Guia para iniciantes: o que é VoIP e como funciona?

Frequentemente somos questionados por iniciantes: o que é VoIP e como funciona o VoIP? Se você não é um usuário técnico, deve ter ouvido falar que pode usar o VoIP para adicionar um número de telefone comercial ao seu site.

O VoIP é uma maneira mais econômica de obter um número de telefone comercial para o seu site em comparação com uma linha telefônica tradicional. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, você precisa entender completamente do que se trata a tecnologia.

Neste guia para iniciantes, responderemos o que é VoIP e como o VoIP funciona nos bastidores. O objetivo é ajudá-lo a entender como o VoIP pode economizar seu dinheiro e ajudá-lo a expandir seus negócios.

Conquiste a confiabilidade que seu site WordPress merece!

Confie na Hospedagem WordPress Napoleon para garantir a estabilidade e segurança do seu site. Experimente o melhor serviço disponível agora!

Saiba mais

Aqui está uma visão geral do que vamos cobrir neste guia. Você pode clicar nesses links para ir direto para diferentes seções.

O que é VoIP?

VoIP (Voice Over Internet Protocol) é uma tecnologia telefônica que permite fazer e receber chamadas telefônicas usando a Internet em vez das linhas telefônicas tradicionais.

Ao contrário dos sistemas de telefonia fixa que são limitadas o um único telefone de mesa em seu escritório, o VoIP permite que você faça e receba chamadas telefônicas comerciais de seu laptop, tablet, smartphone comum (usando um aplicativo) e até mesmo telefones de escritório compatíveis com VoIP.

Como todas as chamadas são feitas pela Internet, é extremamente econômico para chamadas domésticas e de longa distância (internacionais). A maioria dos provedores VoIP empresariais oferece minutos ilimitados sem nenhum custo extra.

Além da economia de custos, você também obtém todos os recursos avançados do telefone, como chamada em espera, roteamento de chamadas, tons de chamada, atendimento automático, vários números de telefone e muito mais.

Conquiste a confiabilidade que seu site WordPress merece!

Confie na Hospedagem WordPress Napoleon para garantir a estabilidade e segurança do seu site. Experimente o melhor serviço disponível agora!

Saiba mais

É por isso que a maioria das pequenas empresas e até mesmo empresas corporativas estão mudando de provedores de telefonia tradicionais para um provedor de VoIP comercial.

Como o VoIP realmente funciona?

Para entender como o VoIP realmente funciona, veremos o que acontece quando você faz ou recebe uma chamada telefônica no telefone VoIP.

Quando você faz uma chamada telefônica usando VoIP, o aplicativo de número de telefone comercial ou adaptador VoIP pega o sinal de áudio analógico e o transforma em sinal digital.

Esses dados de voz digital são enviados para o provedor de serviços telefônicos comerciais usando sua Internet e, finalmente, a mensagem é roteada para o telefone do cliente.

Esse processo acontece quase instantaneamente, e é por isso que às vezes a qualidade do som do VoIP é ainda melhor do que as chamadas telefônicas normais.

Conquiste a confiabilidade que seu site WordPress merece!

Confie na Hospedagem WordPress Napoleon para garantir a estabilidade e segurança do seu site. Experimente o melhor serviço disponível agora!

Saiba mais

Como o VoIP é diferente do sistema telefônico tradicional?

O VoIP funciona de maneira diferente nos bastidores de um sistema de telefonia fixa regular.

Os sistemas de telefonia tradicionais usam o método de comutação de circuitos para conectar chamadas. Quando você faz uma chamada pela rede telefônica pública comutada (PSTN – Public Switched Telephone Network, ou Rede Telefônica Pública Comutada), você é conectado à pessoa do outro lado da linha e ela é conectada a você em um circuito.

A tecnologia “Circuit switching” é usada há mais de 100 anos. É confiável e ainda funciona, mas não é o mais eficiente ou econômico.

Em vez disso, o VoIP usa o método de “comutação de pacotes”. Isso significa que os dados são enviados apenas quando necessários. Uma conexão breve e instantânea é criada cada vez que você fala. A conexão não precisa ir nos dois sentidos o tempo todo. Você e a pessoa com quem está falando normalmente não estarão falando ao mesmo tempo.

Além disso, os pacotes de dados são enviados com eficiência. Eles podem usar muitos caminhos diferentes através da internet. Os pacotes são então colocados juntos novamente quando chegam ao seu destino.

Os pacotes de dados também podem ser compactados para economizar espaço. Isso permite que eles viajem ainda mais rapidamente pela internet.

Tudo isso acontece muito rápido. A menos que haja um problema com sua conexão de internet, você não notará nenhum atraso durante a chamada.

Embora o VoIP possa parecer bastante técnico e complicado, o principal a entender é que o VoIP é um método mais eficiente de transferência de dados durante chamadas telefônicas.

Você provavelmente já usou VoIP antes sem saber, por meio de um aplicativo como o Skype ou o Google Voice.

Vantagens e desvantagens do VoIP em comparação

Como usamos um serviço telefônico comercial VoIP em nossa empresa há anos, é justo dizer que sabemos uma ou duas coisas sobre os prós e contras.

Aqui está nossa análise detalhada dos prós e contras do VoIP.

Vantagens do VoIP – Benefícios do uso do VoIP

Mudar de um serviço tradicional de companhia telefônica para um sistema telefônico VoIP baseado em nuvem tem muitos benefícios.

Menor Custo Mensal

Uma das maiores vantagens do VoIP é que você tem um custo mensal menor nas chamadas nacionais e internacionais.

A maioria dos provedores de telefonia VoIP geralmente inclui chamadas domésticas ilimitadas gratuitamente. As chamadas internacionais também costumam ser muito baratas.

Além disso, você também economizará dinheiro em despesas de serviço de reparo e manutenção que você paga atualmente ao seu provedor de telefonia fixa.

Atenda chamadas de qualquer lugar – Completamente Portátil

Com o VoIP, você não precisa estar em um escritório, no local, sentado ao lado do telefone de sua mesa para atender ligações. Você pode receber chamadas de onde estiver usando um aplicativo em seu telefone, tablet ou laptop.

Esta é uma grande vantagem para as equipes que estão trabalhando remotamente ou em campo. Também é ótimo se você estiver viajando.

Recursos avançados de telefone comercial

As soluções VoIP normalmente incluem muitos recursos extras de telefone comercial. Por exemplo, você pode configurar chamadas em conferência facilmente com VoIP.

Além disso, a maioria dos provedores de serviços VoIP oferece recepcionista virtual, música de espera, chamada em espera, discagem automática , correio de voz para e-mail ou texto e muito mais. Você pode até obter funcionalidades avançadas de telecomunicações, como videoconferência.

Isso também pode resultar em economia de custos adicionais, porque muitas vezes os provedores de serviços telefônicos tradicionais cobram taxas recorrentes por esses complementos.

Escalabilidade e flexibilidade aprimoradas

Outra vantagem do VoIP é a maior escalabilidade. Esteja você contratando mais funcionários ou abrindo uma nova filial em uma nova cidade, o VoIP facilita o crescimento.

Ao contrário de um serviço telefônico tradicional que exigiria gastar dinheiro em hardware caro em linha dedicada, o VoIP permite adicionar membros à sua equipe com apenas alguns cliques no painel da sua conta.

Como o VoIP funciona em todos os smartphones, você pode até mesmo cortar custos de equipamentos adicionais e liberar espaço na mesa fazendo com que os membros de sua equipe instalem o aplicativo em seus telefones pessoais.

Desvantagens do VoIP – Desvantagens do uso do VoIP

Embora o VoIP seja uma tecnologia incrível, pode não ser perfeito para todos. Existem algumas desvantagens do VoIP das quais você deve estar ciente.

Você precisa de uma boa conexão com a Internet para fazer chamadas telefônicas

Como explicamos na seção como funciona o VoIP, você precisa ter uma conexão com a Internet para fazer chamadas telefônicas.

Se a sua internet estiver lenta, a qualidade da sua chamada pode ser afetada.

O bom é que a tecnologia VoIP não usa tanta largura de banda quanto você imagina. Uma boa conexão com menos de 70ms de ping e pelo menos 500 kbps de velocidade de upload é suficiente para chamadas VoIP.

No entanto, se você tiver muitos membros da equipe em seu escritório, talvez seja necessário examinar suas necessidades de largura de banda para o número de chamadas simultâneas que sua empresa fará ao mesmo tempo.

Você precisa contabilizar as quedas de energia

O serviço telefônico regular funciona durante quedas de energia. Mas você não pode fazer chamadas VoIP se não tiver energia ou acesso à Internet.

Normalmente, a maioria dos escritórios possui internet sem fio alimentada por roteadores WiFi. Esses roteadores precisam de eletricidade, portanto, se o seu prédio sofrer uma queda de energia, sua Internet também poderá cair, o que afetará seu serviço VoIP.

A maneira como atenuamos isso em nosso escritório é usando um sistema de backup de bateria para nosso roteador de internet. Como nossa internet é fornecida por uma empresa diferente da nossa eletricidade, nunca temos as duas interrupções ao mesmo tempo.

Além disso, como os membros de nossa equipe usam o aplicativo VoIP em seus telefones, eles sempre podem usar seus dados móveis para fazer chamadas telefônicas comerciais.

Você precisará treinar novamente sua equipe no novo sistema

Mudar para um novo sistema telefônico significa que você precisa treinar sua equipe sobre como usá-lo.

Felizmente, a maioria dos serviços VoIP é projetada para ser o mais direta e intuitiva possível. Isso significa que deve ser fácil treinar os membros da equipe sobre como usar os sistemas de telefonia em nuvem , mesmo que seus funcionários estejam trabalhando remotamente.

Como fazer uma chamada usando VoIP

Para fazer uma chamada usando VoIP, primeiro você precisa de um serviço de telefone comercial VoIP. Você também precisa de uma conexão com a Internet com boa largura de banda. Isso normalmente significa usar uma conexão de internet de banda larga.

Em seguida, você pode fazer uma chamada usando VoIP com qualquer um dos seguintes dispositivos:

  • Seu aparelho de telefone existente. Isso pode ser conectado ao sistema VoIP usando um ATA (adaptador de telefone analógico) que fornece um endereço IP . Essencialmente, basta conectar o telefone ao ATA em vez de direto na tomada.
  • Um telefone IP especial. Isso parece e funciona como um telefone normal. Ele tem um aparelho com botões que se encaixam em uma base de carregamento. No entanto, em vez de um conector de telefone RJ-11, o telefone IP possui um conector RJ-45. Isso significa que ele se conecta a uma porta Ethernet do seu roteador, não a um conector de telefone. Dependendo da estação, algumas empresas de VoIP podem oferecer um aparelho de telefone gratuito.
  • Seu computador. Você precisará de um aplicativo que permita fazer chamadas por VoIP. Isso às vezes é chamado de ‘softphone'. Obviamente, você também precisará de uma placa de som e um fone de ouvido ou um microfone e alto-falantes. Você também precisará de conectividade com a Internet, seja por ethernet ou wi-fi. As empresas de VoIP mais conhecidas têm aplicativos para Windows e Mac.
  • Seu celular. Novamente, você precisará do aplicativo certo e de uma conexão wi-fi. Você também pode usar um plano de dados móveis com 4G ou velocidades superiores. A maioria dos aplicativos VoIP funcionará em todos os smartphones, como dispositivos móveis Android e Apple iPhone (iOS).

Perguntas frequentes sobre telefone VoIP (Perguntas frequentes sobre VoIP)

Existem muitos provedores de VoIP comerciais diferentes e pode ser difícil saber qual é o melhor para suas necessidades.

Ao longo dos anos, ajudamos milhares de iniciantes a escolher a melhor plataforma de telefonia VoIP. Ouvimos quase todas as perguntas possíveis sobre VoIP que você possa imaginar.

A seguir estão as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre VoIP (Voice over IP).

Quanto custam as ligações domésticas x internacionais no VoIP?

A maioria dos serviços VoIP inclui chamadas domésticas ilimitadas sem custo extra. No entanto, alguns serviços de VoIP mais baratos cobram com base no número de minutos que você usa.

As tarifas internacionais variam de acordo com o provedor de VoIP que você usa, mas essas tarifas quase sempre são mais acessíveis do que as tarifas tradicionais de telefone fixo para chamadas internacionais.

Você pode manter seu número de telefone existente no VoIP?

Sim, ao mudar do telefone fixo tradicional para o telefone comercial VoIP, você pode solicitar a portabilidade do número, o que permite manter o número de telefone comercial existente.

A maioria dos bons serviços de VoIP permitem que você faça isso, mas verifique com eles antes de contratar.

Existe um backup de VoIP se sua conexão com a Internet cair?

Alguns serviços VoIP têm um backup caso sua conexão de banda larga caia ou a energia caia. Por exemplo, ele pode encaminhar chamadas automaticamente para um telefone celular.

O VoIP oferece roteamento de chamadas ou ramais para os membros da equipe?

Sim, a maioria dos bons provedores de serviços de telefonia VoIP inclui roteamento de chamadas, ramais telefônicos, fila de chamadas e atendimento automático sem custo adicional.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a responder às perguntas sobre o que é VoIP e como ele funciona nos bastidores. Você também pode gostar de nossa comparação dos melhores serviços de e-mail marketing para expandir seus negócios.

Para usuários do Império WP, o Napoleon oferece CPU dedicados, cPanel, Contas de E-mails Ilimitadas, Temas Premium para WordPress, Licenças Pro do Elementor e Divi Builder, certificados SSL gratuitos, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.