Você está pensando em criar uma lista de e-mail, mas tem algumas dúvidas sobre por que ela é necessária? Muitos blogueiros e donos de empresas não percebem a importância de criar uma lista de e-mail quando estão começando.

No entanto, a maioria das pessoas geralmente muda de ideia quando vê o impacto que as listas de e-mail podem ter no tráfego e na receita de outra pessoa.

Neste artigo, compartilharemos os principais motivos pelos quais a construção de uma lista de e-mail é importante (com estudos de caso reais). Também mostraremos como começar a construir sua lista de e-mail – passo a passo.

Importância de uma lista de e-mail

Neste guia para iniciantes, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é uma lista de e-mail?
  • Por que construir uma lista de e-mail é importante?
  • Mídia social vs marketing por e-mail;
  • O que você precisa para começar a construir uma lista de e-mail;
  • Como escolher o melhor serviço de e-mail marketing;
  • Como aumentar sua lista de e-mail e conseguir mais assinantes;
  • Encontrar novas estratégias e recursos de construção de lista.

No final deste artigo, você deve ter respostas para todas as suas perguntas sobre a construção de uma lista de e-mail.

O que é uma lista de e-mail?

Uma lista de e-mail é uma lista especial de nomes e endereços de e-mail de pessoas que lhe deram permissão para enviar atualizações e promoções da sua empresa.

Você pode criar sua lista de e-mail dentro de um software de e-mail marketing e enviar notificações em massa por e-mail para todos sobre as atualizações do seu blog, loja online ou outros serviços comerciais.

Por que construir uma lista de e-mail é importante?

De acordo com os especialistas, o e-mail marketing gera em média um retorno sobre o investimento (ROI) de 4300% para empresas no Brasil.

Como os assinantes de e-mail se juntaram à sua lista de e-mail a partir do seu site e verificaram sua identidade clicando em um link (double opt-in), eles estão extremamente interessados ​​no que você tem a oferecer. É por isso que eles têm maior probabilidade de se converterem em clientes pagantes.

Em nosso negócio, a lista de e-mail obtém 10 vezes mais conversões do que as campanhas de mídia social.

Isso faz sentido se você pensar sobre os motivos que tornam o e-mail um canal de comunicação incrivelmente poderoso:

1. O e-mail é pessoal

O e-mail permite que você acesse a caixa de entrada de um usuário. Não existe um sistema de classificação que limite seu alcance. É muito direto e pessoal.

2. O e-mail é proposital

Para obter atualizações suas, um usuário preenche um formulário para se inscrever em sua lista de e-mail e confirmar seu endereço de e-mail. Alguém que está fazendo tanto trabalho está obviamente interessado em ouvir você e é muito mais receptivo à sua mensagem.

3. E-mail é direcionado

Como mencionamos anteriormente, o usuário já demonstrou interesse em seu produto ou conteúdo. Como você já sabe do que eles gostam, pode entregar-lhes ofertas altamente relevantes para obter melhores resultados. Isso é chamado de segmentação e abordaremos isso mais tarde neste artigo.

4. Você possui sua lista de e-mail

Você não possui Facebook, Twitter ou Google. Suas campanhas de mídia social e esforços de SEO podem ser desperdiçados quando essas plataformas mudam suas políticas. Por outro lado, você possui sua lista de e-mail e ela não é influenciada por decisões de outras empresas.

5. O e-mail é individual

As pessoas leem e-mails na privacidade de suas caixas de entrada. A mensagem não está em uma linha do tempo ou feed de notícias públicos. Eles podem fazer perguntas diretamente em particular, com confiança. Isso ajuda a construir confiança e conexão.

6. Mais pessoas usam o e-mail várias vezes ao dia

Você deve ter ouvido que o Facebook tem 1,4 bilhão e o Twitter tem 100 milhões de usuários ativos diariamente. O que você pode não ter ouvido é o número de pessoas que usam e-mail todos os dias.

Cada usuário de internet tem pelo menos uma conta de e-mail. Uma pesquisa recente conduzida pela ActiveCampaign descobriu que há 3,8 bilhões de contas de e-mail ativas. Isso é metade da população da Terra.

É exatamente por isso que todas as empresas inteligentes do mundo têm uma lista de e-mail.

Marcas de renome aprenderam essa lição há muito tempo e é por isso que gastam milhares de dólares em campanhas de mídia social para fazer com que as pessoas se inscrevam em suas listas de e-mail.

Eles entendem que o e-mail marketing é o melhor investimento a longo prazo com um retorno muito maior porque as pessoas continuarão a receber sua mensagem a um custo muito baixo por um longo período de tempo.

Social Media vs Email Marketing

Agora você provavelmente está pensando, espere um minuto. E quanto às redes sociais?

Na verdade, já nos perguntaram várias vezes, o marketing por e-mail não está morto com a mídia social tomando conta de tudo?

A melhor maneira de responder a essa pergunta é examinar as informações que o Twitter e o Facebook pedem antes de você criar uma conta:

Sim, é um endereço de e-mail.

Essas empresas sabem que os e-mails são a forma mais direta e confiável de entrar em contato com seus clientes.

Mesmo se você se inscrever usando seu número de telefone, eles continuarão pedindo seu endereço de e-mail para ajudá-lo a encontrar amigos, opções de recuperação de senha e, o mais importante, para enviar mensagens de e-mail direcionadas.

Esta é uma visualização da guia social na caixa de entrada de um usuário típico do Gmail.

Todos esses e-mails são de grandes plataformas de mídia social, para que eles possam envolvê-lo com o conteúdo em sua plataforma e levá-lo a visitar seu aplicativo ou site novamente.

Todas as plataformas de mídia social estão construindo uma lista de e-mail porque são donos de negócios inteligentes. Isso ajuda na sua avaliação na hora de vender seu negócio.

Embora a mídia social seja uma ótima maneira de alcançar seu público, é importante manter em perspectiva a natureza oportuna das plataformas de mídia social.

Eles vêm e vão.

Não muito tempo atrás, tínhamos MySpace, FriendFeed, Google Buzz, Plurk e inúmeros outros. A maioria deles já está morta ou é irrelevante.

Hoje temos o Facebook e o Twitter que se destacam, mas nem todos gostam dessas plataformas. Algumas pessoas preferem Instagram, Pinterest, WhatsApp, Snapchat, LinkedIn, etc.

Basicamente, seus usuários estão em todos os lugares em diferentes plataformas. Mas estudos mostram que pelo menos 91% dos consumidores checam seus e-mails diariamente.

Não estamos dizendo que a mídia social não é importante. É, e você deve explorar todas as oportunidades para alcançar seu público.

No entanto, você deve gastar mais tempo e esforço em algo que garanta melhores resultados.

O que você precisa para começar a construir uma lista de e-mail?

Agora você sabe por que construir uma lista de e-mail é tão importante e por que ignorá-la pode ser um erro ENORME.

Então, vamos dar uma olhada no que você precisa para começar a construir sua lista de e-mail.

3 coisas que você precisa para construir uma lista de e-mail:

  • Um site ou blog.
  • Um serviço de email marketing.
  • Formulários opt-in de alta conversão

Todos os três são bastante fáceis de configurar e nenhum deles requer habilidades de programação ou design.

Para o propósito deste artigo, iremos nos concentrar apenas nos dois últimos itens da lista. Se você ainda não tem um site ou blog, consulte nosso guia passo a passo sobre como começar um blog.

Escolhendo o Melhor Serviço de E-mail Marketing

Existem muitos serviços de marketing por e-mail por aí. Frequentemente, os iniciantes usam a opção gratuita para economizar custos, o que é compreensível. No entanto, algumas dessas plataformas gratuitas não são as melhores. Porque?

Algumas plataformas se autodenominam “serviço de e-mail marketing” quando, na realidade, tudo o que oferecem é a assinatura gratuita de notificação de blog por e-mail. Isso permite que seus usuários recebam uma atualização por e-mail sempre que você publicar uma novo post no blog.

Mas isso não é o verdadeiro e-mail marketing. Aqui estão algumas das desvantagens de usar um serviço gratuito de notificação de blog:

  • Você não pode enviar newsletters. Para enviar um e-mail, você terá que publicar uma novo post no blog, o que significa que as informações que você deseja compartilhar deverão estar publicamente disponíveis primeiro.
  • Você não pode personalizar a mensagem de e-mail. Ele será entregue no mesmo formato, muitas vezes sem marca ou personalização.
  • Você não pode categorizar os assinantes por interesses, dados demográficos ou tipo de conteúdo.
  • Não há relatórios. Você não sabe quantas pessoas receberam o e-mail, que porcentagem de usuários o abriram e quantas deles clicaram em seus links.
  • Se mais tarde você tentou mudar para um serviço pago, seus usuários terão que reconfirmar a assinatura. Muitos deles não o farão e você acabará perdendo assinantes.

É por isso que SEMPRE recomendamos usar um serviço profissional de e-mail marketing desde o início.

Sim, eles custam um pouco de dinheiro, mas são um investimento no seu negócio que traz um retorno enorme.

Os benefícios dos serviços profissionais de e-mail marketing são:

  • Você pode enviar e-mails em massa privados para seus assinantes.
  • Você pode ver a atividade do assinante e agrupar seus assinantes com base nas ações que realizam.
  • Você pode executar testes A / B para ver qual linha de assunto, conteúdo e ofertas de e-mail funcionam melhor com seus assinantes.
  • Com as ferramentas de relatório, você pode ver de qual país tem mais assinantes. Você pode ajustar suas preferências de fuso horário e enviar e-mails na hora certa.
  • Por último, mas definitivamente o mais importante, você pode ver os endereços de e-mail de todos os seus assinantes.

Existem centenas de serviços profissionais de e-mail marketing disponíveis. Para facilitar para você, compilamos uma lista dos principais serviços de e-mail marketing com base na facilidade de uso, economia, recursos e desempenho.

Para pequenas empresas, recomendamos o uso do ActiveCampaign, pois é um dos maiores serviços de e-mail marketing do mundo.

Eles oferecem um teste gratuito de 30 dias. Isso lhe dá bastante tempo para configurar e começar a ver os resultados. Ao final de 30 dias, sua lista de e-mail provavelmente estaria se pagando (custo R$ 25 / mês). Inicie o seu teste gratuito.

Se você estiver procurando outras opções com uma poderosa automação de marketing, recomendamos o uso do HubSpot ou do GetResponse. Ambos são muito populares entre os proprietários de empresas e também vêm com versões de avaliação gratuitas.

Depois de se inscrever em um serviço de e-mail marketing, a próxima etapa é adicionar formulários de opt-in ao seu site para permitir que seus usuários se inscrevam.

Aumentando sua lista de e-mail e obtendo mais assinantes

Você sabia que mais de 70% dos visitantes que abandonam seu site nunca mais retornarão? É verdade, basta olhar em seu Google Analytics e verificar a porcentagem de visitantes novos em comparação com os visitantes recorrentes.

É por isso que você precisa converter todos os visitantes do site em assinantes de e-mail antes de eles saírem, para que possa enviar mensagens relevantes para trazê-los de volta.

Um usuário médio da Internet gasta apenas alguns segundos olhando para um site. Isso lhe dá muito pouco tempo para envolvê-los. Se seus formulários de inscrição por e-mail não forem perceptíveis, os usuários sairão sem nunca se inscrever em seu site.

O maior erro que vemos os iniciantes cometerem é não colocar estrategicamente formulários de opt-in de alta conversão.

Alguns temas do WordPress vêm com widgets da barra lateral embutidos, mas eles não convertem também.

Seu serviço de e-mail marketing também pode fornecer códigos para incorporar ao seu tema, mas isso exige que você saiba como codificar.

É por isso que recomendamos aos nossos usuários o uso do Convert Pro. É o plugin de otimização de conversão mais poderoso que ajuda a converter visitantes do site em assinantes e clientes.

Em vez de adicionar formulários chatos de inscrição à sua barra lateral, você pode criar facilmente formulários opt-in de alta conversão, como pop-ups de lightbox, cabeçalho flutuante e barras de rodapé, caixas de rolagem deslizantes, tela cheia de tela cheia, formulários embutidos e muito mais.

Mas o que torna o Convert Pro realmente poderoso são os recursos de automação e personalização de comportamento. O Convert Pro permite que você mostre automaticamente diferentes formulários de opt-in com base na origem do usuário, na página que está visitando e no que está fazendo no seu site.

Por exemplo, o recurso Exit-Intent® rastreia o comportamento do mouse dos usuários e mostra a eles um formulário oferecendo uma recompensa digital em troca do contato dele no momento preciso em que estão prestes a sair. Isso ajuda a converter visitantes em assinantes.

Conclusão

Não importa o tipo de negócio que você dirige, o tipo de site que você tem ou o setor em que atua.

Se você tem um site e deseja transformar seus visitantes em clientes recorrentes, é necessário incluí-los em sua lista de e-mail.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender por que construir uma lista de e-mail é importante e o tenha ajudado a começar com o pé direito.

Você também pode querer ver nosso guia sobre como adicionar notificações push da web ao seu site. Essa é outra maneira de se conectar com os visitantes depois que eles saem do seu site e recomendamos executá-la em conjunto com uma lista de e-mail para obter o máximo de resultados.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.