Como adicionar o Google Analytics 4 ao WordPress

O Google Analytics 4 (GA4) chegou e o Google está incentivando todos os usuários a criar uma propriedade do Google Analytics 4. Se você é um usuário do WordPress, isso significa que é hora de adicionar o GA4 ao WordPress.

Neste artigo, abordaremos a melhor (e mais fácil) maneira de adicionar o GA4 ao WordPress.

O que é o Google Analytics 4?

Google Analytics 4 (GA4) é a versão mais recente do Google Analytics do Google. O Google Analytics 3 (Universal Analytics) será desativado em 1º de julho de 2023, por isso é muito importante mudar para o GA4 o mais rápido possível.

Ele tem muitos dos mesmos recursos do Universal Analytics, mas adiciona alguns extras e está faltando alguns também.

Nota do editor: MonsterInsights é o melhor plugin para WordPress Analytics. Baixe a versão gratuita! Você pode comprar o MonsterInsights Premium direto do site do desenvolvedor.

Por exemplo, no Universal Analytics, você precisa configurar o acompanhamento de eventos, como comércio eletrônico avançado e acompanhamento de conversões, usando um código especial (ou apenas ativando-o no MonsterInsights ). No Google Analytics 4, no entanto, você pode apenas ativar alguns recursos integrados de rastreamento de eventos. No entanto, você provavelmente terá muita dificuldade em encontrar os dados do evento e lê-los, a menos que seja um profissional do Analytics.

O GA4 também não possui algumas métricas importantes, como a taxa de rejeição.

Mas há uma coisa ainda maior que está faltando na análise do GA4: seus dados. Se você estiver usando o Universal Analytics e configurar uma propriedade do GA4, ela não terá nenhum dos seus dados históricos. Ele começa a coletar do zero. Seus dados estarão seguros em sua propriedade do Universal Analytics, mas você terá que alternar para vê-los lá.

Além disso, se você é usuário do Google Analytics há algum tempo, provavelmente já se acostumou com a aparência do Universal Analytics. Ao configurar uma propriedade do GA4, você pode ficar bastante intimidado com a aparência e a diferença da navegação. Há definitivamente uma curva de aprendizado lá.

Conquiste a confiabilidade que seu site WordPress merece!

Confie na Hospedagem WordPress Napoleon para garantir a estabilidade e segurança do seu site. Experimente o melhor serviço disponível agora!

Saiba mais

O Google Analytics 4 é uma ferramenta poderosa, mas não é amigável para iniciantes. Mesmo usuários intermediários estão encontrando dificuldades para aprender e navegar.

Portanto, embora seja importante configurar uma propriedade do GA4 para coletar dados e estar atualizado sobre o futuro do Google Analytics, convém configurar ou continuar usando sua propriedade do Universal Analytics também.

A melhor maneira de adicionar GA4 ao WordPress

Se você tem um site WordPress e está configurando uma propriedade do Google Analytics 4, vai querer saber como conectá-lo ao seu site. A maneira mais fácil de fazer isso é com o plugin MonsterInsights. O plugin não apenas pode conectar o Analytics do GA4 ao seu site WordPress, mas também pode fornecer soluções para muitas das desvantagens do uso do GA4 que abordamos acima.

MonsterInsights é o melhor plugin de Google Analytics para conectar o Google Analytics 4 ao WordPress. Ele permite que você conecte facilmente seu site WordPress ao Google Analytics (Universal Analytics e GA4), para que você possa visualizar todos os dados mais importantes diretamente no painel do WordPress.

Além disso, com o clique de um botão, você pode configurar recursos de rastreamento sofisticados, como rastreamento de eventos, rastreamento de comércio eletrônico, rastreamento de formulários, rastreamento de dimensões personalizadas, rastreamento de links de saída e muito mais.

Conquiste a confiabilidade que seu site WordPress merece!

Confie na Hospedagem WordPress Napoleon para garantir a estabilidade e segurança do seu site. Experimente o melhor serviço disponível agora!

Saiba mais

Rastreamento duplo

Deseja usar o Analytics do GA4, mas também deseja manter seus dados históricos, a métrica de taxa de rejeição e o relatório de consultas de pesquisa?

Basta usar o recurso de rastreamento duplo MonsterInsights. Se você tiver uma propriedade do Universal Analytics, conecte suas propriedades do GA4 e do Universal Analytics ao WordPress para obter o melhor das duas versões do Google Analytics, além de todos os seus dados históricos.

Esta é a única ferramenta que você encontrará que permite combinar as duas propriedades do Google Analytics em um painel.

Como adicionar o Google Analytics 4 ao WordPress: Tutorial

Etapa 1: fazer login no Google

A primeira coisa que você precisa fazer é fazer login ou se inscrever em uma conta do Google.

Para começar, você precisará abrir o site do Google Analytics e clicar no link “Faça login no Google Analytics” no canto superior direito da página.

Descubra o segredo para Hospedagem WordPress definitiva!

Conheça a Hospedagem WordPress Napoleon e desfrute de um serviço excepcional, otimizado para usuários exigentes como você. Aproveite agora!

Saiba mais

Em seguida, você pode fazer login na sua conta do Google existente, se tiver uma, ou clicar no link Criar conta para criar uma nova conta do Google.

Etapa 2: inscreva-se no Google Analytics + crie uma propriedade

Se você ainda não tem uma conta do Google Analytics, clique no botão “Começar avaliação” na próxima tela. Se você já tem uma conta e criou uma Propriedade, pule para a Etapa 3.

Em seguida, você precisará inserir um nome para sua conta do Google Analytics. Você também verá diferentes configurações de compartilhamento de dados. Certifique-se de marcar todas as caixas e clique em Próximo.

Agora, você terá que inserir os detalhes da propriedade do seu site. Comece inserindo um nome, selecionando um fuso horário de relatório e escolhendo sua moeda.

Em seguida, você pode escolher entre duas opções:

  • Configurar uma propriedade do GA4 (opção recomendada)
  • Configure o GA4 e o UA ao mesmo tempo (em Ocultar opções avançadas)

Para configurar uma propriedade do GA4 , insira o nome da propriedade e escolha o fuso horário e a moeda. Clique em Próxima.

Preencha o restante das informações comerciais, role para baixo e clique em “Criar”.

Você pode ver um pop-up neste momento para aceitar os Termos de Serviço do Google Analytics. Vá em frente e marque a caixa de seleção e clique em Aceitar.

É isso! Vá para a Etapa 3 .

Para configurar as propriedades do GA4 e Universal ao mesmo tempo, insira o nome da propriedade e escolha o fuso horário e a moeda. Em seguida, clique no link “Mostrar opções avançadas”.

Ative a chave para criar uma propriedade do Universal Analytics. Em seguida, preencha a URL do seu site e marque a caixa de seleção para criar as duas propriedades. Clique em Próxima.

Preencha os dados da sua empresa e clique em Criar. Você pode ver um pop-up neste momento para aceitar os Termos de Serviço do Google Analytics. Vá em frente e marque a caixa de seleção e clique em Aceitar.

É isso! Vá para o passo 3.

Etapa 3: configurar o MonsterInsights

Normalmente, você teria que inserir seu código de rastreamento do Google Analytics no código do seu site WordPress.

Mas com MonsterInsights, você não precisa se preocupar em usar nenhum código.

Em vez disso, você pode começar baixando MonsterInsights. Para fazer isso, você precisará baixar do MonsterInsights no diretório de plugins do WordPress e baixar o arquivo zip do plugin.

Depois de ter o arquivo zip, navegue até o site onde deseja instalar o MonsterInsights e vá para o painel de administração do WordPress.

Em seguida, navegue até Plugins » Adicionar novo e clique no botão Carregar plug-in na parte superior.

Na próxima tela, você pode clicar no botão “Enviar Plugin” e clicar “Escolher Arquivo” para selecionar o arquivo zip que acabou de baixar. Em seguida, clique no botão Instalar agora para fazer o upload do arquivo e instalar o plugin em seu site.

Depois que o plugin for carregado e instalado, você pode clicar no botão Ativar plugin para ativá-lo em seu site.

Depois que o plugin for ativado, o assistente de configuração do plugin será iniciado para guiá-lo passo a passo no processo de configuração.

No início, você verá a mensagem “Bem-vindo ao MonsterInsights!” mensagem e opções para escolher a categoria do seu site. Existem 3 opções: site comercial, editor (blog) e comércio eletrônico.

Selecione uma categoria que melhor descreva seu site e clique no botão “Save and Continue”.

Na próxima tela, você precisará conectar o plugin MonsterInsights à sua conta do Google Analytics. Vá em frente e clique no botão “Connect MonsterInsights”.

Depois disso, você verá uma opção para conectar seu Google Analytics à sua conta MonsterInsights. Selecione sua conta para continuar a autenticação.

Em seguida, você precisará permitir ao MonsterInsights as permissões apropriadas. Você pode clicar no botão “Permitir” para continuar.

Depois disso, você precisará escolher um perfil para concluir a conexão. Se você tiver vários sites conectados à sua conta do Google Analytics, precisará escolher a propriedade de site certa aqui.

Se você tiver apenas uma propriedade GA4, escolha-a. Se você tiver apenas uma propriedade do Universal Analytics (UA), escolha-a. Se você tem os dois, pode escolher qualquer um aqui. OBSERVAÇÃO: se você quiser ver a taxa de rejeição, escolha sua propriedade do Universal Analytics nesta etapa.

Escolha o seu perfil e clique no botão “Complete Connection”.

Depois disso, ele finalizará o processo de autenticação em alguns segundos e o levará de volta à página de configuração do MonsterInsights.

Agora você pode ver as configurações recomendadas para o plugin do Google Analytics.

Esta página inclui algumas das configurações mais importantes, como:

  • Events tracking (Acompanhamento de eventos) – Ativado por padrão.
  • Enhanced Link Attribution (Atribuição de link aprimorada) – habilitada por padrão.
  • File Download Tracking (Rastreamento de download de arquivo) – Tipos de arquivo mais usados ​​(doc,exe,js,pdf,ppt,tgz,zip,xls) adicionados por padrão.

Ao rolar para baixo, você verá mais configurações.

  • Affiliate Link Tracking (Rastreamento de links de afiliados) – Possui 2 caminhos de links de afiliados adicionados por padrão e permite adicionar mais caminhos de links de afiliados.
  • Acesso aos relatórios do MonsterInsights – Você pode escolher quem pode ver os relatórios do MonsterInsights dentro do plugin.
  • Atualizações Automáticas de Plugin – Você pode habilitar ou desabilitar a opção de instalar atualizações automaticamente.

Revise e defina essas configurações recomendadas e clique no botão “Save and continue” no final.

Na próxima tela, você verá opções para ainda mais opções de rastreamento, complementos e plugins úteis.

Os quatro primeiros itens são:

  • Standard Analytics & Reports – Os relatórios padrão do MonsterInsights que você receberá em seu painel do WordPress.
  • Enhanced Link Attribution (Atribuição de link aprimorada) – pode ajudar você a ver onde os usuários estão clicando em seu site.
  • All in One SEO Toolkit – O melhor plugin SEO para WordPress que se integra ao MonsterInsights
  • Smart Form Builder por WPForms – O plugin mais popular do construtor de formulários WordPress

Ao rolar para baixo, você encontrará ainda mais opções:

  • Complemento de conformidade de privacidade – ajuda o Google Analytics a se tornar compatível com GDPR, CCPA e muito mais
  • Relatórios avançados – Obtenha acesso a relatórios avançados dentro do MonsterInsights, como palavras-chave de pesquisa, um relatório em tempo real, editores e relatórios de comércio eletrônico e muito mais
  • Rastreamento de comércio eletrônico – ative instantaneamente o rastreamento avançado de comércio eletrônico
  • 20+ Rastreamento Avançado – Rastreamento ainda mais avançado, como rastreamento de autor, rastreamento de conversão de formulário, rastreamento de rolagem e muito mais
  • Ferramentas Avançadas de Crescimento – Obtenha acesso ao construtor de URLs de campanha, complemento de posts populares e integração de testes A/B.

Depois disso, você verá uma nova tela com esta mensagem “Awesome, You're All Set!”. Isso significa que o processo de configuração foi concluído e você instalou com sucesso o Google Analytics em seu site WordPress.

Essa tela também notifica quando você pode começar a ver os relatórios do seu site. Dependendo do tamanho do seu site, pode levar de algumas horas a 24 horas.

Não se esqueça de clicar no botão “Finish Setup & Exit Wizard”.

Etapa 4: configurar o rastreamento duplo

Agora, você poderá configurar o acompanhamento duplo se tiver uma propriedade do Universal Analytics e uma propriedade do GA4. A configuração do rastreamento duplo trará todos os seus dados históricos do Universal Analytics, enquanto oferece os benefícios do Google Analytics 4.

Para começar a configurar o rastreamento duplo corretamente, você pode acessar Insights » Settings no painel de administração do WordPress e clicar na guia “General”.

Em seguida, você precisará rolar para baixo até a seção “Google Authentication”.

Agora, em Dual Tracking Profile, insira seu código do Universal Analytics (UA).

Você pode encontrar facilmente seu código UA nas configurações de administrador do Google Analytics.

Basta acessar a página de configurações do administrador no Google Analytics de sua propriedade do Universal Analytics.

Em seguida, clique em “Configurações da propriedade” na coluna Propriedade.

Você deve ver o ID de rastreamento e ficará assim: UA-123856789-5

Agora você configurou com sucesso o rastreamento duplo em seu site WordPress.

Para ver o desempenho do seu site, basta acessar Insights » Reports . Aqui você encontrará todos os dados necessários para tomar as decisões certas para expandir seu site.

Etapa 5: criar uma chave secreta da API

Se você estiver usando o Google Analytics 4 como seu perfil de rastreamento principal ou duplo, precisará criar um segredo de API para que alguns dos recursos de rastreamento do MonsterInsights funcionem.

Para criar um segredo de API, abra o Google Analytics e navegue até “Administrador”.

Agora, na coluna Propriedade, clique em Fluxos de Dados e abra o fluxo de dados conectado ao MonsterInsights.

Em seguida, role para baixo para encontrar a seção “Chaves secretas da API do Measurement Protocol”. Clique nele.

Aqui você pode criar uma nova chave secreta de API e dar a ela um apelido.

Agora que seu novo segredo de API foi criado, certifique-se de copiar o valor do segredo.

Por fim, no painel do WordPress, vá para Insights » Settings . Na seção “Google Authentication” , você encontrará o campo “Measurement Protocol API Secret” . Cole seu valor secreto aqui e as configurações serão salvas automaticamente.

Etapa 6: ajustar as configurações

Desativar a Métrica otimizada

Primeiro, se você configurar seu próprio Fluxos de Dados no GA4 (em vez de permitir que o MonsterInsights crie um automaticamente), será necessário desativar a Medição aprimorada. Para fazer isso, vá para Administrador » Fluxos de Dados e clique em seu Fluxo de Dados:

Agora, clique no botão para desativar a Métrica otimizada.

Depois de clicar no botão, uma mensagem será exibida perguntando se você tem certeza de que deseja desativá-lo. Clique em Desativar .

Este é um passo muito importante! O MonsterInsights adiciona muito rastreamento aprimorado personalizado, e deixá-lo ativado pode resultar em dados distorcidos e incorretos.

Ajustar as configurações de retenção de dados

Por padrão, suas configurações de retenção de dados serão definidas para 2 meses. Se você quiser usar seus dados em relatórios personalizados por mais de 2 meses (o que a maioria das pessoas faz), vá para Administrador » Configurações de dados » Retenção de dados:

Agora, use o menu suspenso para alterar suas configurações para 14 meses.

É isso! Você adicionou com sucesso o Google Analytics 4 ao WordPress.

Perguntas frequentes sobre Google Analytics 4 e WordPress

Como uso o Google Analytics 4 no WordPress?

Depois de instalar o MonsterInsights e conectar o Google Analytics 4, Universal Analytics ou ambos, você pode usar os relatórios do painel do MonsterInsights para ver seus dados do Google Analytics.

Devo usar o Google Analytics 4?

Sim, recomendamos pelo menos configurar uma propriedade GA4 para seu site WordPress para que ele possa começar a coletar dados. Ele não terá nenhum dos seus dados históricos, então é uma ótima ideia configurá-lo e coletar dados mesmo se você ainda usar o Universal Analytics (ou MonsterInsights ) para ver todos os seus relatórios.

O Universal Analytics será descontinuado?

Sim. Em julho de 2023, o Google começará a desativar o UA. Os dados não serão mais coletados em sua propriedade da UA – eles serão coletados apenas no GA4. Você poderá visualizar dados históricos no Universal Analytics por algum tempo, mas o UA interromperá o registro de novas visitas ao site e dados na data de expiração.

Como ativo o Google Analytics 4?

Se você tiver uma propriedade do Universal Analytics e quiser adicionar um GA4, siga estas etapas simples:

Você pode passar pelo processo de criação de uma propriedade GA4 com bastante facilidade seguindo o Assistente de configuração do GA4. Para acessar o assistente, vá para a engrenagem Admin e depois Assistente de configuração do GA4 na coluna do meio.

Em seguida, clique no botão azul Vamos Começar.

Em seguida, clique no botão Criar propriedade . A última opção será marcada ou não com base na versão da tag de rastreamento que você instalou no momento.

É isso!

Esperamos que você tenha aprendido a conectar o Google Analytics 4 ao WordPress facilmente.

Para usuários do Império WP, o Napoleon oferece CPU dedicados, cPanel, Contas de E-mails Ilimitadas, Temas Premium para WordPress, Licenças Pro do Elementor e Divi Builder, certificados SSL gratuitos, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.