Como instalar o Google Analytics no WordPress

Deseja instalar o Google Analytics no WordPress? Saber como seu público interage com seu site é crucial para o seu sucesso.

A melhor forma de conhecer o seu público é através das suas estatísticas de tráfego, e é isso que o Google Analytics oferece GRATUITAMENTE.

Neste artigo, compartilharemos por que o Google Analytics é importante e como você pode instalar facilmente o Google Analytics em seu site WordPress (passo a passo).

Primeiro, explicaremos por que o Google Analytics é importante e como ele pode ajudá-lo a expandir seu site.

Depois disso, mostraremos como se inscrever em uma conta do Google Analytics e diferentes métodos para instalá-lo em seu site WordPress.

Por fim, explicaremos como visualizar seus relatórios de tráfego no Google Analytics.

Aqui está uma visão geral rápida do que você aprenderá neste artigo.

  • Por que o Google Analytics é importante
  • Como se inscrever com o Google Analytics
  • Como instalar o Google Analytics usando MonsterInsights (recomendado)
  • Como instalar o Google Analytics usando o plugin Inserir cabeçalhos e rodapés
  • Como instalar o Google Analytics no tema WordPress (avançado)
  • Visualização de relatórios no Google Analytics
  • Aproveitando ao máximo o Google Analytics

Por que o Google Analytics é importante para os blogueiros?

Depois de iniciar um blog, seu objetivo número 1 é obter mais tráfego e assinantes. O Google Analytics ajuda você a tomar decisões baseadas em dados, mostrando as estatísticas que importam. Você pode ver:

Quem visita seu site?

Essa parte da análise responde qual é a localização geográfica do seu público, qual navegador o usuário usou para visitar seu site e outras informações importantes, como resolução de tela, suporte a JavaScript, suporte a Flash, idioma e muito mais.

Esses dados são extremamente úteis e podem ajudar de várias maneiras. Ao obter um design personalizado, você pode usar os dados do usuário para garantir que seu site seja compatível com seu público.

Se a maioria de seus usuários não tiver suporte a Flash, evite adicionar o elemento flash em seu site. Se a maioria de seus usuários estiver em resoluções de tela de 1280, certifique-se de que seu design seja compatível com essa resolução ou menor.

O que as pessoas fazem quando estão no seu site?

Você pode acompanhar para onde os usuários estão indo em seu site, quanto tempo eles permanecem em seu site e qual é a taxa de rejeição (a porcentagem de usuários que saem do site na primeira visita).

Ao usar essas informações, você pode diminuir a taxa de rejeição e aumentar suas visualizações de página.

Você também pode encontrar seus artigos mais populares, artigos que não estão indo tão bem e que tipo de conteúdo seus usuários estão procurando.

Quando as pessoas visitam seu site?

Observando as horas mais quentes do dia para o seu site, você pode escolher o horário em que publicará seu post. Se esse fuso horário não for compatível com o seu, você poderá agendar seu post para atender a essa hora.

Como as pessoas encontram seu site?

Esta seção da análise mostra de onde os usuários vieram (por exemplo: mecanismos de pesquisa, links diretos, links de referência de outro site).

Ele também mostra qual porcentagem de seus visitantes veio de cada um desses fontes. O Google Analytics fornece o detalhamento de cada uma dessas categorias. Se for a categoria do mecanismo de pesquisa, ela mostra qual mecanismo de pesquisa obteve mais tráfego, Google, Yahoo, Bing etc.

O detalhamento das fontes de referência mostra com quais sites você mais precisa trabalhar. Se sua principal fonte de referência é o Facebook, você precisa ter conteúdo exclusivo do Facebook para fazer com que seu público do Facebook se sinta especial.

Se sua principal fonte de referência for um site externo, considere ter uma parceria com esse site como troca de post (guest post) ou outra coisa.

Como as pessoas interagem com seu conteúdo?

O Google Analytics mostra como seus usuários interagem com o conteúdo do seu site. Ele mostra a porcentagem do usuário que clicou em qual link do seu site e muito mais.

Você pode realizar testes de divisão A/B criando experimentos de conteúdo no Google Analytics para entender o que funciona melhor para atingir suas metas.

Ao ver a interatividade do usuário, você pode trabalhar seu conteúdo em torno de seus usuários. Ao ver as respostas para as perguntas acima, você pode se concentrar nas estratégias que funcionam para seu site e evitar estratégias que não funcionam.

Simplificando, elimine as suposições e concentre-se nas estatísticas que importam, para que você possa tomar decisões baseadas em dados.

Como se inscrever com o Google Analytics

O Google Analytics está disponível gratuitamente e tudo que você precisa é uma conta do Google ou Gmail para se inscrever. O processo de inscrição é bastante simples, siga as instruções abaixo para criar sua conta no Google Analytics.

Etapa 1: Primeiro você precisa visitar o Google Analytics se inscrever.

Será solicitado que você faça login com sua conta do Google. Se você já tiver uma conta do Google ou Gmail, poderá usá-la para fazer login. Caso contrário, você pode ir em frente e criar uma conta do Google para você: https://analytics.google.com/.

Como instalar o Google Analytics no WordPress

Etapa 2: Depois de fazer login com sua conta do Gmail, será solicitado a uma tela como a abaixo. É aqui que você se inscreverá no Google Analytics com sua conta do Gmail. Clique no botão “Começar avaliação”.

inscreverá no Google Analytics

Depois disso, será solicitado que você forneça um nome de conta. Esse nome será usado internamente para que você possa usar qualquer coisa como o nome da sua empresa.

Etapa 3: Na próxima tela, você terá que configurar a sua propriedade. Uma propriedade representa os dados da Web e/ou do app de uma empresa.  Aqui você terá que definir um nome para sua propriedade, selecionar um país e fuso horário. Também escolha a moeda do seu país.

Etapa 4: Na próxima tela o Google solicitará que você responda algumas informações comerciais. Forneça as informações que sejam a mais próxima possível da realidade do seu negócio e clique no botão “criar”.

Etapa 5: Ao clicar no botão criar, será solicitado que você aceite o contrato do Google Analytics. Você poderá selecionar o seu país de residência para ver o contrato no seu idioma, mas você terá que aceitar o contrato se quiser utilizar o Google Analytics.

Etapa 6: Na próxima tela, você poderá selecionar os comunicados que você deseja receber do Google Analytics, é recomendável que você selecione pelo menos as sugestões de desempenho para você receber feedbacks do Google ou ser comunicado quando houver algum problema com o seu site.

Etapa 7: Nessa etapa você terá a opção de escolher a plataforma: Web, App Android ou App iOS. Selecionar a opção “Web”.

Depois disso, você precisa inserir o nome do site, a URL do site e selecionar o prefixo http ou https do site:

Depois de inserir essas informações, clique no botão “Criar fluxo”.

Etapa 8: Agora você será apresentado ao seu código de rastreamento do Google Analytics. Você pode copiar este código de rastreamento porque precisará inseri-lo em seu site WordPress, dependendo do método usado abaixo.

Você também não pode simplesmente deixar esta guia do navegador aberta e voltar para copiar o código quando necessário.

Sugerimos deixar a guia do navegador de análise aberta, pois você pode precisar revisitá-la, depois que instalar o código em seu site WordPress.

Agora que você configurou uma conta do Google Analytics, vamos dar uma olhada em como instalar o Google Analytics no WordPress.

Como instalar o Google Analytics no WordPress

Existem algumas maneiras diferentes de configurar o Google Analytics no WordPress. Mostraremos três métodos em que a primeira opção é a mais fácil e a última a mais difícil.

Você pode escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

Observação: você precisa usar apenas um desses métodos em seu site para evitar o rastreamento duplo de visualizações de página em sua conta do Google Analytics.

Método 1. Google Analytics para WordPress com MonsterInsights

MonsterInsights é o plugin do Google Analytics mais popular para WordPress. Mais de 3 milhões de sites o usam. É um maneira fácil e de longe a melhor de adicionar o Google Analytics ao WordPress (para todos os usuários iniciantes e especialistas).

MonsterInsights está disponível como um plugin premium pago e uma versão gratuita . Neste tutorial, usaremos a versão gratuita do MonsterInsights.

Atenção: Com uma assinatura básica no repositório Ultrapack você tem acesso ao MonsterInsights Premium e todas as suas atualizações futuras, além de mais de 8 mil plugins premium. Eles possuem assinatura em todos os desenvolvedores presentes no diretório Ultrapack. Todos os itens são 100% originais e livres de vírus.

Você pode usar a versão MonsterInsights Pro se quiser recursos mais avançados, como rastreamento de comércio eletrônico, rastreamento de anúncios, rastreamento de autor, etc. O processo de configuração é o mesmo.

Vamos começar.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin MonsterInsights. Para mais detalhes, veja nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

Após a ativação, o plugin adicionará um novo item de menu chamado “Insights” ao seu menu de administração do WordPress. Clicar nele trará o assistente de configuração do MonsterInsights. Clique no botão “Launch Setup Wizard”.

Primeiro, será solicitado que você escolha uma categoria para o seu site (um site comercial, blog ou loja online). Selecione uma e clique no botão “Save and Continue”.

Em seguida, você precisa clicar no botão “Connect MonsterInsights”.

Isso abrirá um popup que levará você às contas do Google, nas quais será solicitado que você faça login ou selecione uma conta do Google se já estiver conectado.

Em seguida, será solicitado que você permita que o MonsterInsights acesse sua conta do Google Analytics.

Clique no botão “Permitir” para continuar.

A etapa final é selecionar o perfil que você deseja acompanhar. Você precisa selecionar seu site aqui e clicar no botão “Complete Connection” para continuar.

O MonsterInsights agora instalará o Google Analytics em seu site. Depois disso, será solicitado que você selecione as configurações recomendadas para o seu site.

As configurações padrão funciona para a maioria dos sites. Se você usa um plugin de link de afiliado, precisa adicionar o caminho que usa para camuflar os links de afiliados. Isso permitirá que você rastreie seus links de afiliados no Google Analytics.

Clique no botão “Save and Continue” para salvar suas configurações.

Em seguida, o MonsterInsights mostrará complementos pagos que você pode acessar se atualizar para o PRO. Você pode simplesmente clicar no botão “Save and Continue” para pular esta etapa.

Atenção: Com uma assinatura básica no repositório Ultrapack você tem acesso ao MonsterInsights Premium e todos os seus complementos e suas atualizações futuras, além de mais de 8 mil plugins premium. Eles possuem assinatura em todos os desenvolvedores presentes no diretório Ultrapack. Todos os itens são 100% originais e livres de vírus.

Depois disso, será solicitado que você instale o plugin WPForms, que é um plugin de formulário de contato para WordPress, no entando existe um plugins de formulário de contato muito melhor do que ele, o Fluent Forms. Recomendamos clicar em “Skip this Step”.

Isso é tudo que você instalou e configurou com sucesso o Google Analytics em seu site WordPress. Lembre-se, o Google Analytics levará algum tempo antes de mostrar suas estatísticas.

A melhor parte do MonsterInsights é que você pode visualizar seus relatórios do Google Analytics dentro do painel do WordPress. Basta visitar a página Insights » Reports para conferir uma visão geral rápida de seus dados analíticos.

Ele também vem com um complemento de Postagens populares que permite que você mostre seu conteúdo de melhor desempenho para aumentar seu tráfego e visualizações de página.

Você pode usá-lo para adicionar automaticamente links de posts populares inline para aumentar o engajamento.

Se você estiver usando uma loja on-line , ela também poderá adicionar automaticamente seus produtos com melhor desempenho no final de cada post do blog para aumentar as vendas.

Método 2. Plugin Header Footer Code Manager

Esse método não é tão bom quanto o MonsterInsights porque você não poderá fazer a configuração avançada de rastreamento e não poderá visualizar os dados do Google Analytics em seu painel do WordPress.

Primeiro, você precisará copiar seu código de rastreamento do Google Analytics que você copiou anteriormente na Etapa 8 ao se inscrever na conta do Google Analytics.

Se você tiver fechado a janela do seu navegador, poderá copiar o código fazendo login no Google Analytics e clicando no ícone da engrenagem no canto inferior esquerdo do painel do Analytics:

Em seguida clicando na opção “Fluxo de Dados” na coluna propriedade.

Em seguida clicar no seu site ou blog cadastrado:

Para ter acesso ao código clique na opção “Tag global do site (gtag.js)”:

Depois de copiar o código. Em seguida, você precisa instalar e ativar o plugin Header Footer Code Manager. Para mais detalhes, veja nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

Após a ativação, Após a ativação, você precisa visitar a página Painel do WordPress » HFCM » Add New:

Aqui você precisa colar o código de acompanhamento do Google Analytics que você copiou anteriormente. Nomeie o snippet, por exemplo: Google Analytics:

Você pode deixar as configurações padrão, conforme a imagem abaixo:

Cole o código gerado pelo Google Analytics na área onde está escrito Snippet/Code.

Não se esqueça de clicar no botão “Salvar” para armazenar suas alterações.

Isso é tudo, você instalou com sucesso o Google Analytics em seu site.

3. Instale o Google Analytics no tema WordPress

Este método é para usuários avançados que estão familiarizados com o código. Não é confiável porque seu código desaparecerá se você mudar ou atualizar o tema. Quase nunca recomendamos o uso desse método.

Se esta for a primeira vez que você adiciona código aos seus arquivos do WordPress, confira nosso guia sobre como colar códigos ou snippets no WordPress

Primeiro, você precisará copiar seu código de rastreamento do Google Analytics que você copiou anteriormente na Etapa 8 ao se inscrever na conta do Google Analytics.

Agora, existem duas maneiras comuns de adicionar esse código em seus arquivos de tema do WordPress. Você pode escolher qualquer um deles (não ambos).

1. Adicione o código no arquivo header.php

Basta editar o arquivo header.php no seu tema WordPress e colar o Google Analytics que acompanha o código que você copiou anteriormente logo após a tag <body>.

Não se esqueça de salvar suas alterações e enviar o arquivo de volta ao seu servidor.

Adicionar via arquivo functions.php do seu tema

Você também pode adicionar o código de rastreamento do Google Analytics ao arquivo de funções do WordPress. Em seguida, ele adicionará automaticamente o código de rastreamento a todas as páginas do seu site WordPress.

Você precisará adicionar este código ao arquivo functions.php do seu tema.

<?php
add_action('wp_head', 'iwp_add_googleanalytics');
function iwp_add_googleanalytics() { ?>

// Cole seu código de acompanhamento do Google Analytics da Etapa 8 aqui

<?php } ?>

Visualização de relatórios no site do Google Analytics

O Google Analytics é capaz de mostrar a você um tesouro de dados coletados de suas estatísticas. Você pode visualizar esses dados visitando seu painel do Google Analytics.

Você verá os relatórios integrados do Google Analytics na coluna da esquerda. Cada seção é dividida em abas diferentes e clicar em uma aba irá expandi-la para mostrar mais opções.

  • Tempo real: Este relatório mostrará a você uma visão em tempo real do seu tráfego.
  • A guia “Público-alvo”: mostrará relatórios para ajudar você a entender seus usuários.
  • Os relatórios de aquisição exploram a origem de seus usuários.
  • Os relatórios de comportamento resumem o que seus usuários fazem depois que chegam ao seu site.
  • Os relatórios de conversão mostram como você está se saindo em relação às suas metas.

Aproveitando ao máximo o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta incrivelmente poderosa com vários recursos incríveis. Alguns deles são bastante óbvios e fáceis de usar, outros requerem alguma configuração adicional.

Aqui estão alguns dos recursos que ajudarão você a aproveitar ao máximo os relatórios do Google Analytics.

Segue alguns artigos que criaremos para você dominar o Google Analytics, por isso fique por dentro do conteúdo do nosso site e se inscreva em nossa newsletter.

  • Acompanhe o envolvimento do usuário no WordPress com o Google Analytics
  • Acompanhe clientes WooCommerce no Google Analytics
  • Rastrear links de saída no WordPress
  • Acompanhamento de conversões do WordPress simplificado – um guia passo a passo

O Google Analytics funciona melhor com o Google Search Console (antigo Google Webmaster Tools). Ele permite que você veja como seu site está se saindo nos resultados de pesquisa. Consulte nosso guia completo do Google Search Console para saber como usá-lo para expandir seu site.

Se você deseja melhorar as classificações de SEO do seu site e obter mais tráfego, recomendamos o uso do plugin Rank Math SEO para WordPress, que é um kit de ferramentas de SEO completo.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como instalar o Google Analytics no WordPress. Você também pode querer ver nosso guia definitivo para aumentar o tráfego do seu blog e nossa comparação dos melhores serviços de e-mail marketing.

Para usuários do Império WP, o Bluehost oferece 1 domínio gratuito, um certificado SSL gratuito e um GRANDE desconto em hospedagem. Além de Migração gratuita do WordPress, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.