estrutura de URL amigável para SEO

Você já se perguntou qual é a estrutura de permalink mais amigável para SEO no WordPress? Frequentemente, essa pergunta é feita por novos usuários. Isso porque, no passado, a estrutura de URL padrão do WordPress não era amigável para SEO. No entanto, isso mudou agora. Neste artigo, explicaremos As URLs amigáveis ​​para SEO do WordPress e como você pode personalizar seus permalinks do WordPress.

O que é um URL amigável para SEO?

Antes de nos aprofundarmos nos permalinks do WordPress, é importante definirmos o que é URL amigável para SEO.

URLs amigáveis ​​para SEO contêm palavras-chave que explicam o conteúdo do artigo e são fáceis de ler tanto por humanos quanto por mecanismos de pesquisa. Eles também aumentam suas chances de obter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.

Exemplo de URL amigável para SEO:

https://imperiowp.com.br/hospedagem-wordpress/

Então, como é um URL não compatível com SEO?

https://www.imperiowp.com.br/?p=9427

Por padrão, o WordPress agora usa o nome da post na URL, que é a estrutura de URL mais amigável para SEO.

Então, por que os iniciantes ainda nos pedem a melhor estrutura de permalink?

Isso porque, no passado, o WordPress não usava URLs bonitas, também conhecidas como permalinks. O padrão costumava ser o exemplo não amigável para SEO que compartilhamos acima.

Isso foi alterado no WordPress 4.2 . Se você instalou recentemente o WordPress, os URLs do seu site são compatíveis com SEO.

Você pode verificar facilmente as configurações do permalink na área de administração do WordPress.

Explicação da página de configurações do Links Permanentes

No WordPress, os links são chamados de Permalinks (abreviação de links permanentes). Você verá os termos estrutura de link permanente e estrutura de URL sendo usados ​​de forma intercambiável.

A primeira coisa que você precisa fazer é visitar a página de configurações de Permalinks em sua área de administração do WordPress .

Basta clicar no link Configurações no menu do administrador e, em seguida, clicar em Links permanentes.

Isso o levará a uma página semelhante a esta:

Como você pode ver, existem várias opções disponíveis.

Simples
https://www.imperiowp.com.br/?p=123
Dia e nome
https://www.imperiowp.com.br/2021/08/05/post-exemplo/
Mês e nome
https://www.imperiowp.com.br/2021/08/post-exemplo/
Numérico
https://www.imperiowp.com.br/archives/123
Nome do post
https://www.imperiowp.com.br/post-exemplo/
Estrutura personalizada
Escolha sua própria estrutura de URL usando as tags disponíveis.

Vamos explicar um pouco essas opções e como elas são úteis para os usuários e SEO.

A primeira opção, chamada simples, costumava ser a estrutura de URL padrão do WordPress. Esta não é uma opção amigável de SEO.

A opção de dia e nome é um tanto quanto amigável para SEO, pois contém o nome dos posts. No entanto, com datas, o URL se torna muito extensa. Mas o mais importante, depois de algum tempo, seu conteúdo parece desatualizado, mesmo que você o atualize regularmente. Da mesma forma, a opção mês e nome também corre o risco de ser datada.

No entanto, se você é um site de notícias, deseja que as suas URL mostrem a data, elas  melhoraram a experiência do usuário.

Em nossa opinião, essas duas estruturas com datas nas URLs são boas apenas para sites de notícias. Os sites de negócios que desejam criar conteúdo sempre verde devem evitá-las.

A opção de nome de post é a mais amigável para SEO porque é curta e bonita.

Se você estiver escrevendo uma publicação maior, poderá usar uma estrutura personalizada que também pode ser otimizada para SEO.

Alguns sites muito grandes, usam uma estrutura de permalink personalizada que adiciona um nome de categoria junto com o nome do post na URL. Por que para um site grande e contém milhares de artigos, ele serve muito bem.

Para usar uma estrutura de URL personalizada, você precisará adicionar tags especiais na caixa da estrutura personalizada. Por exemplo, alguns blogs WordPress usam:

/%category%/%postname%/

Observe como cada tag é envolvida entre sinais de porcentagem. Observe também as barras finais / antes, depois e entre as tags.

Criação de estrutura de URL personalizada com tags disponíveis

Para obter os melhores resultados, recomendamos o uso das opções mencionadas acima. Você pode copiar a estrutura de URL que usamos no Império WP ou escolher o nome do posto como sua estrutura de URL.

No entanto, existem muitas outras combinações que você pode criar usando tags. Aqui está uma lista de tags que você pode usar para criar sua própria estrutura de URL personalizada:

  • %year% – O ano do post, quatro dígitos, por exemplo, 2021.
  • %monthnum% – mês do ano, por exemplo 08
  • %day% – dia do mês, por exemplo 05
  • %hour% – hora do dia, por exemplo 15
  • %minute% – minuto da hora, por exemplo 32
  • %second% – segundo do minuto, por exemplo 43
  • %postname% – uma versão limpa do título do post ( campo slug do post no painel Editar post / Página). Por exemplo, se o título do seu post for “Este é um ótimo post!” Isso se tornará este-e-um-otimo-post na URL.
  • %post_id% – O número de identificação exclusivo do post, por exemplo 423.
  • %category% – Uma versão limpa do nome da categoria (campo slug de categoria no painel Nova / Editar Categoria). Subcategorias aninhadas aparecem como diretórios aninhados no URI.
  • %author% – Uma versão limpa do nome do autor.

Não se esqueça de clicar no botão salvar alterações após escolher a estrutura do permalink.

Assim que você pressionar o botão salvar alterações, o WordPress atualizará automaticamente o arquivo .htaccess do seu site e ele começará imediatamente a usar a nova estrutura de URL.

Aviso: Nota importante para sites estabelecidos

Se o seu site estiver em execução há mais de 6 meses, não altere a suaestrutura do permalink.

Você não precisa usar a mesma estrutura que usamos.

Ao alterar sua estrutura de permalink em um site estabelecido, você perderá toda a sua contagem de compartilhamentos de mídia sociais e correrá o risco de perder sua classificação de SEO existente.

Se você precisar alterar sua estrutura de permalink, contrate um profissional para que ele possa configurar os redirecionamentos adequados. Você ainda perderá suas contagens de compartilhamento social nas páginas.

Existe apenas uma exceção a esta regra. Se o seu site estiver usando URLs simples, não importa a idade, você deve atualizar a estrutura de URL para um melhor SEO. Sim, você ainda perderá contagens de compartilhamento social, mas os benefícios superam em muito isso.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a criar uma estrutura de URL amigável para SEO para seu site WordPress.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.