Você já se perguntou o que aconteceria se você mudasse o tema do WordPress? Com tantos temas bonitos do WordPress disponíveis, pode ser tentador mudar para um tema mais bonito. Embora seja mais seguro mudar um tema no WordPress, existem algumas coisas que você precisa manter em mente. Neste artigo, responderemos à pergunta: “o que acontece quando você muda seu tema WordPress” e coisas que você precisa fazer para garantir que seu site funcione corretamente após a mudança.

Antes de mudar de tema no WordPress

É extremamente importante que você crie um backup completo do WordPress quando estiver fazendo uma grande mudança, como alternar temas, instalar plugins ou importar / exportar dados.

Antes de ativar um novo tema do WordPress, você deve visualizá-lo para ver como ele afetará seu site. O WordPress permite que você instale e visualize temas sem ativá-los.

Basta instalar um tema e clicar no botão “Ver ao vivo” sob esse tema.

muda de tema no WordPress

Ao visualizar seu tema, você deve fazer anotações sobre as coisas que o novo tema afetará no seu site. Navegue pela página principal do seu site, post, páginas e arquivos. Veja como o novo tema trata as coisas de maneira diferente.

Agora você precisa decidir se pode ajustar facilmente o novo tema para manter os recursos do site antigo que deseja manter.

Dito isso, vamos dar uma olhada no que acontece quando você muda para um novo tema no WordPress.

Menus provavelmente desaparecerão em um novo tema

O WordPress vem com um sistema de menu de navegação embutido. Cada tema do WordPress define os locais do tema onde os menus são exibidos.

É por isso que quando você muda o seu tema WordPress, haverá novos locais de menu.

O menu que você atribuiu anteriormente a um local de tema precisará ser reatribuído para outro local.

Basta ir para Aparência »Menus. Em seguida, selecione o menu que deseja usar e verifique a localização do tema onde deseja que o menu seja exibido.

As configurações de widget serão alteradas

Os widgets permitem que você coloque facilmente diferentes elementos nas barras laterais do seu tema WordPress. Quando você altera o tema no WordPress, semelhante aos menus, essas barras laterais são substituídas pelas novas barras laterais do tema. Isso desativará automaticamente seus widgets ativos.

Observe que alguns temas mostrarão automaticamente widgets padrão do WordPress. Mas todos os widgets com personalizações serão colocados na seção de widgets inativos.

Você ainda pode usar esses widgets e adicioná-los de volta às suas barras laterais.

As configurações do tema desaparecerão

Cada tema do WordPress vem com diferentes opções de personalização. Na verdade, existem alguns temas WordPress que vêm com toneladas de opções de personalização controladas por seu próprio painel de opções de tema.

Essas configurações podem incluir o logotipo do seu site, favicon, cabeçalho, imagem de fundo, etc. Todas essas configurações irão desaparecer quando você mudar para o seu novo tema WordPress.

Se fez uma lista de alterações, provavelmente você pode tentar configurar essas coisas em seu novo tema. No entanto, é possível que seu novo tema não tenha todos os recursos que seu tema anterior tinha OU que possa ter mais recursos do que seu tema anterior.

Na maioria dos casos, essas configurações não afetam o desempenho do seu site nos mecanismos de pesquisa. O impacto de perder essas configurações não será tão significativo. No entanto, alguns temas agrupam as configurações de SEO em seu painel de opções de tema. Nesse caso, você precisará transferir as configurações de SEO com o transportador de dados de SEO.

Tipos de Posts e Taxonomias Específicas do Tema Desaparecerão

Alguns temas do WordPress (não aqueles no diretório oficial de temas do WordPress), cruzam sua funcionalidade pretendida e avançam para o domínio do plugin.

Isso significa que esses temas passam a oferecer funcionalidades que não estão relacionadas à aparência do seu site. Funcionalidade como a criação de tipos de posts personalizados, taxonomias personalizadas que podem ser usadas para exibir conteúdo como portfólio, depoimentos, etc.

Quando você altera o tema do WordPress, esses tipos de posts personalizados e taxonomias se tornam inacessíveis. Eles ainda serão armazenados em seu banco de dados WordPress, mas você precisará fazer uma personalização adicional para exibi-los no novo tema.

Os sliders específicos do tema desaparecerão

Muitos temas do WordPress oferecem uma maneira fácil de adicionar controles deslizantes (sliders) em diferentes seções do seu site. Esses sliders desaparecerão quando você alternar o tema.

É por isso que recomendamos que nossos usuários usem um plugin confiável para adicionar sliders ao seu site WordPress.

Os shortcodes específicos do tema desaparecerão

Os shortcodes (códigos curtos) fornecem uma maneira mais fácil de trazer funcionalidades para posts e widgets do WordPress. Muitos temas do WordPress vêm com um extenso conjunto de códigos de acesso para adicionar botões, galerias, controles deslizantes, layouts de coluna, etc.

Ao trocar de tema, todos os shortcodes específicos do tema serão desabilitados.

Isso fará com que seu shortcodes apareça como texto dentro de seus posts. Infelizmente, não há uma maneira fácil de apenas clicar em um botão e importar shortcodes do seu tema antigo para o novo tema do WordPress. No entanto, você pode encontrar e remover shortcodes não utilizados de posts do WordPress.

Coisas que não serão afetadas por uma mudança de tema

Seus posts e páginas do WordPress não serão afetados pela mudança de tema. No entanto, dependendo de como seus temas antigos exibiam posts, imagens, anexos e páginas, eles podem parecer um pouco diferentes em seu novo tema.

Todos os seus uploads de mídia não serão afetados pela mudança de tema. No entanto, muitos temas WordPress vêm com seus próprios tamanhos de imagem para imagens e miniaturas apresentadas. Você pode precisar regenerar os tamanhos das imagens depois de mudar o tema.

As configurações padrão do WordPress localizadas no menu Configurações também não serão afetadas.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender o que acontece quando você muda o seu tema do WordPress e você está melhor preparado para a transição. Você também pode querer ver nossa lista de 13 coisas que você deve fazer antes de alterar os temas do WordPress.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.