Criar backups regulares do WordPress é a melhor coisa que você pode fazer para o seu site. Backups dar-lhe paz de espírito e pode salvá-lo em situações catastróficas quando seu site é hackeado ou você acidentalmente bloquear-se.
Existem vários plugins de backup gratuitos ou pagos para o WordPress, e a maioria deles é bastante fácil de usar. Neste artigo, vamos mostrar-lhe os 7 melhores plugins de backup para o WordPress.
Importante: Muitos provedores de hospedagem do WordPress oferecem serviços de backup limitados, mas lembre-se que é sua responsabilidade fazer o backup do seu site por conta própria. Não confie apenas no seu provedor de hospedagem para backups.
Se você ainda não está fazendo backup de seu site, então você deve escolher um desses 7 melhores plugins de backup para WordPress e começar a usá-lo imediatamente.
1. BackupBuddy
BackupBuddy é o plugin de backup WordPress premium mais popular. Ele permite que você agende facilmente backups diários, semanais ou mensais. Ele também pode armazenar automaticamente seus backups no Dropbox, Amazon S3, Cloud Rackspace, FTP, Stash (seu serviço em nuvem) e até mesmo enviá-lo por e-mail.
Se você usar seu serviço Stash, então você também terá a capacidade de fazer backups em tempo real.
A maior vantagem de usar o BackupBuddy é que não é um serviço baseado em assinatura, portanto não há taxa mensal. Você pode usar o plugin no número de sites mencionados em seu plano. Você também tem acesso a fóruns de suporte premium, atualizações regulares e 1 GB de armazenamento em nuvem para armazenar seus backups.
Você pode até usar o BackupBuddy para duplicar, migrar e restaurar sites.
2. UpdraftPlus
UpdraftPlus é um complemento de backup WordPress gratuito. Ele permite que você crie backup completo de seu site WordPress e armazená-lo na nuvem ou baixar para o seu computador.
O plugin suporta backups programados, bem como on-demand. Você também pode escolher quais os arquivos vão para o backup. Ele pode carregar automaticamente seus backups para o Dropbox, Google Drive, S3, Rackspace, FTP, SFTP, e-mail e vários outros serviços de armazenamento em nuvem.
O UpdraftPlus também tem uma versão premium com complementos para migrar ou clonar site, busca e substituição de bancos de dados e suporte a vários sites, entre outras coisas. A versão premium também lhe dá acesso ao suporte prioritário.
3. BackWPUp
BackWPup é um plugin gratuito que lhe permite criar backups completos do WordPress gratuitamente e armazená-lo na nuvem (Dropbox, Amazon S3, Rackspace, etc), FTP, e-mail ou em seu computador.
É extremamente fácil de usar e permite agendar backups automáticos de acordo com a freqüência de atualização do seu site.
Restaurar um backup de um site WordPress também é muito simples. A versão BackWPup Pro vem com suporte prioritário, capacidade de armazenar backups no Google Drive e alguns outros recursos interessantes.
4. BackUpWordPress
BackupWordPress é um plugin completo de backup para WordPress com suporte a programação automática. Ele permite que você crie horários diferentes para backup do seu banco de dados e arquivos. O único problema é que a versão gratuita não permite que você armazene seus backups do WordPress em um serviço de armazenamento em nuvem.
Se você quiser armazenar seus backups no Dropbox, Google Drive, FTP, etc, então você precisará comprar uma extensão premium. As extensões estão disponíveis para cada serviço, e você pode comprar o que você precisa ou todo o pacote.
5. Akeeba Backup for WordPress
Como o nome sugere, Akeeba Backup for WordPress é um popular plugin WordPress usado para fazer backup e migrar sites WordPress. Permite copiá-lo automaticamente para a nuvem. Suporte integrado para Amazon S3, DropBox.
6. WP-DB-Backup
O WP-DB-Backup é um dos plug-ins de backup para WordPress mais populares. O único problema é que faz apenas backups seu banco de dados WordPress.
Isso significa que você terá que fazer backup de seus arquivos manualmente. Se você não atualizar um site com muita freqüência ou não carregar imagens, então você pode usar o WP-DB-Backup como seu plug-in de backup principal do WordPress.
O WP-DB-Backup torna muito simples criar backups do banco de dados, agendar backups automatizados e restaurar seu banco de dados. É também uma ferramenta muito útil para os usuários que não têm acesso ao phpMyAdmin para backup do banco de dados manualmente.
7. VaultPress
O VaultPress é utilizado para fazer backup automatizados. Você precisará de um plano de assinatura JetPack para usar o VaultPress. Existem diferentes planos de preços com diferentes conjuntos de recursos.
VaultPress oferece solução automatizada de backup em nuvem em tempo real, a partir de US $ 3,50 por mês. Configurar o VaultPress e restaurar os backups é apenas uma questão de cliques. Com alguns de seus pacotes, eles ainda oferece varreduras de segurança.
Existem algumas desvantagens de usar o VaultPress. Primeiro, é uma despesa recorrente que pode crescer se você tem vários sites WordPress. Em segundo lugar, você terá que se inscrever na JetPack, obter uma conta WordPress.com, e instalar o plugin JetPack em seu site.
Por fim, nos planos mais baixos, os backups são armazenados somente por 30 dias. Se você quiser arquivo de backup ilimitado, então você tem que pagar a taxa de US $ 29 por mês por site que é significativamente caro para iniciantes.
Considerações finais
Cada plugin de backup do WordPress tem seus prós e contras. Muitas pessoas usam o VaultPress por dois motivos principais. É extremamente fácil de usar, e oferece backups incrementais em tempo real. O que isto significa que em vez de fazer backup de todos os seus arquivos a cada dia ou a cada hora, ele só cria um backup do que foi atualizado literalmente dentro de minutos da atualização. Isso é ideal para grandes sites, porque permite usar recursos de servidor de forma eficiente.
No entanto, se você executar um site de tamanho pequeno a médio e odeia pagar taxas mensais, então recomendamos o popular plugin BackupBuddy. Por quê? Porque eles têm seu próprio armazenamento em nuvem, Stash, o que torna mais fácil para os iniciantes para armazenar seus backups na nuvem com poucos cliques.
Seja qual for o plugin de backup do WordPress que você acabar escolhendo, por favor, não armazene seus backups no mesmo servidor que o seu site. Ao fazer isso, você está colocando todos os seus ovos em uma cesta. Se o hardware do seu servidor falhar ou pior, você for invadido, então você não terá um backup que desfaça o estrago!
É por isso que recomendamos armazenar seus backups em um serviço de armazenamento de terceiros, como Dropbox, Amazon S3, Google Drive, etc.
Isso é tudo. Esperamos que esta lista o tenha ajudado a escolher o melhor plugin de backup do WordPress para seu site.
Se você gostou deste artigo, por favor, inscreva-se no nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo. Você também pode nos encontrar no Instagram, Facebook e LinkedIn.