A maioria dos iniciantes se sente sobrecarregado quando se trata de escolher um tema para seu site WordPress. Existem milhares de opções gratuitas e pagas. Cada tema parece melhor do que o outro. Como você escolhe o melhor tema para WordPress? Neste artigo, vamos compartilhar as 9 coisas que você deve considerar, para que possa escolher o melhor tema WordPress para o seu site.

Por que você deve ter cuidado ao escolher um tema WordPress?

WordPress é usado para criar todos os tipos de sites. É por isso que cada tema atende a um segmento do mercado diferente.

Seu tema WordPress deve complementar o conteúdo do seu site. Por exemplo, se você está começando um blog sobre política ou questões sociais, então deseja um tema que melhore a legibilidade.

Muitos temas do WordPress vêm com toneladas de opções de personalização. Se não forem codificadas corretamente, essas opções podem dificultar a mudança de temas ou o uso de outros plugins do WordPress.

Por outro lado, alguns temas WordPress que parecem realmente ótimos podem tornar seu site incrivelmente lento. Ninguém gosta de sites lentos, especialmente o Google, que prefere classificar os sites mais rápidos em uma posição superior.

Seu tema é a cara do seu site WordPress e desempenha um papel importante na forma como os usuários e os mecanismos de pesquisa o percebem.

Você provavelmente já ouviu o ditado: ‘Nem tudo que reluz é ouro' .

Dito isso, vamos dar uma olhada nas etapas que você pode seguir para garantir que selecionou o melhor tema para o seu site WordPress.

1. Pense na simplicidade

Muitos temas WordPress vêm com muitas cores, layouts complexos, animações chamativas, etc. Às vezes você pode precisar dessas coisas, mas na maioria dos casos você realmente não precisa de tudo isso.

Procure um tema que tenha um layout de design que o ajude a atingir seu objetivo. Ele precisa ter uma boa aparência, mas sem comprometer a usabilidade e a simplicidade.

Certifique-se de que o estilo de apresentação do tema não seja excessivamente complicada. O objetivo do web design é ajudar os usuários a encontrar as informações de que precisam e, ao mesmo tempo, ajudar os proprietários de sites a atingir seus objetivos.

Se um tema parece ótimo, mas não o ajuda a conseguir novos negócios ou assinantes, então não é um bom tema. Também não é um bom tema quando os usuários não conseguem se orientar no site.

2. Ser responsivo não é mais uma opção

Temas responsivos ajustam seu layout em diferentes tamanhos de tela e dispositivos.

Um número significativo de tráfego da internet é gerado a partir de dispositivos móveis e outros dispositivos portáteis. Dependendo dos assuntos do seu site, esse número pode chegar a mais de 50% do seu tráfego.

O Google mostra os sites otimizados para celular no topo de seus resultados de pesquisa para celular. Independentemente dos assuntos e dados demográficos do seu site, todos os sites precisam ser responsivos e totalmente prontos para dispositivos móveis.

A maioria dos temas do WordPress já responde por padrão. Mas ainda existem vendedores que estão vendendo layouts de largura fixa que não são compatíveis com dispositivos móveis de forma alguma. Certifique-se de que o tema escolhido para o seu site seja compatível com dispositivos móveis.

Teste o tema para dispositivos móveis

A maneira mais fácil de testar se um tema é responsivo ou não é redimensionar a tela do navegador. Ao redimensionar a tela do navegador, você perceberá que o layout do tema se ajustará à largura da tela.

Para um teste mais completo, você pode copiar a URL da página de demonstração do tema e colá-lo na página de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.

Observe que este teste mostrará alguns avisos, independentemente da qualidade do tema. Procure sinais de alerta, como texto muito pequeno, conteúdo mais largo do que a tela, etc.

3. Compatibilidade do navegador

Seus usuários usarão navegadores diferentes. Seu tema pode parecer perfeito no navegador que você usa, mas pode haver algo danificado em outros navegadores.

É aqui que entra a compatibilidade do navegador. A maioria dos desenvolvedores de temas do WordPress testa seus temas rigorosamente usando ferramentas sofisticadas de teste de compatibilidade do navegador.

Eles podem mencionar isso claramente em seu site. Mas se não o fizerem, você sempre pode executar alguns testes básicos para verificar o tema em diferentes navegadores como Google Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, etc.

Não se esqueça de testar em diferentes navegadores no celular também.

4. Plugins suportados

O verdadeiro poder do WordPress vem com os plugins do WordPress. Esses plugins permitem que você faça qualquer coisa com o seu site WordPress.

Embora existam muitos plugins para WordPress, alguns plugins são obrigatórios para todos os sites. Como o Gravity Forms, Rank Math SEO, Convert Pro, W3 Total Cache, etc.

Certifique-se de que o seu tema WordPress suporta todos os plugins populares. Se você não tiver certeza, pergunte ao desenvolvedor do tema sobre isso.

5. Tradução + Multi-idioma

A maioria dos sites WordPress não está em inglês. Você pode estar criando um site em um idioma diferente do inglês. Talvez você tenha planos de criar um site WordPress multi-idioma no futuro.

Certifique-se de que seu tema WordPress esteja pronto para tradução e seja compatível com plugins multi-idioma do WordPress.

6. Construtores de páginas (Page Builders)

Os construtores de páginas (Page Builders) são plugins do WordPress que permitem criar layouts de página usando a interface de usuário de arrastar e soltar.

Muitos temas premium do WordPress vêm com construtores de páginas pré-instalados. Alguns desses construtores de páginas são usados ​​apenas por esse desenvolvedor de tema.

Usar esse construtor de páginas para criar landing pages pode produzir muitos códigos indesejados. Se você mudar de tema, essas páginas exigirão muita limpeza.

Você deve escolher temas que são enviados com um dos plugins de construção de páginas mais usados. Você também pode comprar esses construtores de páginas separadamente para usar com outros temas.

7. Opções de suporte quando você precisar de ajuda

Uma desvantagem de usar um tema WordPress gratuito é que o suporte não é garantido. Embora alguns desenvolvedores forneçam excelente suporte para seus temas gratuitos, muitos temas gratuitos não têm opção de suporte.

Se você bagunçar seu tema WordPress, terá que descobrir por conta própria. Você também pode acabar pagando um desenvolvedor terceirizado para resolver os menores problemas.

Certifique-se de selecionar um tema WordPress que tenha boa documentação e opções de suporte. A maioria dos temas premium do WordPress oferecem documentação detalhada com 1 ano de suporte por e-mail ou sistema de ticket.

8. SEO

Seu tema WordPress desempenha um papel importante no desempenho de SEO do seu site. Um tema com boa aparência ainda pode gerar HTML mal codificado que pode deixar o seu site lento e afetar o desempenho do seu site nos motores de busca.

Pode ser difícil para iniciantes analisar o código-fonte de um tema por conta própria. É por isso que muitos desenvolvedores de temas WordPress premium permitem que você saiba que suas páginas são otimizadas para SEO.

Você também pode dar uma olhada para ver se a página gera HTML5 adequado verificando-o com o serviço de validação de marcação W3C. No entanto, observe que a ferramenta W3C gerará muitos avisos com os quais não deve se preocupar.

9. Avaliações e resenhas

Outro indicador sólido da qualidade de um tema WordPress são as classificações e análises fornecidas por seus usuários. Se o tema for vendido em um mercado de terceiros como ThemeForest, você verá comentários de clientes.

Para temas gratuitos do WordPress, você encontrará a seção de avaliações logo abaixo do botão de download. Ele mostrará o número de comentários e estrelas dados pelos usuários. Se você clicar em 5 estrelas, ele mostrará todos os comentários que deram 5 estrelas ao tema.

Quase todos os temas do WordPress podem receber algumas críticas negativas. mas se o número de críticas negativas for excepcionalmente alto, você deve lê-las com atenção.

Como instalar um tema no WordPress

Instalar um tema WordPress é muito simples. Primeiro você precisa baixar o arquivo zip do tema para o seu computador.

Depois disso, faça login na sua área de administração do WordPress e vá para a página Aparência » Temas.

No topo da página de temas, você precisa clicar no link Adicionar novo.

Isso o levará para a página de adicionar novo tema. Você pode usar esta página para procurar temas gratuitos para instalar. Mas como já baixamos o tema, você precisa apenas clicar no link Enviar tema na parte superior.

Agora você verá a caixa de upload do tema. Clique no botão escolher arquivo para selecionar o arquivo zip do tema que você baixou para o seu computador anteriormente e, em seguida, clique no botão Instalar agora.

O WordPress agora irá carregar o tema do seu computador para o seu site e instalá-lo para você. Depois de fazer isso, você verá uma mensagem de sucesso com links para visualizar ou ativar o tema.

Se não quiser usar um tema imediatamente, você pode clicar no botão de visualização ao vivo para testar o tema sem ativá-lo.

Observe que você terá que ativar um tema para poder usá-lo em seu site.

Para ter instruções mais detalhadas, consulte nosso guia para iniciantes sobre como instalar um tema WordPress.

Como alterar os temas do WordPress com segurança

Para novos sites WordPress, você pode apenas escolher o tema perfeito e instalá-lo em seu site. No entanto, se você tiver um site WordPress estabelecido, será necessário alternar corretamente o tema para evitar qualquer efeito no desempenho e no SEO do seu site.

Primeiro, você precisa entender o que acontece com um site WordPress quando você muda de tema. Aqui está nosso guia sobre o que acontece quando você muda o seu tema WordPress.

Algumas configurações em seu site WordPress desaparecerão e não serão aplicadas automaticamente ao seu novo tema. Você precisa entender essas coisas e como colocá-las de volta em seu novo tema.

Compilamos um checklist útil de coisas que você deve fazer antes de alterar os temas do WordPress.

Depois disso, você precisa seguir as instruções em nosso tutorial sobre como alternar corretamente os temas do WordPress em seu site .

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a selecionar o tema perfeito para o seu site WordPress. Você também pode querer ver nossa lista de plugins WordPress obrigatórios para sites de negócios.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.