melhor plugin de galeria de fotos para WordPress

Você está procurando o melhor plugin de galeria de fotos para WordPress?

Existem tantos plugins de galeria de fotos para WordPress disponíveis, mas o problema é que a maioria vai deixar seu site mais lento ou são extremamente difíceis de usar.

Para ajudá-lo a escolher a solução certa, criamos uma comparação detalhada do desempenho, recursos e qualidade dos melhores plugins de galeria de fotos para WordPress.

Nosso objetivo é ajudá-lo a encontrar o plugin da galeria de fotos e vídeos para WordPress, que é rápido, fácil de usar e tem todos os recursos que você precisa.

Nossos critérios para escolher o melhor plugin de galeria de fotos para WordPress

Em nossa opinião, um plugin de galeria de fotos para WordPress perfeito deve ser rápido, fácil de usar e ter todos os recursos necessários para criar belas galerias (como lightboxes, navegação de imagens, álbuns, paginação, etc).

O plugin da galeria deve oferecer uma ótima experiência ao usuário e ajudar a melhorar o SEO da sua imagem também.

Nota: Todos os plugins abaixo tem versão gratuita.

4 melhores plugins de galeria de fotos para WordPress

Escolhemos a dedo os quatro plugins de galeria de fotos WordPress mais populares do mercado.

Em nossa comparação, veremos a velocidade, os recursos, a facilidade de uso e a confiabilidade desses plugins:

Vamos começar com nossa comparação.

Velocidade

A velocidade é crucial quando você está escolhendo um plugin de galeria de fotos para WordPress. Isso não apenas afeta o SEO para WordPress , mas também afeta a experiência do usuário em seu site.

Se você estiver usando um plugin de galeria para um portfólio ou site de fotografia, simplesmente não pode comprometer a velocidade.

Executamos um teste de velocidade para cada um desses plugins usando as mesmas imagens sem modificar nenhuma configuração padrão. Abaixo estão nossos resultados:

Plugin da Galeria Tempo de carregamento de página Tamanho da página
Envira Gallery 655 ms 988 KB
Modula 696 ms 948 KB
FooGallery 867 ms 1,0 MB
NextGEN Gallery 917 ms 591 KB

Como você pode ver nos resultados acima, o Envira Gallery saiu como o plugin de galeria de imagens do WordPress de carregamento mais rápido. Modula veio como um segundo muito próximo com apenas alguns milissegundos de diferença e com tamanho de página menor.

A razão pela qual o Envira Gallery e o Modula são tão rápidos é que ambos são bem codificados e altamente otimizados para velocidade. Se desempenho e velocidade são sua principal preocupação (o que deveria ser), Modula e Envira Gallery são ótimas opções.

Vencedor: É um empate entre Envira Gallery e Modula.

Facilidade de Uso

Criar galerias de imagens não é tão simples quanto enviar uma única imagem para seus posts. Você precisa escolher layouts, selecionar colunas, adicionar tamanhos de miniaturas, escolher animações lightbox, etc.

A maioria dos iniciantes acha o processo bastante avassalador. O objetivo aqui é encontrar um plugin de galeria de fotos do WordPress que seja poderoso e amigável para iniciantes ao mesmo tempo.

Envira Gallery

A Envira Gallery segue e adere aos padrões de codificação e práticas recomendadas do WordPress. Ele fornece uma interface de usuário que combina perfeitamente com sua área de administração do WordPress.

Criar uma nova galeria é bastante simples e amigável para iniciantes.

O Envira Gallery também vem com um bloco para o editor Gutenberg, permitindo que você adicione facilmente galerias de fotos em qualquer post e página do WordPress. Você também pode alterar as configurações da galeria diretamente na tela de edição do post.

Os usuários do editor clássico podem usar o shortcode ou o botão acima do editor de postagem para adicionar rapidamente qualquer galeria ou álbum em sua postagem/página.

Além disso, a Envira Gallery também mostra a tag de modelo que você pode usar em seus modelos do WordPress. Isso é particularmente útil se você estiver desenvolvendo um site para um cliente e quiser incluir galerias diretamente no tema.

Modula

A Modula Gallery usa uma abordagem semelhante para criar novas galerias de fotos. Você pode simplesmente carregar seus arquivos ou selecioná-los na biblioteca de mídia para criar uma galeria de fotos.

Abaixo das imagens, você encontrará todas as configurações da galeria organizadas em abas. A partir daqui você pode alterar o estilo da galeria, tema, lightbox e outras configurações.

Para inserir a galeria em posts e páginas do WordPress, você precisará copiar o shortcode da galeria e inseri-lo usando o bloco Shortcode no editor Gutenberg.

Não há widgets de barra lateral ou blocos Gutenberg no momento para facilitar a inserção de galerias pelos usuários.

FooGallery

A FooGallery adota uma abordagem semelhante à Envira Gallery e Modula. Eles usam uma interface de usuário simples que se parece com o WordPress.

Depois de enviar suas fotos, você pode ajustar as configurações da galeria em detalhes abaixo das imagens.

O FooGallery também facilita a inserção de galerias de fotos. Você pode usar o bloco interno do Gutenberg, o Shortcode ou o widget da barra lateral para exibir suas galerias de fotos em qualquer lugar do WordPress. Ele também adiciona um botão na parte superior do Editor Clássico para selecionar e inserir galerias.

Ao contrário do Envira Gallery, o FooGallery não mostra a tag de modelo para inserir suas galerias em arquivos de tema ou modelos.

NextGEN Gallery

NextGEN Gallery é um pouco diferente dos nossos outros três concorrentes. Ele traz sua própria interface de usuário, tabelas de banco de dados e pastas separadas para armazenar suas imagens. É por isso que a interface do usuário NextGEN Gallery parece um pouco complicada no WordPress.

Ele oferece um assistente de galeria que pode ser útil para iniciantes. No entanto, levará algum tempo para os usuários entenderem como fazer upload de imagens e criar uma galeria. Você também pode achar um pouco difícil adicionar a galeria ao seu post/página.

NextGEN Gallery adiciona um bloco Gutenberg que permite criar e adicionar galerias a partir da tela de pós-edição. Para usuários do editor clássico, adiciona um botão ao editor de postagem.

Vencedor: Nenhum vencedor claro. Envira, Modula e Foo Gallery oferecem uma interface fácil de usar.

Recursos

Para criar uma bela galeria de fotos, você precisa de funcionalidades como lightboxes, modo de tela cheia, álbuns, paginação, navegação, apresentação de slides, proteção por senha, metadados EXIF, compartilhamento de mídia social e muito mais.

No entanto, é importante lembrar que muitos recursos podem deixar seu site mais lento, então vamos dar uma olhada em como nossos concorrentes lidam com o equilíbrio entre recursos e funcionalidades.

Envira Gallery

A Envira Gallery é construída com uma abordagem mobile first. Isso significa que ele é totalmente responsivo.

Ele permite que você escolha facilmente tamanhos de miniaturas, animações, layouts de galeria, adicione meta tags para suas imagens, tudo a partir de uma única interface de usuário.

Além dos recursos integrados, existem muitos recursos que você pode adicionar instalando complementos, como: modelos de galeria, compartilhamento social, vídeos, proteção por senha, proteção de imagem, álbuns, apresentação de slides, Pinterest, prova de imagem, suporte WooCommerce e mais.

Modula

Modula é o mais novo de todos os plugins da nossa lista, então eles não possuem os recursos avançados. No entanto, o plugin cobre todos os recursos básicos que você deseja de um plugin de galeria parea WordPress, como pop-up lightbox, compartilhamento social, estilos personalizados, layouts de grade e muito mais.

Ele vem com um recurso de grade personalizado que permite usar simples arrastar e soltar para criar sua própria grade personalizada para galerias.

Ele também possui um complemento de vídeo para criar galerias de vídeos. No entanto, o Modula não possui outros recursos, como álbuns, marca d'água, provas e modelos de galeria.

FooGallery

O FooGallery vem com muitos recursos poderosos, mas não é responsivo para dispositivos móveis. Você pode selecionar o modelo responsivo para adicionar uma galeria de fotos responsiva.

Outro recurso que perdemos é a lightbox. Você pode instalar o plugin Foobox gratuito para adicionar a funcionalidade lightbox, mas achamos que ele deveria ter sido empacotado com o plugin da galeria principal.

O FooGallery também vem com extensões que você pode instalar para adicionar mais recursos, como marca personalizada, efeito de cubo, lightbox e muito mais.

NextGEN Gallery

NextGEN Gallery é o mais antigo de todos os quatro plugins e vem com uma extensa lista de recursos.

Muitos dos recursos que estão disponíveis como complementos no Envira e no Foo estão disponíveis na galeria NextGEN Gallery. Também existem complementos premium com mais recursos que você pode instalar.

A maioria dos recursos do NextGEN Gallery requer um certo nível de familiaridade com o plugin. Os usuários precisarão de algum tempo para descobrir as coisas, lendo a documentação e post perguntas nos fóruns de suporte.

Vencedor: Envira Gallery é o vencedor claro aqui com sua extensa lista de recursos que cobrem todos os recursos básicos + recursos avançados para fotógrafos, sites de comércio eletrônico e portfólios. NextGEN Gallery é o segundo mais próximo com um conjunto correspondente de recursos.

Compatibilidade

O WordPress oferece a liberdade de mover seu site de uma hospedagem para outra e até mesmo para diferentes concorrentes.

Precisamos ver se você possa facilmente importar/exportar e fazer backup dos dados da sua galeria de fotos.

Envira Gallery

O Envira Gallery armazena todas as suas galerias de fotos como tipos de post personalizados no banco de dados do WordPress. Ele armazena seus arquivos de mídia usando o local de mídia padrão do WordPress. Isso significa que, se você fizer backup do seu site WordPress , terá todos os dados da Galeria Envira armazenados em backup.

O Envira também permite importar/exportar suas galerias individuais. Isso significa que você pode mover uma única galeria de um site WordPress para outro.

Quando você move seu site WordPress, o Envira o detecta automaticamente e mostra uma opção para corrigir a migração. Todos esses recursos tornam o Envira Gallery o plugin de galeria de fotos mais confiável para WordPress.

Modula

O Modula também usa um tipo de conteúdo personalizado do WordPress para armazenar suas galerias de fotos. Isso significa que você pode salvar suas galerias de fotos com o backup do WordPress e restaurá-las ao restaurar o site WordPress a partir do backup .

O Modula não permite importar/exportar galerias individuais.

FooGallery

Semelhante ao Envira, o FooGallery também armazena suas galerias como tipos de posts personalizados no banco de dados do WordPress. Se você fizer backup do seu site WordPress, também terá um backup de dados do FooGallery.

No entanto, se você deseja apenas exportar galerias individuais, não há opção para isso porque o plugin não vem com um recurso de importação/exportação.

NextGEN Gallery

A galeria NextGEN Gallery não vem com recurso de importação/exportação. Como ele armazena seus dados em tabelas de banco de dados separadas, isso significa que você precisará configurar seu plugin de backup do WordPress para incluir essas tabelas.

NextGEN Gallery também armazena suas imagens em uma pasta separada. Se você quiser criar um backup para eles, precisará baixar a pasta separadamente para o seu computador.

Tanto o Envira quanto o FooGallery oferecem importadores NextGEN Gallery para facilitar a mudança para a plataforma dos usuários.

Vencedor: Enivra Gallery oferece o conjunto mais abrangente de ferramentas para importar/exportar suas galerias de fotos.

Preços

Todos os quatro plugins têm uma versão gratuita da galeria do WordPress disponível no diretório de plugins do WordPress. Todos os quatro têm atualizações pagas disponíveis com mais recursos. O preço do seu plugin de galeria de fotos dependerá de qual plano você deseja usar para qualquer um desses plugins. Você pode escolher um plano com base nos recursos necessários depois de experimentar as versões gratuitas.

Vencedor: Não há vencedores claros aqui – o preço dos produtos varia de acordo com os recursos que você precisa e o plano selecionado.

Conclusão

Se você está procurando uma solução simples e rápida, a Envira Gallery e a Galeria Modula são ótimas opções para um plugin de galeria para WordPress.

Se você precisa dos recursos avançados e não se importa com uma curva de aprendizado, a galeria NextGEN Gallery é sua melhor opção.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a escolher o melhor plugin de galeria do WordPress para o seu site. Você também pode querer ver nossa escolha especializada dos plugins WordPress obrigatórios para todos os sites.

Para usuários do Império WP, o Napoleon oferece CPU dedicados, cPanel, Contas de E-mails Ilimitadas, Temas Premium para WordPress, Licenças Pro do Elementor e Divi Builder, certificados SSL gratuitos, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.