Metodologia Scrum para desenvolvimento de sites WordPress

Quando se pensa em desenvolvimento de um site logo vem na cabeça a ideia de que é preciso lidar com diversos processos, ter uma equipe grande e de muito tempo para implementações. Isso pode ser uma verdade se a metodologia de desenvolvimento for tradicional. Já a Metodologia Scrum, um dos métodos ágeis, é uma ótima saída para quem busca otimizar esses processos.

Pensando nessas exigências, optar pela metodologia Scrum para o desenvolvimento de um site é uma das melhores opções para uma boa gestão. Com essa metodologia, os processos ficam mais claros, erros são resolvidos de forma mais rápida e há mais trocas de conhecimento e informações entre o time responsável pelo projeto.

Metodologias ágeis já são usadas há um tempo dentro dos setores de desenvolvimento e com elas surgiu também os squads ágeis. Isso porque os projetos pedem dos funcionários um trabalho cada vez mais flexível e com uma entrega de qualidade em um tempo menor. 

Para entender melhor o que é a Metodologia Scrum e como ela é importante para o desenvolvimento de sites, continue lendo o texto.

O que é a metodologia Scrum?

Metodologia Scrum é uma metodologia ágil usada para uma melhor organização dos processos dentro do fluxo de trabalho, prezando pela flexibilidade e maior proximidade com o cliente. É muito usada dentro dos times de desenvolvimento, mas suas técnicas podem ser aplicadas em diversas áreas.

É um método baseado em pequenas entregas de valor dentro das sprints — ciclos que possuem geralmente 15 dias. Sendo assim, se cria produtos de forma incremental, focando em algo novo a cada sprint para que no fim o resultado seja um produto completo.

A metodologia Scrum surgiu nos anos 80 e se popularizou nos anos 90, quando o desenvolvimento de software teve um grande crescimento. Um dos principais objetivos ao criar essa metodologia foi transformar o fluxo de trabalho em algo mais dinâmico e rápido, além de mais flexível quando comparado a outras metodologias, como é o caso do método em cascata

Isso porque em métodos tradicionais, todo o produto é definido do início ao fim, pouco flexível. Dessa forma, corre-se o risco do cliente ainda não ter certeza do que espera para o produto e, com isso, aumenta as chances de mudanças contratuais e demais burocracias que estendem o prazo de entrega.

Daí surgem os métodos ágeis, baseados no Manifesto Ágil. A partir desse manifesto, várias outras metodologias foram criadas, sempre priorizando a relação entre as pessoas dos times e a qualidade do produto. 

Quem faz parte da Metodologia Scrum

Dentro da metodologia Scrum para desenvolvimento de sites, existem alguns cargos que fazem com que todo o processo funcione da melhor maneira. Abaixo você vai entender melhor sobre cada um deles.

Product Owner

O Product Owner, ou PO, é a pessoa dona do produto. É ela quem vai planejar toda a estratégia do produto. Por isso, ele está sempre em contato com o time Scrum e os stakeholders, servido como um intermediário entre os dois. 

Sendo assim, o PO precisa apresentar para o Scrum Master e o time Scrum as necessidades e expectativas dos stakeholders, enquanto também precisa traduzir o que está sendo feito de uma forma que os stakeholders entendam como anda o projeto. 

Scrum Master

O Scrum Master tem um papel fundamental dentro da metodologia Scrum, já que é ele quem precisa garantir que a metodologia Scrum está sendo aplicada corretamente. O Scrum Master também tem o papel de orientar a equipe, controlar a execução do backlog e remover todos os impedimentos que surgirem ao longo do desenvolvimento dos produtos. 

Tendo em vista que cada projeto terá seu custo, o SM também fica responsável por garantir que o desenvolvimento vai se manter dentro do orçamento e do cronograma. Ele também é responsável por ficar à frente das reuniões do Scrum, que falaremos em breve. Dessa forma ele consegue entender melhor quais as dificuldades do seu time e o que pode ser feito para melhorar o processo de desenvolvimento e a qualidade do produto, como já comentamos.

Time Scrum

O time Scrum é formado por uma equipe interdisciplinar para que as demandas dos produtos, nesse caso, sites, sejam atendidas. Os principais profissionais são:

Time de design

O time de Design fica responsável por projetar todas as telas que farão parte do projeto, caso não sejam utilizados temas prontos. Por isso, esse time também está em constante contato com os desenvolvedores e os stakeholders. 

Eles precisam entender a necessidade do cliente ao mesmo tempo que precisam alinhar com os desenvolvedores a melhor forma de tornar o projeto possível.

O time de Design é composto por UI Design e UX Design. O UI designer fica responsável pela interface, ditando como será a interação do usuário, ou seja, os caminhos que ele vai percorrer dentro do site, quais botões levam a cada lugar, dentre outros fatores.

Já o UX designer fica responsável pela experiência do usuário enquanto usa a plataforma. É de interesse de todas as partes envolvidas que o usuário tenha a melhor experiência, para que ele volte ao site sempre que precisar. 

Time de desenvolvimento

O time de desenvolvimento web é responsável por codificar o site, ou seja, são eles os responsáveis implementar por toda a estrutura do site. Para isso, o time de desenvolvimento web é dividido em três partes:

  • Back-end: o desenvolvedor Back-end é responsável pelo o que fica por trás do site, aquilo que o usuário não vê, que são as funcionalidades e os bancos de dados, mas que faz toda a diferença ao usar o site.
  • Front-end: o desenvolvedor Front-end é responsável por implementar o visual projetado pelo time de design e também as funcionalidades desenvolvidas pelo back-end.
  • Full-stack: já o desenvolvedor Full-stack é a junção do Back-end e do Front-end, se tratando de um profissional mais completo.

Time de qualidade

O profissional de Qualidade é quem vai garantir que não há problemas no site e se o projeto está pronto de acordo com as necessidades do cliente. Para isso ele precisa estar próximo do desenvolvimento e da documentação de software, porque assim ele conseguirá apontar quando houver alguma falha para apontar correções até que fique realmente pronto.

Entenda o que são Squads Ágeis

Também podemos qualificar o Time Scrum como Squads Ágeis, embora existam algumas pequenas diferenças. Os squads são equipes multidisciplinares que se unem para criar um projeto de forma mais rápida e com qualidade. Comumente, eles utilizam a metodologia Scrum.

Dentro da ideia de squad ágil existem divisões que contribuem para o crescimento da equipe e, consequentemente, com a melhoria na qualidade do produto. 

Sendo assim as equipes dos squads ágeis podem ser divididos da seguinte forma:

  • Squad: é um time que está trabalhando juntos em um projeto. É formado pelos desenvolvedores, PO, Scrum Master, time de qualidade e de Design.
  • Tribo: Se refere à união de vários squads com necessidades parecidas ou para trabalharem em conjunto.
  • Capítulo: É quando pessoas de um mesmo setor, mas em squads distintos se reúnem para trocas de experiências.
  • Guilda: É a união de pessoas de diferentes setores em diferentes squads e setores que se encontram para discutir um assunto em comum. 

Cotidiano do Scrum

Ao iniciar um novo projeto, o Product Owner define o backlog conforme as prioridades do produto e do cliente. A partir disso, o Scrum Master organiza a equipe Scrum para que se cumpram os prazos e atividades. 

Para que se tenha um bom fluxo de produção, dentro do Scrum existem diferentes momentos, que são chamadas de cerimônias do Scrum. O objetivo delas é aumentar a transparência entre os profissionais, manter a comunicação eficiente, amenizar ou resolver erros rapidamente, dentre outros. Vamos conhecê-las:

Dailys

Com a ideia de unir os conhecimentos de cada pessoa dentro do time, e também para manter uma organização das tarefas, uma das principais características da metodologia Scrum é que todos os envolvidos no projeto estejam em constante comunicação. Por isso, acontecem reuniões diárias, também conhecidas como dailys.

As dailys são reuniões que duram no máximo 15 minutos, tendo como responsável por guiar as dailys o Scrum Master. Esse momento é usado para que o time entenda como está o andamento do projeto. 

Sendo assim, cada pessoa do time fala o que foi feito no dia anterior, quais as atividades que irá realizar no dia atual e quais têm sido suas dificuldades. A partir daí, uma pessoa pode ajudar a outra a encontrar a melhor maneira de resolver dificuldades que possam surgir ou o próprio Scrum Master, já que seu papel é resolver impedimentos.

Sprints

Já as Sprints é um período de até 4 semanas que serve para a equipe finalizar uma entrega. Para este prazo, são distribuídas as atividades do backlog previamente definido pelo Product Owner e acompanhado pelo Scrum Master.

Durante esse período, a equipe tem seu foco todo voltado para pequenas entregas de valor que colaboram para atingir a meta colocada ao organizar a sprint. A ideia é que, ao fim da sprint, seja entregue um produto de valor, sem perder a qualidade e com uma produção mais ágil. 

Sprint Review

A Sprint Review acontece ao fim de cada sprint. O objetivo é ter uma reunião que apresente para todos os stakeholders, as metas e os resultados alcançados a partir da sprint. 

A partir dessa reunião é coletado feedbacks sobre o produto que se transformam em novas tarefas no backlog. É responsabilidade do Product Owner decidir quais tarefas dentro do backlog serão priorizadas. 

Retrospectiva da Sprint

Com o auxílio do Scrum Master são feitas reuniões para que o time Scrum consiga analisar como foi todo o processo e refletir sobre o trabalho feito. 

Com isso, é possível entender quais processos funcionam e quais precisam de melhorias. Dessa forma, os próximos projetos já terão seus processos ajustados para que tenha uma entrega melhor, levando em consideração o valor do produto e também o bem estar de toda a equipe.

Como usar o Scrum para desenvolvimento de sites

Para entender como a metodologia Scrum para desenvolvimento de sites funciona na prática, vou apresentar um exemplo. Suponha que chegou a necessidade de remover páginas duplicadas porque o time de SEO, parte da equipe Scrum no caso de sites, levantou essa necessidade. Então, o Product Owner leva isso para frente e repassa para o Scrum Master e o time Scrum para resolver.

Enquanto o card no git não é dado como concluído, as dailys vão servir para os devs reportarem ao SM em que passo estão, se possuem algum impedimento e o que farão no dia. É a partir da daily que o SM vai entender as necessidades e fornecer as ferramentas e informações necessárias à conclusão do backlog.

Todo esse processo permite que entregas sejam feitas mais rapidamente e que o time foque na entrega de valor do produto. Dessa forma, a metodologia Scrum para o desenvolvimento de sites permite que as atividades fiquem mais organizadas e com o propósito mais definido.

Por estar em constante comunicação entre as pessoas do time, a chance de erros e gargalos dentro do projeto é menor. Sendo assim, um projeto de site que demoraria meses para ser finalizado, ao utilizar o Scrum, esse tempo diminui sem afetar o bem estar da equipe.

Quando é recomendado aderir a metodologia Scrum?

A metodologia Scrum não é recomendada para quando o cenário é previsível, como no caso de projetos de escopo fechado. Isso significa que, se o site já tiver tudo documentado, com todos os recursos necessários para o projeto e tem a ordem definida de quem vai exercer cada função, outras metodologias podem ser mais eficientes.

Isso acontece porque a metodologia Scrum é recomendada para cenários imprevisíveis ou caóticos, especialmente porque seu propósito é atender projetos flexíveis. Ou seja, quando até existe o objetivo do projeto definido e claro para todos do time, no entanto outros fatores podem estar comprometidos. Como por exemplo, há a falta de recursos ou o time tem poucas pessoas, o cliente não estar certo das suas prioridades, dentre outros fatores.

A partir da metodologia Scrum, esse cenário caótico pode ser melhor organizado. Até porque a metodologia foi pensada de forma que houvesse poucas pessoas no time.

E então, já conhecia a metodologia Scrum para desenvolvimento de sites? Conta nos comentários o que mais te interessou sobre o assunto. Ah! E lembra de compartilhar com seu amigo e sua amiga que podem se beneficiar dessa metodologia!

 

Para usuários do Império WP, o Napoleon oferece CPU dedicados, cPanel, Contas de E-mails Ilimitadas, Temas Premium para WordPress, Licenças Pro do Elementor e Divi Builder, certificados SSL gratuitos, Backup gratuito, CDN grátis. Clique Aqui!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.