Como rastrear links externos no WordPress

Você quer rastrear links externos no WordPress?

Links externos são os links que levam os usuários para fora do seu site. Podem ser links para produtos afiliados, redes sociais ou simplesmente outros sites que você vinculou a partir de seu site.

Neste artigo, mostraremos como rastrear facilmente links externos no WordPress para ver quais links externos obtêm mais cliques.

Por que rastrear links externos no WordPress?

Depois de criar seu site, você precisa aprender como os usuários interagem com ele, para que possa expandi-lo. A melhor maneira de fazer isso é usando o Google Analytics.

Ele permite que você veja de onde seus usuários estão vindo, quais páginas estão visualizando e quanto tempo estão gastando em seu site. Essas informações ajudam você a ajustar sua estratégia e melhorar seu site de acordo.

Da mesma forma, aprender sobre links externos ou de saída pode ajudá-lo a entender quais links de saída são clicados com mais frequência. Se você recomendar produtos afiliados, o rastreamento de links de saída ajudará você a saber quais produtos têm melhor desempenho com seu público.

Você também pode encontrar novas ideias de conteúdo rastreando links externos. Se as pessoas clicarem para visualizar o conteúdo em outro site, você abordará o mesmo assunto em seu site.

Além disso, ajuda a criar novas parcerias. Você pode se inscrever em programas de afiliados, obter backlinks ou trocar posts de visitantes com sites para os quais você envia muito tráfego.

Dito isso, vamos dar uma olhada em como rastrear facilmente links externos no WordPress.

Rastreamento de todos os links externos no Google Analytics

A maneira mais fácil de rastrear links externos em seu site é usando o plugin MonsterInsights.

MonsterInsights é o plugin mais popular do Google Analytics para WordPress. Ele permite que você conecte corretamente o seu site com o Google Analytics e configure o rastreamento avançado sem tocar em uma única linha de código.

Atenção: Com uma assinatura básica no repositório Ultrapack você tem acesso ao MonsterInsights Pro e todas as suas atualizações futuras, além de mais de 8 mil plugins premium. Eles possuem assinatura em todos os desenvolvedores presentes no diretório Ultrapack. Todos os itens são 100% originais e livres de vírus.

Com o MonsterInsights, tudo o que você precisa fazer é instalar o plugin e ele configurará automaticamente o rastreamento de links externos no Google Analytics. Ele funciona imediatamente e não há necessidade de realizar etapas adicionais para rastrear cliques em links externos.

Primeiro, você precisará instalar e ativar o plugin MonsterInsights. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

Para este tutorial, usaremos a versão MonsterInsights Lite, pois inclui rastreamento de link externo . Também existe uma versão MonsterInsights Pro que oferece mais recursos de rastreamento, como rastreamento de comércio eletrônico e relatórios de painel.

Após a ativação, você será redirecionado para a tela de boas-vindas do MonsterInsights. Basta clicar no botão “Launch the Wizard” para configurar o Google Analytics no WordPress.

Para obter instruções de configuração completas, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar o Google Analytics no WordPress.

Após a ativação, o MonsterInsights começará a rastrear links externos em seu site no Google Analytics. Se você estiver usando a versão Pro, poderá desbloquear o relatório Publisher e ver quais links externos obtêm mais cliques dentro do painel do WordPress.

Para visualizar o relatório, basta acessar a página Insights » Reports e clicar na guia “Publisher”. Depois disso, vá em frente e role para baixo até o relatório ‘Top Outbount Links'.

Como configurar o rastreamento de link de afiliado no WordPress

Muitos proprietários de sites WordPress usam plugins de marketing de afiliados para gerenciar e camuflar links de afiliados. A camuflagem permite que você encurte suas URLs de afiliados e os torne mais legíveis.

Por exemplo, se usar um plugin de gerenciamento de link de afiliado, como Pretty Links , você pode fazer com que suas URLs de afiliados tenham a seguinte aparência:

http://exemplo.com.br/refer/nomedoproduto/

No entanto, o Google Analytics não rastreia essas URLs como links externos por padrão. É aqui que o MonsterInsights se torna útil. Você pode especificar o caminho para seus links de afiliados e o plugin irá rastreá-los automaticamente no Google Analytics.

Para começar, basta acessar a página Insights » Settings e clicar na guia “Publisher”.

Agora, você precisa fornecer o caminho que usa para seus links de afiliados. Este é o prefixo adicionado pelo seu plugin do gerenciador de links de afiliado. Por exemplo, se você usou “referer” como o prefixo, vá em frente e adicione-o no campo Path.

Depois disso, você precisa fornecer um rótulo para esses links. Esse rótulo será adicionado ao seu relatório do Google Analytics e ajudará você a identificar esses links em seus relatórios. Não se esqueça de clicar no botão “Save Changes” para armazenar suas configurações.

Em seguida, você pode visualizar seus principais links de afiliados no WordPress usando MonsterInsights. Basta ir para Insights » Reports e clicar na guia “Publisher”. Em seguida, role para baixo até o relatório Principais links de afiliados e veja em quais links seus visitantes clicam com mais frequência.

Visualização de relatórios de links externos no Google Analytics

Se você acabou de habilitar o rastreamento de links externos em seu site WordPress, deixe o Google Analytics pelo menos 24 horas para coletar os dados.

Depois disso, você pode acessar sua conta do Google Analytics e ir para a página Comportamento » Eventos » Principais eventos.

Você verá seus links externos listados como categoria de evento “link externo” e “outbound-link” e seus links afiliados serão listados com o rótulo que você adicionou nas configurações do plugin.

Em seguida, você pode clicar no evento “link externo” e “outbound-link” e ele mostrará as URLs externos que os usuários clicaram em seu site.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como rastrear links externos no WordPress. Você também pode querer ver nosso guia passo a passo de SEO para WordPress e os melhores plugins para WordPress.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.