Por que ter um blog? 14 benefícios de blogar

Frequentemente, os usuários nos perguntam por que eles deveriam blogar e quais são os benefícios dos blogs.

Os blogs existem desde 1993 e se tornaram uma ferramenta de marketing essencial para muitas empresas. Mas ainda é relevante na era das mídias sociais?

Neste artigo, falaremos sobre por que você deve blogar. E quais são os benefícios dos blogs?

Principais razões e benefícios de um blog

Os blogs começaram como uma maneira de os indivíduos escreverem sobre suas paixões, vida cotidiana e coisas que achavam interessantes. Eles eram como jornais ou diários online.

No entanto, os blogs rapidamente se tornaram uma parte importante da estratégia de marketing para as empresas devido aos seus benefícios.

Atualmente, existem 1,9 bilhão de sites no mundo, e mais de 600 milhões são blogs. Isso significa que a indústria de blogs representa um terço da web.

Para obter mais informações, consulte nosso guia sobre o que é um blog e como ele difere de um site .

Destes, o WordPress alimenta mais de 43% de todos os sites, o que o torna o melhor construtor de sites e a melhor plataforma de blogs.

É usado por indivíduos e empresas para promover suas ideias, marcas, histórias, produtos e muito mais.

Vamos nos aprofundar e dar uma olhada em alguns dos benefícios mais importantes dos blogs e por que você deve considerar começar um blog.

1. Um blog traz tráfego para seu site

Um blog traz tráfego para seu site

Um site de negócios típico consiste em algumas páginas importantes. Você pode ter uma página inicial, páginas para seus produtos/serviços, uma página de contato e mais algumas.

Os mecanismos de pesquisa podem não achar seu site mais importante do que milhares de outros sites muito mais antigos do mesmo setor.

Adicionar um blog permite que você publique conteúdo adicional que, com o tempo, o ajudará a trazer mais tráfego para seu site.

Descubra o segredo para Hospedagem WordPress definitiva!

Conheça a Hospedagem WordPress Napoleon e desfrute de um serviço excepcional, otimizado para usuários exigentes como você. Aproveite agora!

Saiba mais

Por exemplo, digamos que você venda mangueiras de jardinagem em seu site. Existem milhares de empresas que vendem produtos semelhantes e os usuários podem nunca encontrar seu site por conta própria.

No entanto, com os blogs, você pode adicionar mais conteúdo relevante aos assuntos que estão procurando.

Por exemplo, você pode escrever sobre “Ferramentas de jardinagem ecológicas” ou “preservação da água”. Você também pode escrever guias sobre como manter pequenos gramados e jardins e muito mais.

Escrever conteúdo para um blog abre uma porta para mais tráfego para seu site, permitindo que você alcance mais clientes, ganhe um público mais amplo e até mesmo atraia negócios de grandes marcas.

2. Os blogs ajudam você a gerar mais leads e conversões

Os blogs ajudam você a gerar mais leads e conversões

Agora trazer tráfego para seu site criando um blog foi a parte fácil. A parte mais complexa é converter esse tráfego em vendas e crescimento para o seu negócio.

Mais de 70% das pessoas que visitam seu site hoje, nunca mais o encontrarão. Isso porque há muito conteúdo e informação na internet.

Um blog ajuda você a converter o tráfego do site em leads em potencial, convertê-los em assinantes e seguidores de mídia social e permitir que você os alcance posteriormente.

Ferramentas como o OptinMonster ajudam você a criar uma lista de e-mail e aumentar seus seguidores nas redes sociais.

Adicione notificações push ao seu blog e você poderá enviar mensagens direcionadas aos visitantes do blog e trazê-los de volta ao seu site.

3. Ajuda você a redirecionar o conteúdo para outros canais de marketing

Para construir uma presença de marketing ativa, você precisa promover ativamente sua empresa online.

No entanto, o problema com um site estático é que não há conteúdo novo para você compartilhar.

Adicionar um blog ao seu site permite que você use ativamente o conteúdo do blog em seus outros canais de marketing.

Por exemplo, aqui estão algumas maneiras de reutilizar o conteúdo do post do blog.

  • Compartilhe o link do post do seu blog nas mídias sociais
  • Use o conteúdo do post do blog na sua newsletter por e-mail
  • Faça um vídeo do YouTube com base no conteúdo do post do blog
  • Edite vídeos do YouTube para criar conteúdo para TikTok, Instagram Stories e muito mais.

Essas são todas as maneiras pelas quais reutilizamos o conteúdo do Império WP em nossas mídias sociais e canais de marketing e funciona muito bem.

4. Ajuda você a construir autoridade em seu setor

Ajuda você a construir autoridade em seu setor

É mais difícil provar sua experiência e autoridade em um assunto se tudo o que você tem é um site de cinco páginas vendendo seus produtos/serviços.

Adicionar um blog permite que você publique regularmente conteúdo sobre assuntos relacionados ao seu setor. Isso ajuda você a estabelecer autoridade e ganhar a confiança dos usuários.

Se você estiver publicando novos conteúdos consistentemente, você se tornará o local ideal para seus usuários e outras empresas interessadas nesses assuntos.

Seja você uma empresa ou um indivíduo, essa confiança é um ativo inestimável. Isso abrirá enormes oportunidades de crescimento.

5. Ajuda a fortalecer o reconhecimento da marca

Ajuda a fortalecer o reconhecimento da marca

Um blog ajuda a fortalecer a identidade da sua marca. Dá a você mais oportunidades de usar seu logotipo personalizado em seu site, seus perfis sociais, resultados de pesquisa e muito mais.

Esse reconhecimento de marca, quando combinado com a confiança e autoridade do cliente, agrega um valor enorme aos seus ativos digitais.

Como indivíduo, você é reconhecido por líderes do setor, influenciadores e entusiastas. Isso abre portas para muitas oportunidades.

Da mesma forma, como negócio, sua marca se torna mais valiosa e esse peso será considerado por qualquer potencial comprador caso queira vender seu negócio no futuro.

6. Ajuda você a construir um público envolvente

Ajuda você a construir um público envolvente

Um site estático não deixa muito espaço para uma conversa. É pouco inspirador e muitas vezes bastante chato.

Adicionar um blog ao seu site ajuda você a trazer a conversa para o seu site. Agora os usuários podem interagir com os posts do seu blog deixando um comentário , compartilhando-o nas redes sociais, escrevendo sobre ele e muito mais.

Recomendamos que todos os nossos usuários se envolvam com comentários e outras atividades de usuários em seus blogs.

Ele ajuda você a construir uma comunidade em torno do seu negócio, o que é extremamente útil.

Quando as pessoas deixam alguns comentários em seu blog, elas desenvolvem uma afinidade com sua marca que compensa na hora de fazer uma compra.

Esses usuários também são mais propensos a recomendar seus produtos/serviços para seus amigos e familiares.

7. Compartilhe notícias de negócios, anúncios, vendas e muito mais

Um blog, por outro lado, torna isso super fácil. Na verdade, você pode entrar em mais detalhes, adicionar contexto e escrever um conteúdo mais persuasivo.

Por exemplo, se você está lançando uma promoção na Black Friday, pode promovê-la com uma postagem no blog. Em seguida, promova essa postagem de blog em seu site com um cabeçalho flutuante ou um banner de rodapé.

Em um site estático típico, é difícil compartilhar notícias de negócios, anúncios, eventos de vendas e muito mais.

Você pode torná-lo mais gratificante para seus usuários regulares e oferecer um código de cupom especial para os leitores do seu blog.

8. Ajuda a melhorar o SEO de longo prazo

Ajuda a melhorar o SEO de longo prazo

Um site estático tem menos páginas e, mesmo que tenham uma classificação alta, você ainda está limitado a um conjunto fixo de palavras-chave.

Adicionar um blog permite que você segmente palavras-chave relacionadas e cubra mais áreas escrevendo sobre assuntos diferentes, mas relacionados.

Durante um período de tempo, você terá vários posts classificados no topo em várias palavras-chave. Cada um desses conteúdos é como um soldado em seu exército.

Se você otimizar adequadamente o WordPress SEO, poderá gradualmente construir todo um exército de conteúdo.

Isso não apenas ajuda você a classificar palavras-chave secundárias com tanta autoridade, até mesmo sua página inicial e outras páginas começam a ter uma classificação mais alta.

9. Vença a concorrência no tráfego de pesquisa orgânica

Uma grande parte da pesquisa de palavras-chave é descobrir para quais palavras-chave sua concorrência está classificada.

Isso ajuda você a ver quais palavras-chave trazem mais negócios para eles e, em seguida, pode criar seu próprio conteúdo direcionado a essa palavra-chave.

Ter um blog oferece muito espaço para vencer sua concorrência no tráfego de pesquisa orgânica.

10. Permite que você eduque os clientes

Permite que você eduque os clientes

Quando perguntados por que leem posts de blog, 33% das pessoas disseram que queriam aprender algo novo.

Os posts do blog permitem que você eduque os clientes sobre as diferentes maneiras pelas quais eles podem usar seus produtos.

Você pode aproveitar esta oportunidade para comparar seu produto com os concorrentes, mostrar os recursos do produto, informar os usuários sobre os benefícios e muito mais.

Isso torna seus posts de blog altamente valiosas, mesmo para seus clientes existentes. Eles podem usar artigos de blog para aprender sobre novos recursos que talvez não estejam usando.

Basicamente, é uma oportunidade para você fornecer valor real aos seus usuários enquanto promove seus produtos/serviços ao mesmo tempo.

11. Crie fluxos de receita adicionais para o seu negócio

Crie fluxos de receita adicionais para o seu negócio

Os blogs oferecem muitas oportunidades para gerar receita adicional para sua empresa e ganhar dinheiro online usando seu blog WordPress.

Por exemplo, você pode exibir anúncios em seus posts de blog usando o Google AdSense. Você também pode promover produtos afiliados e ganhar dinheiro com marketing de afiliados.

Você pode até usar seu blog para vender conteúdo premium usando MemberPress ou Easy Digital Downloads.

12. Ajuda você a aprender marketing digital

Adicionar um blog oferece mais oportunidades para expandir suas habilidades de marketing. Você terá mais conteúdo para promover, o que pode ser adequado para ainda mais canais de marketing.

Por exemplo, você encontrará mais oportunidades para promover novos posts em sites de mídia social. Você também terá mais conteúdo útil para incluir em sua newsletter.

Ao explorar diferentes oportunidades para promover cada parte do conteúdo, você aprende mais habilidades de marketing para alcançar novos públicos.

13. Desbloqueia parcerias e oportunidades de crescimento

Os blogs são um ímã para atrair oportunidades de parceria para impulsionar o crescimento do seu negócio.

Com toda a atividade acontecendo em seu blog, você atrairá a atenção de indivíduos e empresas que procuram oportunidades mutuamente benéficas.

Por exemplo, novos fornecedores podem entrar em contato para oferecer melhores preços ou preços de atacado , lojas menores podem querer vender seus produtos, grandes empresas podem querer fazer parceria com você regionalmente e muito mais.

Da mesma forma, se você vende serviços ou apenas promove sua marca pessoal, seu blog pode ajudá-lo a ser apresentado às pessoas certas. Você poderá aumentar gradualmente sua rede e influência.

14. Ajuda você a encontrar o emprego dos seus sonhos

Seu blog pode eventualmente levá-lo a encontrar o emprego dos seus sonhos. O blog é uma ferramenta popular para construir uma marca pessoal e promover seus serviços e habilidades online.

Você pode mostrar sua paixão, habilidades e conhecimento em seus interesses específicos. Isso pode chamar a atenção de empresas que procuram pessoas talentosas como você.

Mesmo que as empresas não entrem em contato com você, você pode contatá-las. Seu blog ajudará você a ver seu interesse, paixão e experiência de uma maneira mais interessante do que um currículo simples.

Como começar a blogar imediatamente

Primeiro, você precisa escolher a plataforma certa. Recomendamos o uso do WordPress, que é a plataforma de blogs mais popular do mundo .

Agora, quando dizemos WordPress, queremos dizer WordPress.org e não WordPress.com.

Veja a diferença entre WordPress.org e WordPress.com em nossa comparação detalhada.

Para iniciar um blog WordPress.org, você precisará de um nome de domínio e uma conta de hospedagem.

Nossos amigos da Napoleon estão oferecendo aos usuários do ImpérioWP: Contas de E-mails Ilimitadas, Tráfego Ilimitado, Domínios Ilimitados, Certif. SSL Ilimitado e Suporte Especializado em WordPress. Basicamente, você poderá começar com apenas R$ 29,90 por mês.

Depois de se inscrever para um nome de domínio e hospedagem, o Napoleon instalará automaticamente o WordPress para você.

Precisa de mais ajuda? Veja nosso guia completo para iniciantes sobre como iniciar um blog com instruções passo a passo.

Para usuários do Império WP, o Napoleon oferece CPU dedicados, cPanel, Contas de E-mails Ilimitadas, Temas Premium para WordPress, Licenças Pro do Elementor e Divi Builder, certificados SSL gratuitos, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.