12 dicas e ferramentas vitais para combater spam em comentários no WordPress

Você está cansado de lidar com spam em comentários no WordPress ? Bem, você não está sozinho.

Comentários de spam são um grande problema, especialmente se você não estiver preparado para lidar com eles de maneira adequada.

Neste artigo, vamos compartilhar os melhores plugins de spam de comentários do WordPress e dicas úteis para combater os comentários de spam no WordPress. Essas dicas economizarão muito tempo e eliminarão significativamente o spam de comentários do seu site.

Por que você precisa lidar com spam de comentários no WordPress?

A Internet está cheia de robôs de spam que espalham automaticamente links para sites nefastos na forma de spam de comentários. O objetivo desses comentários de spam é obter classificação nos mecanismos de pesquisa e também obter cliques acidentais de visitantes desavisados.

Mas nem todo spam de comentários é enviado por bots. Também existem comentários de spam enviados por humanos. Esses comentários fora do assunto e mal escritos são mais difíceis de capturar e geralmente contêm links para sites de terceiros.

Se você não estiver monitorando seu site e esses comentários forem publicados, seus usuários reais e os mecanismos de pesquisa serão capazes de vê-los.

Isso afeta a reputação do seu site. Os usuários considerariam seu site como um site de baixa qualidade ou spam.

Os mecanismos de pesquisa também podem marcar seu site como inseguro se encontrarem links para sites que distribuem malware e vírus.

Dito isso, vamos ver como você pode combater o spam de comentários de forma eficaz, para que você gaste menos tempo se preocupando com o spam e mais tempo no crescimento de seu negócio online.

1. Ative a moderação de comentários no WordPress

Primeiro, certifique-se de que nenhum comentário em seu site seja publicado sem sua aprovação. Esta etapa garantirá que os comentários não ignorem nenhum filtro e também dará a você controle total sobre quais comentários aparecerão em seu site.

Esta solução é altamente recomendada para sites de negócios, como escritórios de advocacia, contabilidade, etc.

Vá até a página Configurações » Discussão na área de administração do WordPress. Em seguida, role para baixo até a seção “Antes de um comentário aparecer” e marque a caixa ao lado da opção “O comentário deve ser aprovado manualmente”.

Ative a moderação de comentários no WordPress

Não se esqueça de clicar no botão “Salvar alterações” para armazenar suas configurações.

Todos os seus comentários do WordPress serão mantidos para moderação e você terá que aprovar manualmente cada comentário antes que ele apareça em seu site.

Agora você deve estar se perguntando como eu examinaria todos os comentários? Bem, nas próximas dicas, mostraremos como eliminar comentários de spam para que você só tenha que passar por comentários genuínos.

2. Ative a proteção anti-spam Akismet

Ative a proteção anti-spam Akismet

Akismet é um plugin anti-spam que vem pré-instalado com o WordPress. Ele filtra todos os comentários do WordPress em seu site por meio de seu banco de dados anti-spam e bloqueia os tipos mais comuns de comentários de spam automaticamente.

O Akismet está disponível como um plugin gratuito, mas você precisará se cadastrar para obter sua chave API. Você pode obtê-lo gratuitamente para um blog pessoal ou um pequeno site.

3. Usando um firewall para combater comentários de spam

Embora o Akismet seja capaz de capturar muitos comentários de spam, ele não pode impedir que os spammers acessem o seu site. Muitos pedidos de spammers para enviar comentários podem tornar o seu site mais lento e afetar o desempenho.

É aqui que entra um firewall. Um firewall para WordPress que permite bloquear solicitações suspeitas antes mesmo de chegarem ao seu site.

Eles podem impedir que bots e scripts automatizados enviem comentários. Isso reduz a carga em seus servidores e o número de comentários de spam que você recebe.

As duas principais soluções de firewall para WordPress do mercado:

Astra Security – Oferece serviços de firewall e limpeza de malware. Ele nos ajuda a melhorar a segurança de nossos projetos em WordPress e ativamente bloquear ataques cibernéticos. É a melhor solução custo benefício para empresas que precisam de segurança e possuem um orçamento apertado.

Sucuri Security – AntiVírus e Firewall para seu site. Elas ajudam a protegê-lo contra ataques de hack e DDoS ataques ao seu site. Eles também irão limpar seu site se você for hackeado. Eles possuem um preço salgado, mas é uma das soluções mais confiáveis do mercado.

4. Usando Honeypot para Pegar Bots de Spam

Usando Honeypot para Pegar Bots de Spam

A tecnologia Honeypot é um método eficaz para induzir os spambots a se identificarem. Assim que forem identificados, seus comentários podem ser bloqueados.

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plugin Antispam Bee. Após a ativação, simplesmente vá para Configurações » Antispam Bee e marque a opção de marcar como spam para todos os comentários capturados pelo honeypot.

Não se esqueça de clicar no botão salvar alterações para armazenar suas configurações.

O plugin agora usará a técnica do honeypot para capturar os bots de spam ruins. Ele também tem outro filtro antispam, como validar o endereço IP de sua lista negra de comentários do WordPress e muito mais.

5. Adicionar verificação reCAPTCHA do Google

Adicionar verificação reCAPTCHA do Google

Usando o plugin reCAPTCHA para comentários WP, você pode ativar o desafio reCAPTCHA do Google em seus formulários de comentários.

ReCAPTCHA é uma forma avançada de CAPTCHA, que é uma tecnologia usada para diferenciar entre robôs e usuários humanos. O Google torna mais fácil para os usuários verificar sua identidade simplesmente clicando no botão da caixa de seleção.

Para spambots, essa tecnologia é muito difícil de contornar porque, quando o Google detecta um bot de spam, é um desafio muito mais difícil.

6. Removendo o campo de URL do site do formulário de comentários

O campo URL no formulário de comentário atrai não apenas spammers (automatizados e humanos), mas também convida pessoas que não têm absolutamente nenhum interesse na discussão.

Esses comentários geralmente contêm uma ou duas linhas sem sentido irrelevante, e o nome do autor do comentário conterá uma palavra-chave ou uma combinação de um nome real com palavras-chave.

Basta adicionar o código a seguir ao arquivo functions.php do tema do WordPress ou a um plugin site-específico.

function wpb_disable_comment_url($fields) {
unset($fields['url']);
return $fields;
}
add_filter('comment_form_default_fields','wpb_disable_comment_url');

Este código simplesmente filtra os campos do formulário de comentário do WordPress e remove o campo site do formulário.

Observação: você precisará fazer login em sua hospedagem WordPress via FTP para fazer o upload do código acima.

7. Desativar comentários em anexos de mídia

O WordPress cria automaticamente páginas de anexo de imagem onde os usuários podem ver uma imagem e até mesmo deixar um comentário sobre ela.

Se você estiver vinculando suas imagens à página de anexo, depois de um tempo, você terá muitas páginas de anexo com comentários ativados nelas.

Se as imagens são uma parte central do seu conteúdo, tudo bem. Mas se você não quiser que os usuários comentem nas imagens, desative os comentários nos anexos de mídia.

A maneira mais fácil de fazer isso é instalando o plugin Desativar comentários . Após a ativação, vá para a página Configurações » Desativar comentários e marque a caixa ao lado da opção “Mídia”.

Clique no botão salvar alterações para armazenar suas configurações.

8. Desative Trackbacks no WordPress

Uma grande parte do SPAM de comentários são trackbacks. Para a maioria dos blogs, não é necessário ativar os trackbacks. Você pode optar por desabilitar trackbacks em todo o seu blog ou em um post individual. Esta é uma maneira fácil de reduzir significativamente o SPAM de comentários.

Você pode encontrar a opção acima visitando Configurações » Discussão . Isso desativará os trackbacks de todo o seu site.

9. Desative os comentários em posts antigos

Desative os comentários em posts antigos

O WordPress permite que você desative comentários em posts antigos. Isso é particularmente útil para sites que publicam conteúdo mais oportuno, como sites de notícias ou eventos.

Basta ir para Configurações » Discussão , em “Outras configurações de comentários”, você verá a opção “Encerrar automaticamente comentários em posts com mais de”. Marque a caixa ao lado desta opção e digite o número de dias que você deseja que os comentários sejam exibidos em um post.

O WordPress agora fechará automaticamente os comentários em posts anteriores ao número de dias definido para esta opção. Se precisar, você pode substituir o prazo de comentários no WordPress para posts individuais onde deseja que os comentários permaneçam abertos.

10. Desativar Comentários

Caso você sinta que não precisa de comentários em seu site WordPress ou a moderação de comentários esteja muito além do seu tempo disponível para esta tarefa, lembre-se de que você sempre pode desativar os comentários no WordPress. Tudo que você precisa fazer é ir para Configurações » Discussão e desmarcar a caixa ao lado de “Permitir que pessoas enviem comentários em novos posts”.

Perguntas frequentes dos usuários

Por que eles estão me enviando spam?

Os spammers desejam obter melhores classificações de pesquisa ou atrair visitantes desavisados ​​para sites duvidosos e maliciosos. Eles acham que, com o spam, podem obter mais links e, de alguma forma, isso afetará positivamente suas classificações de pesquisa.

Na maioria dos casos, não é um ataque pessoal contra você, mas sim um processo sistemático que visa muitos blogs.

O que acontece aos comentários marcados como “Spam”?

Os comentários que você marca como spam não são exibidos no seu site. Você pode deletar comentários com spam em lote e / ou recuperar bons comentários da lista de SPAM.

Por que todos os comentários vão para a fila de moderação?

Você ativou a moderação de comentários como a primeira dica neste artigo. Isso lhe dá controle absoluto sobre qualquer comentário publicado em seu site.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a encontrar dicas e ferramentas úteis para combater o spam de comentários no WordPress. Ou veja nossos tutoriais sobre como aumentar o tráfego do seu site.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.