Frequentemente somos questionados por iniciantes sobre como escolher entre temas WordPress gratuitos e premium. Quais são as vantagens e desvantagens? Se você também teve essas perguntas, está no lugar certo. Neste artigo, discutiremos temas gratuitos versus temas premium do WordPress (prós e contras).

Temas gratuitos para WordPress

Em primeiro lugar, gostaríamos de mencionar que, quando dizemos temas gratuitos, queremos dizer temas gratuitos do WordPress que estão listados no diretório oficial de temas do WordPress.org.

NÃO recomendamos que os usuários baixem e instalem quaisquer temas gratuitos distribuídos por outras fontes não confiáveis.

É grátis

O maior benefício de um tema WordPress gratuito é o custo, gratuito. Isso reduz a barreira de entrada para iniciar um blog .

No entanto, ouvir a palavra grátis torna muitas pessoas cautelosas. Por que alguém daria a você um tema WordPress gratuito quando outros estão vendendo temas premium? Qual é o truque?

Frequentemente, as pessoas pensam que os temas gratuitos são de baixa qualidade. Muito pelo contrário.

Processo de revisão estrito

Os temas gratuitos do WordPress são, na verdade, mantidos em um padrão de qualidade superior. Todos os temas no diretório oficial de temas do WordPress passam por um rigoroso processo de revisão de temas.

Existem algumas pessoas muito talentosas na equipe de revisão de tema que examinam e testam esses temas antes de serem incluídos no diretório.

Temas gratuitos do WordPress tem o código testados para compatibilidade com o padrão, suporte para recursos padrão do WordPress, HTML e CSS de qualidade, segurança, privacidade, etc.

Como você pode imaginar, são necessários desenvolvedores talentosos para criar temas WordPress de qualidade para que sejam aprovados no diretório oficial.

Mas por que eles estão dando de graça?

Existem muitos benefícios em dar e compartilhar.

Isso ajuda os desenvolvedores de temas a aprimorarem suas habilidades porque, durante o processo de revisão, a equipe de revisão de temas audita seu código e sugere melhorias.

Também lhes dá a chance de disponibilizar seu tema para uma grande base de usuários, onde as pessoas podem usá-lo, fornecer feedback e sugerir melhorias.

Outras vantagens, são construir reputação como um desenvolvedor qualificado, construir um portfólio, conseguir oportunidades de negócios para customizar esses temas gratuitos ou até mesmo desenvolver temas customizados para clientes.

Portanto, embora os temas gratuitos sejam definitivamente bons, existem algumas desvantagens.

Os contras de temas gratuitos para WordPress

As desvantagens dos temas gratuitos ou premium do WordPress podem ser muito subjetivas. O que uma pessoa consideraria uma desvantagem pode não ser motivo de preocupação para muitas outras.

Estas são algumas desvantagens comuns de usar um tema WordPress gratuito:

  1. Opções de suporte limitadas – Os desenvolvedores de temas WordPress gratuitos oferecem suporte por meio de fóruns do WordPress, mas não são obrigados a responder às perguntas de suporte.
  2. Recursos e funcionalidade limitados – embora os temas gratuitos sejam compatíveis com a maioria dos recursos padrão do WordPress, muitos deles não oferecem recursos extras, como criação de botões, uso de shortcodes, criação de landing pages, etc.
  3. Não são tão exclusivos – Temas gratuitos são usados ​​por muitos sites e blogs, portanto, seu site não terá um design exclusivo. Além disso, geralmente há opções personalização muito limitadas para alterar a aparência visual.
  4. Sem obrigação – Temas gratuitos são distribuídos sem garantias, então, se algo der errado, você estará sozinho.

Se você usa um tema gratuito e não tem uma funcionalidade específica que você está procurando (por favor, não deixe uma avaliação de 1 estrela). Você não pagou nada por este tema.

Em vez disso, se você pedir com educação ou fizer uma pequena doação, é muito mais provável que os desenvolvedores adicionem esse recurso.

Temas premium para WordPress

Ao contrário dos temas gratuitos, os temas premium do WordPress estão disponíveis para compra em várias lojas e mercados de temas WordPress de terceiros.

Mais recursos e opções de personalização

A maior vantagem de um tema premium é que você obtém mais recursos e opções de personalização.

Devido à competição na indústria temática premium, as lojas de temas estão sempre tentando oferecer mais recursos a preços mais baixos.

Como cliente, você obtém temas que contêm opções como arrastar e soltar, shortcodes, vários layouts e modelos e opções de cores ilimitadas.

Suporte e atualizações

Os temas premium do WordPress vêm com atualizações e suporte regulares.

Principalmente porque essas lojas de temas estão realmente ganhando dinheiro em vez de fazê-lo de graça.

Mais Único

Como há um custo associado aos temas premium, eles são usados ​​com menos frequência quando comparados aos temas gratuitos.

Sem mencionar que as opções de personalização oferecem a capacidade de personalizar seu tema de forma ilimitada.

Combinando os dois, seu site se destacará e terá uma aparência única.

Os contras dos Temas Premium WordPress

Nem todos os temas premium são perfeitos.

Aqui estão alguns problemas comuns que podem ser uma desvantagem.

  1. Código ruim – Algumas vezes você pode acabar comprando um tema premium que parece bonito, mas tem padrões de codificação pobres, o que pode torná-lo incompatível com alguns plugins. Principalmente porque esses temas não precisam passar por um processo de revisão rigoroso.
  2. Muitos recursos – para vender mais temas, os desenvolvedores de temas podem adicionar muitos recursos desnecessários aos seus temas. Você provavelmente nunca usará todos esses recursos, mas eles ainda estão lá, tornando o seu site lento.
  3. Cruzando para o domínio de plugins – Às vezes, os temas do WordPress podem cruzar para o domínio de plugins, oferecendo funcionalidades que não deveriam oferecer. Por exemplo, criar tipos de posts personalizados e outras coisas que desapareceriam assim que você mudasse de tema.

Como encontrar temas premium que são realmente tão bons quanto o prometido?

A maneira mais fácil de encontrar um tema premium confiável é comprando-o de uma das lojas e desenvolvedores de temas confiáveis.

As três lojas de tema WordPress premium bem respeitadas que recomendamos são: Elegant Themes, ThemeForest e Themify.

Para arrastar e soltar o construtor de páginas, recomendamos o uso do Elementor Pro.

Saiba o que você está comprando

Lembre-se de que, ao comprar um tema WordPress premium, você não está contratando aquela loja de temas ou desenvolvedor para configurá-lo para você. Você também não tem uma licença exclusiva e o desenvolvedor do tema não oferece nenhuma garantia.

A maioria das boas lojas de temas oferece acesso à documentação e fóruns de suporte, onde você pode obter mais ajuda, se necessário. Esse suporte preferencial é, na verdade, o que você está pagando.

Qualquer boa loja de temas deve ter um bom sistema de suporte, documentação e ajuda disponível para você configurar seu tema.

Estou confuso … Como faço para escolher?

Ao escolher um tema WordPress para o seu site, você precisa se fazer algumas perguntas.

1. Você realmente precisa de muitos recursos, opções de administração de tema personalizado, slides e outros recursos para o seu site?

2. Você pode solucionar problemas do WordPress sozinho ou precisa de ajuda com eles?

3. Você quer um tema com aparência profissional que não seja muito comum ou deseja um layout básico?

Se você está apenas começando com um blog pessoal ou site familiar, um tema WordPress gratuito seria suficiente para suas necessidades.

Por outro lado, se você for uma pequena empresa, recomendamos que escolha um tema pago. Fornece recursos e opções extras de personalização, além da tranquilidade de saber que o suporte está disponível caso você precise.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como escolher entre temas WordPress gratuitos e premium.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.