Gerenciar vários autores em um blog do WordPress pode ser agitado. Um bom fluxo de trabalho editorial é essencial para que um blog com vários autores funcione sem problemas.

Nossos usuários frequentemente nos perguntam como eles podem melhorar seu processo editorial em um blog WordPress de vários autores.

Felizmente, existe um excelente plugin para isso.

Neste artigo, mostraremos como usar efetivamente o PublishPress para gerenciar seu fluxo de trabalho editorial como um profissional.

Isso permitirá que você colabore facilmente com sua equipe editorial dentro do WordPress. Você também poderá organizar seu calendário editorial, executar estratégia de conteúdo e aumentar a produtividade.

Preparar? Vamos começar.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin PublishPress. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

O plugin funciona imediatamente, mas revisaremos diferentes opções de configuração em cada seção à medida que avançamos.

Vamos começar definindo seu fluxo de trabalho editorial.

Defina as etapas do seu fluxo de trabalho com status personalizados

PublishPress vem com um recurso chamado ‘Status personalizados' que permite definir as etapas do seu fluxo de trabalho.

Além dos status de posts padrão do WordPress, como Rascunho, Revisão pendente e Publicado, o plugin cria vários novos status para seus posts e páginas.

  • Passo – O autor submete uma sugestão de artigo ou uma ideia de post.
  • Atribuída – o post é atribuído a um autor
  • Rascunho – O rascunho padrão e o status de salvamento automático para postagens
  • Em andamento – Um artigo está em andamento. Usado durante a pesquisa inicial e processo de delineamento
  • Revisão pendente – Um artigo é submetido aos editores para revisão de uma publicação.
  • Publicado – um artigo foi publicado
  • Programado – Um artigo está programado para ser publicado posteriormente

Você e seus autores podem escolher um status com base no estágio atual do artigo em seu fluxo de trabalho. A opção de status está localizada na tela de edição na guia Post do editor de blocos:

Você também pode alterar o status do post na página Posts » Todas os posts , clicando no link Edição rápida abaixo de um post.

Precisa editar status personalizados para definir seu próprio fluxo de trabalho editorial?

PublishPress permite que você crie seus próprios status personalizados também. Basta acessar a página PublishPress » Configurações e alternar para a guia ‘Status'.

Em seguida, clique na guia “Adicionar novo” para criar seu status de fluxo de trabalho personalizado. Você precisará adicionar um nome e uma descrição para seu status personalizado e, em seguida, escolher uma cor / ícone para ele.

Não se esqueça de clicar no botão “Adicionar novo status” para salvar suas alterações. Agora você pode usar esse status personalizado para seus posts.

Adicionar comentários editoriais a seus posts

A comunicação entre a equipe é crucial para todos os blogs de vários autores. O PublishPress tem a opção de comentários editoriais, bem como notificações.

Comentários editoriais basicamente permitem comentários encadeados dentro do painel de administração do WordPress para discussão privada entre escritores e editores. Autores e editores podem adicionar comentários logo abaixo do editor de post.

Os membros da equipe receberão notificações quando um novo comentário for adicionado aos posts que estão seguindo ou editando.

Gerenciando notificações para andamento do fluxo editorial

PublishPress permite que você envie notificações automaticamente para comentários editoriais, bem como o progresso do processo editorial.

As notificações de progresso do fluxo editorial são enviadas quando um autor altera o status de um post. Por exemplo, quando um post é alterado de rascunho para revisão pendente.

Você pode gerenciar notificações e criar novas visitando a página PublishPress » Notificações.

Nesta página, você verá uma lista de fluxos de trabalho de notificação existentes. Você pode clicar no botão “Adicionar novo” para criar sua própria notificação personalizada.

Você pode selecionar quando enviar uma notificação, os usuários que serão notificados e para qual tipo de conteúdo.

Você também pode redigir o assunto e a mensagem do e-mail de notificação. Você encontrará os shortcodes úteis na coluna do lado direito para usar em sua mensagem de e-mail.

Adicionar metadados editoriais em seus posts de blog

O recurso de metadados editoriais permite adicionar informações úteis adicionais aos posts de seu blog. Basta editar o post ou criar um novo e você verá os campos de metadados editoriais na guia Post.

Por padrão, o plugin adiciona os metacampos de detalhes “Data do primeiro rascunho” e “Atribuição”. Você também pode criar e adicionar seus próprios campos de metadados.

Basta acessar a página PublishPress »Configurações em seu administrador do WordPress e clicar na guia Metadados.

fluxo de trabalho editorial WordPress

Em seguida, clique na guia ‘Adicionar novo' para criar novos metadados editoriais personalizados. A partir daqui, você pode adicionar um rótulo, uma descrição e um tipo de campo de formulário para seus metadados editoriais personalizados.

fluxo de trabalho editorial WordPress

Não se esqueça de clicar no botão “Adicionar Novo Termo de Metadado” para salvar suas alterações.

Agora você pode usar seu campo de metadados editoriais personalizados para seus posts.

Gerenciando seu calendário editorial com PublishPress

O planejamento e o gerenciamento de um calendário editorial proporcionam uma visão geral de sua fila de publicação.

Você pode ver o progresso do conteúdo e certificar-se de que está publicando no prazo e conforme planejado.

O PublishPress permite que você visualize e gerencie seu calendário editorial dentro da área de administração do WordPress.

O calendário mostra todos os posts que estão programadas para publicação, seus status de progresso e muito mais. Você também pode arrastar e soltar postagens para alterar suas datas programadas.

Você também pode clicar em um dia do calendário para programar instantaneamente a publicação de um post ou página para aquele dia específico.

Adicionar um Checklist de conteúdo para pré-publicação

PublishPress vem com um add-on premium para criar e adicionar um Checklist de conteúdo para pré-publicação que vale totalmente a pena. Basta instalar e ativar o complemento “PublishPress Checklists”.

Em seguida, você precisa visitar na opção Checklist no menu principal da administração do WordPress.

A partir daqui, você pode selecionar os tipos de post em que deseja exibir um Checklist de conteúdo. Depois disso, você precisa selecionar o que acontece quando todos os itens da lista de verificação não são concluídos.

Abaixo disso, você pode começar a adicionar itens do Checklist. Por exemplo, restrinja o número de categorias, marcas, imagem em destaque e quaisquer outros itens que você deseja adicionar.

Depois de criar seu Checklist de conteúdo, você pode editar qualquer post em seu site para vê-lo em ação.

fluxo de trabalho editorial

Outras características

Além dos recursos padrão do PublishPress, ele também vem com complementos premium para fazer mais em seu site.

A seguir estão alguns dos recursos extras que você pode ativar usando sua versão premium.

  • Checklist de conteúdo WooCommerce – Adicione um Checklist de conteúdo para produtos WooCommerce.
  • Vários autores – permite que você dê crédito a vários autores para um único post
  • Permissões – permite que você controle quais usuários podem concluir certas tarefas
  • Suporte para Slack – Receba notificações PublishPress no Slack
  • Lembretes – um conjunto personalizado de notificações de lembretes

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a melhorar seu fluxo de trabalho editorial em um site WordPress de vários autores.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.