Nossos usuários costumam ser questionados sobre como fazer pesquisas de palavras-chave para seus blogs do WordPress. A pesquisa de palavras-chave ajuda a encontrar melhores ideias de conteúdo que o ajudarão a aumentar o tráfego e a criar conteúdo altamente envolvente que os usuários irão adorar. Neste artigo, mostraremos como fazer corretamente uma pesquisa de palavras-chave para o seu blog WordPress.

O que é pesquisa de palavras-chave e por que você precisa dela?

A pesquisa de palavras-chave é uma técnica de pesquisa usada por criadores de conteúdo e especialistas em SEO. Ele ajuda você a descobrir palavras que os usuários inserem nos mecanismos de pesquisa para encontrar conteúdo, produtos e serviços em seu setor.

Você pode então usar essas palavras e frases em seu site para obter mais tráfego de pesquisa.

Muitos iniciantes presumem que têm uma ideia clara do que seus usuários estão procurando. No entanto, você não precisa fazer suposições fundamentadas quando existem ferramentas poderosas disponíveis que podem ajudá-lo a tomar decisões baseadas em dados.

O uso adequado da pesquisa de palavras-chave como parte de sua estratégia de conteúdo pode ajudá-lo a alcançar o seguinte:

  • Encontre as palavras-chave populares que seus usuários estão realmente procurando
  • Encontre ideias de conteúdo que sejam fáceis de classificar e tenham um volume de pesquisa decente
  • Descubra o que seus concorrentes estão fazendo e vencê-los com uma estratégia de conteúdo melhor
  • Obtenha mais tráfego de pesquisa e aumente seu público com cada novo artigo

Dito isso, vamos dar uma olhada em como fazer corretamente a pesquisa de palavras-chave para o seu blog WordPress e aumentar o seu tráfego de pesquisa.

Escolhemos a dedo as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave que usamos pessoalmente em nossos próprios projetos. Mostraremos a você cada um deles e como usá-los corretamente para fazer sua própria pesquisa de palavras-chave como um profissional.

1. SEMRush

SEMRush é uma das melhores ferramentas de SEO do mercado. É o conjunto completo de SEO com ferramentas para realizar pesquisa orgânica, pesquisa de publicidade paga, pesquisa de palavras-chave e análise aprofundada da concorrência.

Para começar, basta ir ao site SEMRush e inserir uma palavra-chave ou a URL do seu site:

Você terá uma visão geral da palavra-chave inserida, mostrando o volume de pesquisa (número de pesquisas médias), Custo Por Clique (CPC) para publicidade paga e número de resultados de pesquisa.

Role um pouco para baixo e você terá uma visão geral das correspondências de palavras-chave e palavras-chave relacionadas. Você pode clicar no botão visualizar relatório completo para explorar as listas completas ou exportá-las para um arquivo CSV.

Role mais para baixo  e você verá a lista dos principais resultados de pesquisa para a palavra-chave que você digitou. Você pode clicar em cada um desses links para ver o relatório completo, que o ajudará a entender por que essas páginas são classificadas para essas palavras-chave.

Você também pode usar a nova Ferramenta “Keyword Magic Tool” ou Ferramenta “mágica de palavras-chave”, que oferece acesso mais rápido a uma pesquisa mais ampla de palavras-chave em termos relacionados. Você pode clicar no botão adicionar ao lado de uma palavra-chave para adicioná-los ao analisador de palavras-chave.

Depois de descobrir as melhores palavras-chave com maior volume de pesquisa, a próxima etapa seria analisar a concorrência para essas palavras-chave. Clique nos links já classificados para essas palavras-chave para ver uma análise detalhada.

Você poderá ver os backlinks para aquela URL específico, outras palavras-chave para as quais a classificação da página e a quantidade de tráfego de pesquisa que ela obtém.

No geral, SEMRush é a melhor ferramenta de pesquisa de palavras-chave do mercado. Ele não apenas fornece ideias de palavras-chave, mas também ajuda você a descobrir como pode classificar para essas palavras-chave.

2. Long Tail Pro

Concentrar-se em palavras-chave de cauda longa é uma ótima tática de SEO. Palavras-chave de cauda longa são palavras-chave ou frases-chave que são mais específicas – e geralmente mais longas – do que as palavras-chave mais pesquisadas. Palavras-chave de cauda longa recebem menos tráfego de pesquisa, mas geralmente têm um valor de conversão mais alto, pois são mais específicas.

Elas permitem que você gradualmente consiga mais tráfego e seja encontrado por públicos novos e motivados.

Esta ferramenta especializada em palavras-chave de cauda longa, como a maioria das ferramentas de palavras-chave premium, Long Tail Pro mostra uma visão geral dos dados sobre sua palavra-chave, com um foco particular em como você se classifica em relação aos seus concorrentes na primeira página do Google.

Você pode usá-lo para dar uma olhada nos principais resultados nos mecanismos de pesquisa para sua palavra-chave, para que possa descobrir onde está classificado em relação à concorrência.

Você também pode inserir palavras-chave específicas que deseja acompanhar, para que possa ver como o seu conteúdo está classificado para essas palavras-chave e como muda ao longo do tempo.

3. AnswerThePublic

AnswerThePublic é uma ferramenta visual gratuita de pesquisa de palavras-chave e ideias de conteúdo. Ela utiliza o recurso de sugestão automática do Google e Bing e apresenta os dados em um formato visual mais compreensível.

O primeiro passo antes de iniciar uma pesquisa, é selecionar o nosso país e idioma:

Basta visitar o site e inserir uma palavra-chave ou frase. A ferramenta carregará as palavras-chave e as apresentará em mapas visuais. Os relatórios são divididos em perguntas, preposições, comparações, palavras-chave alfabéticas e relacionadas.

Você pode clicar em qualquer palavra-chave e os resultados da pesquisa do Google serão exibidos em uma nova guia do navegador. Isso permite que você visualize rapidamente as perguntas que as pessoas estão procurando e como você pode respondê-las com conteúdo relevante.

Todas as pesquisas de palavras-chave são apresentadas em uma única página. Você pode baixar os dados em formato visual como imagens ou exportá-los para um arquivo CSV e usar com o software de planilha de sua preferência.

Mais dicas de pesquisa de palavras-chave

Todas as ferramentas mencionadas acima fornecerão um tesouro de dados. Aqui estão mais algumas dicas sobre como restringir sua pesquisa de palavras-chave e encontrar as ideias mais lucrativas.

  • Comece sua pesquisa de palavras-chave com palavras-chave mais amplas e, em seguida, restrinja-a para encontrar palavras-chave com baixa concorrência e maior volume de pesquisa.
  • Insira sua própria URL no SEMRush ou Long Tail Pro para ver o desempenho de sua própria palavra-chave e depois compare-o com o de seus concorrentes.
  • Concentre-se em encontrar palavras-chave que respondam às perguntas de seus clientes e os ajudem a tomar uma decisão de compra.
  • Não limite sua pesquisa de palavras-chave às palavras-chave mais pesquisadas. Você pode facilmente classificar para palavras-chave de cauda longa e construir uma estratégia com essas palavras-chaves. Para realmente lucrar com uma estratégia de palavras-chave de cauda longa, você deve ter uma visão clara de sua empresa, seu produto e seu website.

Como aplicar a pesquisa de palavras-chave em seu negócio ou blog?

O principal objetivo da pesquisa de palavras-chave é descobrir o que seus clientes ou público-alvo estão procurando e classificar seus conteúdos para essas palavras-chave nos resultados de pesquisa. Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo da sua estratégia de conteúdo.

  • Planeje uma estratégia de marketing de conteúdo adequada em torno de sua nova pesquisa de palavras-chave.
  • Crie artigos de conteúdo úteis, postagens de blog, infográficos, vídeos e muito mais usando essas palavras-chave.
  • Os sites de negócios podem criar landing pages, documentação, perguntas frequentes e outro conteúdo direcionado a novas palavras-chave.
  • Se você administra uma loja online, pode usar essas palavras-chave nos títulos, descrições, categorias de produtos e muito mais.

Como acompanho o desempenho da minha pesquisa de palavras-chave?

Primeiro, você precisa se inscrever no Google Search Console. Ele fornece informações sobre como o Google vê seu site. Você também poderá ver as palavras-chave classificadas e a posição média nos resultados de pesquisa.

Você também precisará do Google Analytics para monitorar o desempenho do seu conteúdo. O Google Site Kit é a maneira mais fácil de instalar o Google Analytics no WordPress. Ele mostra o conteúdo principal em seu painel do WordPress e permite que você rastreie o envolvimento do usuário em seu site.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como fazer pesquisas de palavras-chave para o seu blog WordPress.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.