Como usar vários temas no WordPress

Escolher o tema certo para o seu site WordPress é crucial, pois serve como uma representação visual da sua marca e afeta diretamente a experiência do usuário.

No entanto, às vezes, a aparência e os recursos de um único tema do WordPress não são suficientes para atender às necessidades gerais do site.

Se esse for o seu caso, considere usar vários temas em seu site WordPress para torná-lo mais atraente e melhorar sua funcionalidade.

Descubra o segredo para Hospedagem WordPress definitiva!

Conheça a Hospedagem WordPress Napoleon e desfrute de um serviço excepcional, otimizado para usuários exigentes como você. Aproveite agora!

Saiba mais

Felizmente, qualquer pessoa pode usar vários temas em uma instalação do WordPress sem precisar da ajuda de um desenvolvedor de site – tudo o que eles precisam fazer é ativar um plugin chamado Multiple Themes.

Neste tutorial do WordPress , mostraremos como usar e gerenciar vários temas.

1. Prepare-se para a instalação

Antes de instalar e usar vários temas, certifique-se de criar um backup do site . Dessa forma, você poderá restaurar o site WordPress para sua versão original caso algum conteúdo seja perdido durante o processo.

Além disso, certifique-se de instalar os novos temas que deseja usar no WordPress antes de usar o plugin Multiple Themes.

2. Ative o plugin de Multiple Themes

Depois de fazer o backup do site e desativar todos os plugins de cache, o próximo passo é instalar o Multiple Themes. É um plugin que permite aos usuários instalar mais de um tema para páginas e posts do WordPress.

Descubra o segredo para Hospedagem WordPress definitiva!

Conheça a Hospedagem WordPress Napoleon e desfrute de um serviço excepcional, otimizado para usuários exigentes como você. Aproveite agora!

Saiba mais

Essa ferramenta permite definir um tema diferente para a página inicial ou uma URL específica e combinar a aparência de todos os links que começam com os mesmos caracteres ou prefixo de URL. Além disso, permite alterar o tema de URLs que contêm uma consulta de palavra-chave específica sem alterar o tema atualmente ativo.

Ao utilizar este plugin, é melhor usar temas do diretório de temas do WordPress em vez de temas pagos. Isso porque quaisquer problemas que possam ocorrer durante o uso de temas premium serão difíceis de diagnosticar.

Além disso, este plugin não pode ajudar a definir um tema para o painel de administração dos usuários, pois nenhum tema no diretório de temas do WordPress altera a aparência dos painéis de administração do WordPress.

Para instalar o plugin do WordPress, faça login no painel de administração do WordPress e navegue até Plugins → Adicionar novo . Em seguida, digite Multiple Themes na barra de pesquisa e clique em Instalar agora.

Aguarde a conclusão do processo de instalação e clique em Ativar.

1. Selecione um tema diferente para a página inicial

Para usar um determinado tema para a página inicial do site, acesse a página de configuração do plugin em Aparência → Multiple Themes.

Na página Settings, role para baixo até Select Theme for Site Home. Em seguida, escolha um tema no menu suspenso Selecionar tema para a página inicial do site. Neste exemplo, selecionamos Twenty Nineteen.

Quando terminar, clique em Save All Changes . Agora você tem o tema Twenty Nineteen definido para a página inicial, enquanto o restante do site usa um tema diferente.

2. Selecione um tema diferente usando uma URL específica

O próximo método é definir um tema para uma página específica com base em sua URL. Esta é uma excelente opção para usar um layout específico em uma página de optin ou landing page.

Para fazer isso, navegue até a seção Select here if URL is a Prefix na página Settings do plugin .

Na opção Select here if URL is a Prefix , escolha URL . Em seguida, clique no menu suspenso Tema e escolha um dos temas disponíveis – escolhemos Twenty Twenty. Depois disso, digite a URL do seu site na URL da página, postagem, prefixo ou outro campo.

Clique em Save All Changes para adicionar a entrada do tema. Visite a página para ver as novas alterações.

Para escolher um tema para um grupo de páginas com o mesmo prefixo de URL, vá para a mesma seção na página Settings do plugin e selecione a opção URL Prefix .

Em seguida, escolha uma das opções de tema e digite a URL do prefixo das páginas. Digamos que você queira ter o mesmo tema para todas as postagens do blog, então digite seusite.com/blog aqui.

Quando terminar, clique em Save All Changes.

3. Selecione um tema diferente usando uma palavra-chave de consulta

Com o plugin Multiple Themes, você também pode usar temas diferentes para páginas da Web específicas com base na palavra-chave de consulta encontrada nas URLs.

Para usar este método, vá para a seção For A Query Keyword on any Page, Post or other non-Admin page na página Settings do plugin .

Em seguida, selecione um tema no menu suspenso e preencha a caixa Query Keyword. Usamos o tema Twenty Twenty-One e “test” como palavra-chave aqui.

Termine clicando em Save All Changes. Agora, qualquer link de site que contenha a palavra-chave inserida usará o tema definido nesta configuração.

Essa opção também pode ser usada para adicionar entradas de seleção de tema com base em uma palavra-chave de consulta e valor nas URLs.

Para fazer isso, navegue até For A Query Keyword on any Page, Post or other non-Admin page e escolha uma opção no menu suspenso Tema.

Depois disso, digite a palavra-chave e o valor nos campos Query Keyword e Query Value. Clique no botão Save All Changes para prosseguir.

Agora, todas as páginas com URLs que contêm essa palavra-chave e valor de consulta exibirão o tema ativo definido nessa configuração.

Para ver todas as regras de tema que você definiu com este plugin, vá para Current Theme Selection Entries na página Settings.

Se você deseja excluir qualquer entrada, basta marcar a caixa ao lado de DELETE e clicar em Save All Changes.

4. Personalize o tema

Depois de escolher diferentes temas para páginas específicas, é hora de terminar de projetar seu site .

Para personalizar um tema específico, primeiro você precisará ativá-lo temporariamente.

Inicie o processo indo para Aparência → Temas no painel do WordPress. Passe o mouse sobre o tema que deseja personalizar e clique em Ativar . Neste exemplo, o tema ativo é Twenty Twenty , e o que modificaremos é Twenty Nineteen.

Após ativar o tema, vá em Aparência → Personalizar e modifique o tema ao seu gosto. Depois de concluído, clique em Publicar para salvar as alterações.

Volte para Aparência → Temas e reative o tema anterior.

Observe que, ao escolher esse método, o restante do site exibirá o mesmo tema que você está personalizando no momento, exceto as páginas com os temas específicos que você determinou nas configurações do plugin.

Se você deseja modificar uma página específica sem alterar os temas das outras páginas, vá para Aparência → Multiple Themes Plugin. Em seguida, clique na guia Advanced Settings.

Na página Advanced Setting, role para baixo até a seção Theme for Everything e selecione o tema ativo do WordPress no menu suspenso.

Clique em Save All Changes para prosseguir e vá para Aparência → Temas. Agora você pode ativar e personalizar qualquer tema que desejar sem afetar os temas das outras páginas. Também é desnecessário reativar o tema anterior.

Quando terminar, deixe a configuração como está ou volte para o plugin Multiple Themes → Advanced Setting → Theme for Everything e selecione a opção em branco no menu suspenso.

Na página Advanced Settings , também é possível definir vários temas para diferentes páginas e postagens separadamente. Para fazer isso, role para baixo até For All Pages and/or All Posts e escolha os temas individualmente. Selecione Save All Changes para concluir.

Para opções de tema mais avançadas, vá para a guia Theme Options na página Settings no plugin Multiple Themes.

Alternativas para o Plugin WordPress de Multiple Themes

Se seus temas ou plugins parecem não estar funcionando com o plugin Multiple Themes, considere o uso de Multisite como alternativa.

Multisite é um recurso que permite aos usuários criar uma rede e gerenciar vários sites wordpress a partir de um único painel. Ao ativar esta função, vários sites se parecerão com apenas um site no navegador do visitante.

Com Multisite, os usuários podem escolher temas e plugins para sites individuais sem usar o plugin Multiple Themes.

Para usar o Multisite, você precisará de acesso a um serviço de hospedagem wordpress, uma nova instalação do WordPress e um cliente FTP.

Além disso, observe que, como a maioria dos temas e plugins são criados para um único site, você pode descobrir que alguns deles não são compatíveis com o WordPress Multisite, levando a conflitos no site.

Outra alternativa a considerar é um construtor de páginas do WordPress. Com esta ferramenta, você pode customizar quantos layouts quiser sem instalar dois temas no site.

Um plugin do construtor de páginas também fornece recursos integrados que os usuários podem acessar diretamente da interface, tornando a modificação de cada post ou página fácil e eficaz.

Existem muitos construtores de páginas do WordPress para escolher, leia nosso artigo com uma lista de construtores de páginas recomendados.

Conclusão

Se você não quiser usar o mesmo layout para todas as páginas do site, aproveite o plugin Multiple Themes e inclua mais de um tema em uma única instalação do WordPress.

Essa ferramenta permite que os usuários definam quantos temas quiserem para diferentes páginas e posts sem alterar o tema ativo.

Lembre-se de que Multiple Themes não pode alterar os painéis de administração do WordPress. Também é recomendado não usar temas e plugins pagos ao utilizar este plugin.

Se o plugin não funcionar com o seu site, considere usar o recurso Multisite do WordPress ou um construtor de páginas do WordPress.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como adicionar vários temas ao WordPress. Se você tiver alguma dúvida, informe-nos nos comentários abaixo.

Perguntas frequentes sobre Multiple Themes do WordPress

Leia as perguntas frequentes a seguir para entender melhor o assunto.

Quantos temas meu site WordPress pode ativar simultaneamente?

Você pode ativar um tema por vez em seu site WordPress. No entanto, você pode instalar e visualizar vários temas no painel do WordPress e alternar entre eles conforme necessário. Quaisquer alterações feitas no tema ativo ficarão visíveis em seu site.

Posso usar um tema diferente para páginas diferentes?

Sim, você pode usar um tema diferente para páginas diferentes em seu site WordPress usando um plugin como Multiple Themes . Este plugin permite que você atribua um tema diferente a páginas, posts ou categorias individuais, oferecendo maior flexibilidade na personalização.

Com que frequência devo alterar o tema do meu site WordPress?

Não há prazo definido para alterar o tema do site WordPress. É recomendável alterar seu tema se ele ficar desatualizado, incompatível com a versão mais recente do WordPress ou se quiser melhorar o design e a funcionalidade do seu site.

Para usuários do Império WP, o Napoleon oferece CPU dedicados, cPanel, Contas de E-mails Ilimitadas, Temas Premium para WordPress, Licenças Pro do Elementor e Divi Builder, certificados SSL gratuitos, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.