Como configurar o Cloudflare no WordPress (CDN gratuito)

Você deseja configurar o Cloudflare no WordPress e usar um CDN gratuito?

Cloudflare é um dos melhores serviços de CDN disponíveis no mercado. Eles oferecem um CDN gratuito que acelera seu site, juntamente com um conjunto de recursos de segurança poderosos para sites de pequenas empresas.

O desafio é que muitos usuários iniciantes não conseguem usar o Cloudflare porque acham que é difícil de configurar.

Neste guia, vamos orientá-lo em uma configuração completa do Cloudflare no WordPress para ajudá-lo a melhorar a velocidade do seu site.

Índice:

  • O que é um CDN? Por que você precisa disso?
  • O que é o Cloudflare CDN?
  • Configurando o Cloudflare CDN no WordPress
  • Método 1: Configuração do Cloudflare a partir do Web Host cPanel (SiteGround ou Bluehost)
  • Método 2: Configurando o Cloudflare manualmente
  • Configurando as configurações mais importantes da Cloudflare
  • Otimizando Cloudflare para WordPress

O que é um CDN? Por que você precisa de um CDN para seu site?

Um CDN ou Content Delivery Network é um sistema de servidores distribuídos que ajuda a entregar os arquivos do seu site mais rapidamente aos usuários com base em sua localização geográfica.

Normalmente, um serviço de hospedagem na internet atende os visitantes do seu site a partir de um único local.

Todos os usuários acessam o mesmo servidor, não importa onde estejam localizados. Isso pode resultar em um atraso na entrega de conteúdo para usuários que moram mais longe do servidor de hospedagem central do seu site.

Os CDNs resolvem esse problema configurando vários servidores de borda em diferentes locais ao redor do mundo.

Esses servidores CDN armazenam em cache o conteúdo estático do servidor de origem/central do seu site, armazenam e os apresentam aos usuários depois que eles solicitam.

Conteúdo de Entrega de Conteúdo Por CDN

Quando houver uma solicitação do usuário, o servidor CDN mais próximo da localização do usuário irá lidar com isso.

Por exemplo, se alguém no Brasil quiser acessar um site hospedado no Reino Unido, um servidor CDN no Brasil atenderá a essa solicitação, não o servidor principal no Reino Unido.

Com um CDN, todas as solicitações do usuário são tratadas pelos servidores CDN mais próximos. Isso reduz a distância física entre os visitantes e o servidor do seu site.

Como resultado, isso melhora o desempenho e a velocidade do seu site para todos os usuários, independentemente de sua localização geográfica.

Um site mais rápido também melhora a experiência do usuário e dá ao seu site um pequeno impulso nas classificações de SEO para WordPress.

O uso de uma CDN também reduz a carga em seu servidor primário e o protege contra falhas durante picos de tráfego.

O que é o Cloudflare CDN?

Cloudflare é um dos provedores de CDN gratuitos e um dos mais populares disponíveis na internet. É uma grande rede de servidores distribuídos globalmente que armazenam automaticamente o conteúdo estático e fornecem conteúdo dinâmico rapidamente.

Além de um serviço CDN, o Cloudflare também é um firewall de site baseado em nuvem e um servidor proxy distribuído. Ele monitora todo o tráfego de entrada no seu site e bloqueia o tráfego suspeito antes mesmo de chegar ao seu servidor.

Eles oferecem um plano básico gratuito adequado para sites e blogs de pequenas empresas. Eles também oferecem planos pagos a partir de US $ 20 por mês.

A Cloudflare é uma excelente opção para pequenas empresas que procuram um CDN gratuito. No entanto, se você quiser utilizar todos os recursos do Cloudflare, precisará do plano Business, que custa US$ 200 por mês.

Nota: não usamos Cloudflare no ImpérioWP. Em vez disso, usamos a Sucuri como firewall de site e CDN. Este firewall tem o duplo benefício de melhorar a velocidade e a segurança.

Configurando o Cloudflare em seu site WordPress

Configurar o Cloudflare em um site WordPress é bastante fácil. Existem dois métodos diferentes:

  • Usando uma opção de configuração da Cloudflare de clique único no painel de controle da sua hospedagem de site.
  • Ao se inscrever manualmente no site da Cloudflare.

O primeiro método é a maneira mais fácil de habilitar o Cloudflare CDN em seu blog WordPress.

Alguns dos principais serviços de hospedagem do WordPress, como o Bluehost e SiteGround , fizeram parceria com a Cloudflare para oferecer uma opção de configuração fácil por meio de seu painel de controle.

Se a sua hospedagem de site não oferecer uma opção de configuração integrada do Cloudflare, você poderá adicionar manualmente o serviço ao seu site. Mostraremos ambos os métodos em detalhes abaixo.

Método 1: Configurando o Cloudflare CDN com a opção de configuração com um clique no cPanel

Mencionamos anteriormente que algumas empresas de hospedagem WordPress, como Bluehost ou SiteGround , oferecem uma opção fácil de configurar o Cloudflare CDN no WordPress.

Essas hospedagens fornecem um aplicativo de integração Cloudflare integrado em seu cPanel de hospedagem para habilitar o serviço com apenas alguns cliques.

Essa opção de configuração da Cloudflare funciona de maneira semelhante com a maioria das empresas de hospedagem que possuem a integração. Para sua referência, mostraremos o processo de configuração na hospedagem do SiteGround / Bluehost.

Habilitando o CDN da Cloudflare no Cpanel Bluehost / SiteGround

Se você estiver usando o SiteGround ou Bluehost como sua empresa de hospedagem WordPress, poderá configurar o Cloudflare CDN em seu site em apenas alguns minutos.

Para começar, faça login na sua conta cPanel e você encontrará a opção “Cloudflare” listada na guia “SPEED”. Por exemplo, dê uma olhada na captura de tela abaixo.

Para habilitar o CDN gratuito do Cloudflare em seu site, basta clicar no botão “Configure” para continuar.

Aqueles que usam a versão mais antiga do cPanel o encontrarão na seção “Site Improvement Tools”. Depois disso, clique no ícone “Cloudflare”.

Depois disso, você verá um pop-up solicitando que você crie uma conta Cloudflare ou se conecte à sua conta existente.

Basta digitar um endereço de e-mail e senha e clicar no botão “Create”.

Em seguida, você verá uma mensagem indicando que a ativação da CDN está em andamento.

Depois de concluído, o CDN da Cloudflare estará ativo em seu site WordPress.

Método 2: Configurando o Cloudflare CDN no WordPress manualmente

Se sua hospedagem não tiver uma opção de configuração da Cloudflare com um único clique, você poderá usar esse método. Pode levar mais alguns minutos, mas também é fácil de usar.

Para começar, você precisa visitar o site da Cloudflare e clicar no botão “Cadastre-se”.

Na próxima página, você precisa inserir seu endereço de e-mail e senha para criar uma conta Cloudflare. Basta inserir as informações necessárias e clicar no botão “Criar conta”.

Na próxima tela, você será solicitado a escolher o tipo de plano Cloudflare que deseja.

Para este tutorial, escolheremos o plano padrão da Cloudflare. Em seguida, clique em “Iniciar”.

Depois disso, você precisa inserir a URL do seu site.

Em seguida, clique no botão “Adicionar site”.

Depois disso, você pode escolher um plano gratuito ou pago.

Role para baixo para escolher o plano gratuito e clique em “Continuar”.

Depois disso, o Cloudflare mostrará uma lista de todos os registros DNS encontrados por seus sistemas. Isso incluirá seus subdomínios também.

Os registros de DNS que você deseja que passem pelo Cloudflare terão o ícone de nuvem laranja. Os registros de DNS que ignorarão o Cloudflare terão um ícone de nuvem cinza.

Você precisa revisar a lista para garantir que seu domínio principal esteja ativo no Cloudflare com um ícone de nuvem laranja.

Depois de verificar seus registros DNS, clique na opção Continuar na parte inferior.

Na próxima e última etapa de sua configuração, a Cloudflare solicitará que você atualize seus servidores de DNS. Será solicitado que você altere seus servidores deDNS e apontá-los para os servidores de DNS do Cloudflare.

Aviso: A alteração de servidores de DNS pode levar algum tempo para se propagar por toda a Internet. Durante esse período, seu site pode ficar inacessível para alguns usuários.

Você pode alterar os servidores de nome da sua conta de registro de domínio , como Namecheap ou registro.br.

Ou, se você obteve um domínio gratuito da sua empresa de hospedagem na internet, como o Bluehost, precisará alterar o servidor de DNS fazendo login na sua conta de hospedagem.

Para este tutorial, mostraremos como alterar os servidores de nomes no painel de controle do Bluehost.

Embora o processo seja semelhante em todas as empresas de hospedagem, você sempre pode pedir a sua empresa de hospedagem instruções detalhadas para o painel de controle.

Depois de fazer login no painel do Bluehost, vá para a seção “Domains” e selecione seu nome de domínio. Depois disso, clique na guia “Name Servers” e na opção “Edit”.

Em seguida, você precisa selecionar “Custom” e inserir os servidores de nomes fornecidos pela Cloudflare.

Em seguida, clique no botão “Save”.

Depois disso, você precisa voltar à página de configuração do Cloudflare e clicar no botão “Concluído, verifique os nameservers” para concluir a configuração.

Ele agora verificará seus novos servidores de DNS automaticamente.

É isso! Agora levará alguns minutos para atualizar seus servidores de DNS de domínio e ativar o Cloudflare.

Uma vez ativado, você verá a mensagem de sucesso em seu painel da Cloudflare.

Agora você pode personalizar suas configurações do Cloudflare neste painel. Mostraremos as configurações mais críticas na próxima seção.

Nota: As capturas de tela acima mostram o painel de controle do Bluehost. As configurações do seu servidor de DNS podem parecer diferentes se você estiver usando uma empresa de hospedagem diferente.

Configurando as configurações mais importantes do Cloudflare

Sua configuração básica do Cloudflare está completa, mas há algumas configurações essenciais que você precisa definir para manter seu site WordPress seguro.

1. Configure as regras de página específicas do WordPress

Ao configurar regras de página, você pode personalizar como a Cloudflare funciona em páginas específicas do seu site. É especialmente útil para proteger páginas críticas, como página de login, área wp-admin, etc.

A conta gratuita da Cloudflare permite configurar três regras de página. Se você quiser adicionar mais regras de página, precisará pagar US$ 5 por mês por cinco regras adicionais.

Primeiro, você precisa clicar na opção “Regras” no menu de navegação lateral e depois clicar no botão “Criar Page Rules”.

Depois disso, você pode configurar três regras de página diferentes.

Basta adicionar as seguintes configurações abaixo para proteger seu site.

a) Proteja sua página de login do WordPress

URL da página: seusite.com.br/wp-login.php*
Configurações: Nível de segurança – Máxima

Em seguida, clique em “Salvar e implantar”.

b) Excluir WordPress Dashboard da Cloudflare e habilitar alta segurança

URL da página: seusite.com.br/wp-admin*
Configurações: Nível de segurança – Máxima
Nível de cache – Ignorar
Desativar desempenho
Desativar aplicativos

Em seguida, clique em “Salvar e implantar”.

c) Forçar HTTPS

URL da página: http://*seusite.com.br*
Configuração: sempre usar HTTPS

Em seguida, clique em “Salvar e implantar”.

Observação: alguns usuários relataram problemas ao configurar o HTTPS forçado com a Cloudflare.

2. Defina as configurações do certificado SSL

Outra configuração importante é o certificado SSL disponível no menu “SSL/TSL” na parte superior.

Certifique-se de clicar no botão de opção “Completo” se você já estiver usando SSL.

Se você não possui um certificado SSL, consulte nosso guia sobre como conseguir um certificado SSL gratuito para seu site.

Quando terminar, a Cloudflare fornecerá um cobiçado cadeado verde para indicar que seu site é seguro.

Otimizando Cloudflare para WordPress usando um plugin

A Cloudflare oferece um plugin dedicado para configurações otimizadas para WordPress com um clique.

O plugin permite que você configure rapidamente o Cloudflare em seu site WordPress, adicione conjuntos de regras de firewall de aplicativos da Web (WAF), limpe automaticamente o cache e muito mais.

Para começar, instale e ative o plugin Cloudflare em seu site. Para mais detalhes, veja nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

Uma vez feito, você precisa visitar Configurações » Cloudflare no seu painel de administração para definir as configurações do Cloudflare.

Na página de configurações, você verá um botão “Create Your Free Account” e uma opção de login para contas existentes. Basta clicar no link “Sign in here”.

Na próxima tela, você precisará inserir seu e-mail e chave de API da Cloudflare.

Clique no link “Get your API Key from here.”.

Isso abrirá um pop-up para a área da sua conta no site da Cloudflare.

Verifique se você está na página “Meu perfil” e clique no menu movel e na opção de menu “Tokens de API”.

Depois disso, vá para a seção “Global API Key” e clique no botão “Exibir”.

Isso abrirá um pop-up e exibirá sua chave de API.

Você precisa copiar a chave.

Em seguida, volte ao painel do WordPress e insira seu endereço de e-mail e chave de API.

Em seguida, clique no botão “Save API Credentials”.

Depois disso, as configurações do Cloudflare aparecerão no seu painel.

A partir daqui, você pode aplicar uma otimização do WordPress com um clique, limpar o cache, habilitar o cache automático e muito mais.

Para otimizar seu site WordPress, clique no botão “Apply”.

Em seguida, clique na opção de menu “Settings”.

Aqui você encontrará mais configurações de otimização do site.

Você pode rolar para baixo nesta tela para encontrar a seção “Security”.

Para melhorar sua segurança, selecione “High” na lista suspensa.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como configurar o gratuito CDN  do Cloudflare no WordPress. Você também pode querer ver nosso melhor guia de segurança do WordPress.

Para usuários do Império WP, o Bluehost oferece 1 domínio gratuito, um certificado SSL gratuito e um GRANDE desconto em hospedagem. Além de Migração gratuita do WordPress, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.