibirem seus trabalhos de muita qualidade.

Por exemplo, o Lucão (@lucaoescritor), em seu perfil no Instagram, exibe seu trabalho como escritor. Ele faz diversas publicações dos seus escritos.

Semelhante ao Lucão, Susano Correia (@susanocorreia) publica fotos dos seus trabalhos artísticos. Ele posta fotos dos seus quadros mostrando o seu belíssimo trabalho.

O criador de conteúdo digital não está focado em engajamento. Ele produz conteúdo de alta qualidade, o que naturalmente atrai seguidores, por isso alguns possuem tantos.

Influenciador digital

O influenciador digital, diferente do criador de conteúdo, cria conteúdo com o objetivo de angariar curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.

Não necessariamente seu conteúdo é de alta qualidade. Às vezes, é possível encontrar um influenciador com características de criador de conteúdo, mas, no geral, o conteúdo é mais simples.

O influenciador digital tem como principal característica o envolvimento dos seus seguidores com o seu conteúdo. Ele constantemente pede que os seguidores interajam e ajudem a propagar o seu conteúdo pela internet.

Além disso, eles realizam muitas parcerias e ações de publicidade para marcas, além de, com frequência, recomendarem produtos e serviços aos seus seguidores.

Vantagens e desvantagens dos criadores de conteúdo vs. influenciadores

Os criadores de conteúdo e influenciadores costumeiramente são confundidos como a mesma coisa. Embora eles tenham algumas semelhanças, existem muitas diferenças importantes.

Conforme a demanda, a contratação pode vir a ser com criador de conteúdo em vez de um influenciador, ou vice-versa.

A seguir, vamos analisar as principais vantagens e desvantagens dos criadores de conteúdo e influenciadores.

Vantagens do criador de conteúdo

O criador de conteúdo é útil para quem deseja criar conteúdo de alta qualidade. As vantagens desse profissional são:

  • Conteúdo de qualidade: esse profissional é capaz de criar conteúdos realmente cativantes e com muita qualidade.
  • Múltiplos talentos: os criadores de conteúdo costumam ser bastante flexíveis. Se você contratar um fotógrafo, ele provavelmente saberá como editar e fazer um bom trabalho de designer.
  • Melhor custo/benefício: dependendo do criador de conteúdo, você consegue ter vários profissionais em apenas um, o que além de vantajoso pode ser econômico.

Desvantagens do criador de conteúdo

Criadores de conteúdos também possuem algumas desvantagens que devem ser consideradas no momento de contratar seus serviços, vejamos:

  • Menos oportunidades promocionais: criadores de conteúdo quando comparados aos influenciadores, possuem bem menos influência sobre os seus seguidores. Sendo assim, se você deseja contar com um criador de conteúdo para promover um produto, é provável que não seja um negócio vantajoso.
  • Desentendimentos: espera-se dos criadores de conteúdo, conteúdos de alto nível. Então é natural que às vezes ocorra um conflito de expectativas. Encontrar criadores de conteúdo de alto nível pode ser uma tarefa difícil.

Vantagens do influenciador

Talvez um influenciador não produza conteúdos tão bons quanto um criador de conteúdo, porém, sua forte influência é uma vantagem poderosa. Veja a seguir os benefícios de contratar um influenciador digital:

  • Aumento de popularidade: quando você tem uma parceria com um influenciador, isso significa que você também tem acesso a sua rede de seguidores e a confiança deles no influenciador.
  • Ganha mais seguidores/visitantes/inscritos: um influenciador sabe os atalhos para ganhar mais seguidores. Se o seu objetivo for isso, ele pode ser perfeito para angariar novos públicos para o seu projeto.
  • Segmentação por nicho específico: pode-se optar por um influenciador de um determinado setor ou nicho para se conectar com mais clientes mais rapidamente.

Influenciadores desvantagens

Tal como é com os criadores de conteúdo, os influenciadores possuem algumas desvantagens, sendo elas:

  • Conhecimento limitado de conteúdo: influenciadores são bons com pessoas, mas não são bons na mesma proporção com conteúdo. Eles sabem o que as pessoas gostam, mas não significa que saibam criar bons conteúdos.
  • Menor custo/benefício: é mais simples encontrar criadores de conteúdo influenciadores do que influenciadores criadores de conteúdo. Então, neste caso, se você busca pela combinação dos dois profissionais em uma pessoa só, é possível que o custo/benefício fique em risco.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu a diferença entre influenciadores e criadores de conteúdo digital. Como vimos, embora exista essa confusão natural, eles possuem papéis distintos no que se refere à sua atuação no marketing digital.

Entender essa diferença é útil para distinguir qual é o profissional mais adequado na hora de contar com alguém para o seu projeto. A depender do caso, uma boa ideia pode ser unir os dois profissionais, pois essa combinação pode proporcionar um trabalho completo.

Para usuários do Império WP, o Bluehost oferece 1 domínio gratuito, um certificado SSL gratuito e um GRANDE desconto em hospedagem. Além de Migração gratuita do WordPress, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.