Como duplicar o banco de dados WordPress usando phpMyAdmin

Você quer duplicar seu banco de dados WordPress usando phpMyAdmin? O WordPress armazena todos os dados do seu site em um banco de dados MySQL. Às vezes, você pode precisar clonar rapidamente um banco de dados WordPress para transferir um site ou criar backups manuais. Neste artigo, mostraremos como duplicar facilmente o banco de dados do WordPress usando phpMyAdmin.

Por que usar phpMyAdmin para duplicar o banco de dados WordPress

O WordPress armazena todo o conteúdo do seu site no banco de dados. Quase todas as empresas de hospedagem WordPress oferecem MySQL como software de gerenciamento de banco de dados. Você pode interagir com o MySQL usando ferramentas de linha de comando, mas isso não é ideal para iniciantes.

PhpMyAdmin oferece uma interface baseada na web para gerenciar seu banco de dados MySQL. Ele pode ser usado para fazer backup manualmente de seu banco de dados WordPress, restaurar a senha de administrador ou mover seu site para um novo servidor .

Você pode aprender mais sobre isso em nosso guia sobre como gerenciar o banco de dados WordPress com phpMyAdmin.

Dito isso, vamos dar uma olhada em como duplicar o banco de dados do WordPress usando o phpMyAdmin.

Duplicar / clonar banco de dados WordPress usando phpMyAdmin

Primeiro, você precisa visitar o painel cPanel de sua conta de hospedagem. Uma vez logado, role para baixo até a seção Bancos de dados e clique no ícone phpMyAdmin.

phpMyAdmin no Cpanel

Não se preocupe se seu painel cPanel parecer um pouco diferente de nossas imagens, ou se sua empresa de hospedagem não tiver um painel cPanel. Você só precisa localizar a seção de bancos de dados e encontrará a opção para abrir o phpMyAdmin.

Isso o levará à interface do phpMyAdmin, onde você precisa clicar no link Bancos de dados na parte superior para continuar.

Nesta tela, você verá uma lista de bancos de dados disponíveis. Você precisa clicar em seu banco de dados WordPress na lista.

A seguir, você verá a lista de tabelas em seu banco de dados WordPress. Clique no link “Operações” no menu superior para continuar.

Agora, você precisa fornecer um nome para o novo banco de dados duplicado na caixa “Copiar banco de dados para” . Certifique-se de que a opção “Estrutura e dados” esteja selecionada e clique no botão Executar.

PhpMyAdmin agora criará um banco de dados WordPress duplicado para você. Quando terminar, você verá uma mensagem de sucesso.

Depois disso, você pode clicar no link “Bancos de dados” na parte superior para visualizar seu banco de dados duplicado recém-criado.

Duplique manualmente o banco de dados do WordPress usando phpMyAdmin

Se você estiver em uma hospedagem WordPress compartilhada, é provável que sua empresa de hospedagem não permita que os usuários criem bancos de dados diretamente do phpMyAdmin.

Nesse caso, você não poderá ver a caixa “Copiar banco de dados para” na página de operações.

No entanto, você ainda pode exportar o banco de dados existente e importá-lo para um novo banco de dados. Para fazer isso, visite o phpMyAdmin em seu painel cPanel.

Depois de selecionar seu banco de dados WordPress, clique no botão exportar no menu superior e selecione o método personalizado.

Agora você precisa rolar para baixo até seção de saída e marcar a opção “Salvar saída em um arquivo”.

Clique no botão “Executar” para continuar.

phpMyAdmin agora exportará seu banco de dados WordPress e o enviará para seu navegador como um arquivo .sql.

Em seguida, você precisa criar um novo banco de dados para importar este arquivo. Visite o painel do cPanel e clique no ícone “Bancos de dados MySQL”.

Visite o painel do cPanel e clique no ícone "Bancos de dados MySQL".

Na próxima tela, insira um nome para seu novo banco de dados e clique no botão “Criar banco de dados” para continuar.

O Cpanel agora criará um novo banco de dados MySQL. No entanto, para usar o banco de dados, você precisa atribuí-lo a um usuário MySQL.

Role para baixo até a seção “Adicionar usuário ao banco de dados” e selecione seu nome de usuário MySQL e, em seguida, selecione o banco de dados recém-criado.

Depois disso, clique no botão Adicionar para continuar.

O Cpanel agora concederá ao usuário MySQL privilégios completos em seu banco de dados recém-criado.

Agora que seu novo banco de dados está pronto, você pode abrir o phpMyAdmin no painel do cPanel.

Você precisa selecionar seu banco de dados recém-criado e clicar no botão importar no menu superior.

Em seguida, clique no botão escolher arquivo para selecionar o arquivo .sql que você baixou anteriormente e clique no botão Executar para continuar.

O PhpMyAdmin irá agora fazer o upload do arquivo do seu computador e importar o seu banco de dados. Você verá uma mensagem de sucesso após a conclusão.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a aprender como duplicar o banco de dados WordPress usando phpMyAdmin. Se você está procurando uma maneira mais eficiente de fazer backup e gerenciar seu site, confira nossa lista dos melhores plugins de backup para WordPress.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.