Como adicionar um glossário ou seção de dicionário em seu site WordPress

Quer adicionar uma seção de glossário ou dicionário em seu site WordPress? Uma seção de glossário contém todos os termos e abreviações relacionadas ao seu negócio, para que você possa explicar facilmente os tópicos do setor aos seus clientes. Isso ajuda você a ganhar confiança e se posicionar como um líder do setor. Neste artigo, mostraremos como adicionar um glossário ou seção de dicionário ao seu site WordPress.

O que é um glossário ou dicionário?

Um glossário ou dicionário contém definições de termos listados em ordem alfabética sobre um assunto específico. Ele mostra palavras-chave e explicações como um dicionário geral que ajuda os usuários a encontrar o significado de um termo, frase ou abreviatura específica.

Com isso dito, vamos dar uma olhada em como adicionar facilmente um glossário ou seção de dicionário em seu site WordPress.

Adicionando um glossário ou dicionário ao seu site WordPress

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin CM Tooltip Glossary. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

Após a ativação, você será redirecionado automaticamente para a página de configurações do plugin em CM Tooltip Glossary » Settings.

No primeiro acesso eles solicitaram que você se cadastre na news newsletter deles, pode clicar no botão Skip:

Plugin de glossário ou dicionário WordPress

Na guia “General Settings”, você pode selecionar uma página para exibir os termos do glossário, definir o URL da página do glossário e gerenciar as opções de realce para os termos do glossário. Você também pode ativar a opção de distinção entre maiúsculas e minúsculas para o seu glossário.

Se o seu site não tiver uma página de glossário, você pode ativar a opção “Generate page for Glossary Index” para criar uma nova página para o seu glossário. Por padrão, o URL da página do glossário será “seusite.com.br/glossário”.

Se você alterar as configurações do permalink do glossário nesta página, poderá usar sua nova slug (palavra-chave) para visualizar a página do glossário.

Quando terminar, clique no botão “Save Changes” para armazenar essas configurações.

Em seguida, você precisa visitar a guia “Glossary Index Page” para definir as configurações de exibição do glossário.

Cada opção possui um ícone de ponto de interrogação próximo a ela. Você pode passar o mouse sobre estes ícones para ver o que cada opção específica faz.

Configurações de exibição do glossário

Depois disso, você precisa alternar para a guia “Glossary Term” para gerenciar as configurações de link para o seu glossário. Rolando para baixo você tem a opção de “Open glossary term page in a new windows/tab?” (Abrir a página do termo do glossário em uma nova janela / guia). Embora não acreditemos que isso crie uma boa experiência do usuário, você pode escolher as configurações que melhor atendem às suas necessidades.

Adicionando um Novo Termo de Glossário

Agora que você definiu as configurações do glossário, está pronto para começar a adicionar os termos do glossário e suas definições.

Basta ir para CM Tooltip Glossary » Add New page em sua área de administração do WordPress para adicionar um novo termo de glossário.

Primeiro, você precisa fornecer um título para o termo do glossário e, em seguida, escrever a descrição no editor de texto. Assim que terminar de escrever os detalhes, clique no botão “Publicar”.

Você pode adicionar quantos termos de glossário desejar e eles serão organizados automaticamente em ordem alfabética na página do glossário. Também permite iniciar o título do termo do glossário com números e exibi-los antes dos termos alfabéticos na página do glossário.

Depois de adicionar alguns termos, você pode visitar seu site WordPress para ver a página do glossário em ação.

Observação: o URL da página do glossário / dicionário é a mesma que você criou nas configurações gerais acima.

OBS: O Glossário saiu meio feinho esteticamente, porque utilizei o tema padrão do WordPress para testar o plugin. A versão pro do plugin tem opções mais avançadas de design.

Se você tiver centenas de termos de glossário, seus usuários podem clicar em qualquer alfabeto ou valor numérico acima para visualizar facilmente os termos específicos na página do dicionário.

Isso é tudo. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como adicionar um glossário ou dicionário em seu site WordPress.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.