Como configurar o rastreamento de pesquisa em sites WordPress (passo a passo)

Quer saber o que os visitantes procuram no seu site WordPress? Você precisa habilitar o rastreamento de pesquisa de sites no Google Analytics.

O Google Analytics dá a você insights sobre como as pessoas usam seu site, que conteúdo procuram e quais termos de pesquisa inserem no campo de pesquisa do seu site WordPress.

Neste artigo, mostraremos como configurar o rastreamento de pesquisa de sites no WordPress. Vamos começar…

Por que você deve configurar o rastreamento de pesquisa em sites WordPress?

Se você tem um site WordPress com muito conteúdo valioso, convém fornecer uma caixa de pesquisa em seu site. Ajuda os visitantes a encontrar o conteúdo que desejam facilmente e melhora a experiência do usuário.

Você pode usar o recurso de pesquisa integrado que o WordPress fornece ou usar um plugin de pesquisa WordPress para começar.

Mas por que é importante rastrear as pesquisas no site WordPress?

Para obter informações sobre o que os visitantes do seu site estão procurando no seu site, você precisa habilitar o rastreamento de pesquisa no Google Analytics.

Alguns benefícios de habilitar o rastreamento de pesquisa de sites no Google Analytics são:

  • Identifique exatamente o que os visitantes procuram no seu site.
  • Encontre novas ideias de assuntos para o seu blog.
  • Encontre as palavras-chave relevantes que os visitantes usaram em seu site. Você pode usá-los em suas campanhas de marketing para obter um melhor ROI .
  • Otimize a experiência do usuário do seu site reestruturando o conteúdo do seu site.

Com isso, você está pronto para aprender como configurar o rastreamento de pesquisa no site?

Como rastrear pesquisa de sites no WordPress

Você pode rastrear facilmente a pesquisa do seu site WordPress no Google Analytics. É uma ferramenta de análise poderosa que ajuda você a ver como as pessoas usam seu site.

Basta seguir essas etapas e, em alguns minutos, você poderá ver o que os visitantes procuram em seu site.

Etapa 1: Instale o Rank Math e conecte o Google Analytics

A primeira coisa que você precisa fazer é configurar o Google Analytics em seu site WordPress. Isso pode ser complicado para iniciantes porque você terá que editar o código ao adicionar o código de rastreamento.

Uma maneira mais fácil de configurar o Google Analytics é por meio do Rank Math. É o melhor plugin de SEO para WordPress e facilita o rastreamento de seus visitantes.

Usando seu assistente de configuração, você pode adicionar facilmente o Google Analytics ao WordPress e não precisa tocar em uma única linha de código.

Isso não é tudo, ele também permite que você veja relatórios dentro de sua área de administração do WordPress. Dessa forma, você consegue ver dados importantes para fazer seu site crescer sem aprender a usar o Google Analytics.

Etapa 2: visualizar configurações no Google Analytics

Depois de adicionar o Google Analytics ao seu site WordPress, a próxima etapa é visualizar suas configurações.

Para começar, acesse sua conta do Google Analytics e escolha o site no qual deseja ativar o rastreamento de pesquisa.

Clique na visualização do Google Analytics

Em seguida, clique na opção Administrador.

Clique no menu de administração de Google Analytics

Em seguida, clique em “Configurações da vista da propriedade” na coluna Vista.

clique em "Configurações da vista da propriedade" na coluna Vista.

Etapa 3: Habilite o rastreamento de pesquisa de sites WordPress

Agora role para baixo até o título “Configurações da pesquisa no site” . Clique no controle deslizante para ativar o Rastreamento de pesquisa no site. Então, logo abaixo do controle deslizante, você verá um campo para inserir um parâmetro de consulta.

Configurações de Pesquisa do Site no Google Analytics

O parâmetro de consulta é a letra que aparece na URL do seu site antes dos termos de pesquisa. Para a maioria dos sites WordPress, o parâmetro de consulta é a letra “s”. Você pode testar isso pesquisando em seu site e verificando a URL.

No exemplo acima, você pode ver que a URL é https://imperiowp.com.br/?s=teste+de+pesquisa que significa “s” sem paspas é o parâmetro de consulta. A letra que vem depois do ponto de interrogação e antes do sinal de igual é o parâmetro de consulta em sua URL.

Etapa 4: verificar “Eliminar os parâmetros de consulta do URL”

Certifique-se de marcar a caixa que diz Eliminar os parâmetros de consulta do URL no Google Analytics.

Se esta opção não for selecionada, o Google Analytics começará a dividir o rastreamento para cada página visitada. Por exemplo, você pode começar a ver listagens separadas para meusite.com.br/pagina?s=1, meusite.com.br/pagina?s=2, etc.

Quando você diz ao Google Analytics para remover os parâmetros de consulta de suas URLs, ele apenas rastreia todas essas visitas juntas como meusite.com.br/pagina. Porém, você ainda poderá ver suas pesquisas internas ao visualizar os dados de pesquisa do seu site.

Quando terminar de inserir suas configurações, certifique-se de clicar no botão Salvar .

Como encontrar dados de termos de pesquisa de sites no Google Analytics

Depois de habilitar a pesquisa de sites em seu site, você pode estar se perguntando como ver as palavras-chave que as pessoas inserem na caixa de pesquisa.

Para ver o relatório, vá para Comportamento » Pesquisa Interna » Termos de pesquisa em seu perfil do Google Analytics para visualizar os dados de termos de pesquisa do seu site.

Se nenhum resultado for produzido durante a pesquisa em seu site, esses termos serão mostrados como sem resultados:palavra-chave.

Agora você pode descobrir os termos de pesquisa que os usuários usam para encontrar conteúdo em seu site e melhorar sua estratégia de produção de conteúdo para WordPress SEO.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a configurar o rastreamento de pesquisa em seu site WordPress.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.