Os leitores costumam nos perguntar, o que é melhor para SEO: categorias vs tags?
Você pode não ter certeza do que as categorias e tags do WordPress realmente são e como são diferentes. Saber disso pode ajudá-lo a usá-los corretamente.
Neste artigo, explicaremos as diferenças entre categorias e tags para organizar seu conteúdo e como elas podem impactar as classificações de SEO.
Qual é a diferença entre categorias e tags?
As categorias são destinadas a um amplo agrupamento de suas posts. Pense nelas como tópicos gerais ou o índice do seu site WordPress. As categorias são hierárquicas, o que significa que você pode criar subcategorias.
As tags destinam-se a descrever detalhes específicos de seus posts. Pense nelas como palavras de índice do seu site. Eles permitem que você micro-categorize seu conteúdo. As tags não são hierárquicas.
As categorias servem para assuntos macro e as tags para assuntos micro. Por exemplo, imagine que eu quero uma área do site destinada a publicar notícias sobre o Google, então eu crio uma categoria chamada “Google”. Então aparece a oportunidade de eu criar algumas notícias sobre o Larry Page (um dos fundadores do Google), então eu adiciono a tag “Larry Page” as notícias sobre ele, ao mesmo tempo que atribuo estas notícias a categoria Google, entendeu?
Por exemplo, esta postagem do blog no Império WP está em nossa categoria “Guia para Iniciantes”. Você pode ver todas as posts nesta categoria acessando Blog »Guia para Iniciantes em nosso menu de navegação.
Este post tem as tags: categorias, categorias vs tags, taxonomia personalizada, seo, práticas recomendadas de seo, classificação de seu conteúdo e tags.
Você não verá essas tags sendo exibidas em nenhum lugar do nosso artigo. No entanto, eles ajudam os usuários a encontrar este artigo em pesquisas relevantes em nosso blog.
Uma das maiores diferenças entre tags e categorias é que todos os posts do WordPress devem ser arquivados em uma categoria, mas não precisam ter tags.
Se você não atribuir uma categoria ao seu post, o WordPress o atribuirá automaticamente à categoria padrão. Isso é chamado de “Não categorizado”, mas geralmente é útil renomear a categoria “não categorizado” para algo como “Outro” ou “Diversos”.
Nota: Por padrão, apenas os postagens do blog têm categorias e tags no WordPress. No entanto, você pode adicionar categorias e tags às suas páginas do WordPress usando um plugin.
Como você pode adicionar categorias e tags no WordPress?
Você pode adicionar categorias e tags no WordPress ao criar ou editar um post. Você os encontrará no lado direito nas configurações de “Documento” na guia “post”.
Você também pode ir para Posts » Categorias e Posts » Tags para adicionar novas categorias e tags.
Quantas categorias um site WordPress você deve ter?
Não há um número específico de categorias que você deveria ter. Na maioria dos casos, você desejará algo entre 5 e 10 para categorizar adequadamente seus posts e tornar seu site fácil de navegar.
As categorias devem abranger um grande grupo de posts (assuntos macro). Você pode usar subcategorias e tags para dividir seus posts em grupos menores.
Se você está apenas começando um blog, não se preocupe em tentar criar uma lista perfeita de categorias. Basta escolher de 3 a 5 categorias amplas e adicionar mais conforme o tempo passa.
Devo usar subcategorias?
Você não precisa usar subcategorias, e muitos blogs grandes (incluindo Império WP) não usa. No entanto, as subcategorias são úteis se você tiver uma categoria grande com muitos posts que podem ser agrupados em seções menores.
Por exemplo, você pode ter uma categoria “Receitas” que contém um número crescente de receitas sem glúten.
Você pode colocar esses posts em suas próprias subcategorias, para que os leitores as encontrem facilmente. Você cria uma nova categoria secundária para “Receitas” chamada “Sem glúten” e move esses posts para essa categoria.
Usando categorias nas URLs de seus posts
Alguns sites usam o nome da categoria em permalinks (URLs de post), que você pode configurar em Configurações » Links permanentes.
Se for esse o caso do seu site, seu post inicialmente terá uma URL parecida com esta:
…/receitas/panquecas-sem-gluten/
Depois de mover o post para uma sub-categoria (categoria filha), ela terá uma nova URL:
… /receitas/sem-gluten/panquecas-sem-gluten/
Normalmente, o WordPress tentará redirecionar o URL antiga para a nova. Definitivamente, vale a pena verificar se seus links ainda estão funcionando. Se necessário, você pode criar um redirecionamento 301 da URL antiga para a nova.
Outra opção é manter o post na categoria pai e também atribuí-la à categoria filha, mas isso pode ter desvantagens.
Embora muitos sites tenham categorias nas URLs, sempre recomendamos aos usuários usar uma estrutura de URL mais curta que contenha apenas “Nome do post”.
Isso lhe dará o máximo de flexibilidade para reorganizar o conteúdo sem se preocupar em configurar redirecionamentos.
Todos os nossos novos sites usam a moderna estrutura de URL com apenas o nome do post. Para sites estabelecidos com anos de estrada, que terão uma estrutura de URL legada, alterar a estrutura de URL não é recomendada para SEO, e é por isso que recomendamos não mexer nesta configuração nestes casos.
Posso atribuir um post a várias categorias?
O WordPress permite que você coloque um post em várias categorias. E com isso ele pode ser várias categorias pai, ou uma categoria pai mais uma subcategoria ou subcategorias.
Ter várias categorias não beneficiará seu SEO. Você só deve atribuir posts a várias categorias se isso fizer mais sentido para seus leitores.
É possível que ter seu post em várias categorias possa causar alguns problemas de SEO devido ao conteúdo duplicado.
Se você usar várias categorias, tente evitar colocar um postagem em duas ou mais categorias principais (pai). Cada post deve se enquadrar em uma categoria principal.
Existe um limite de quantas tags um post pode ter?
O WordPress em si não tem nenhum limite para o número de tags que você pode ter em cada postagem. Você pode potencialmente atribuir 1.000 ou mais tags a um post!
No entanto, definitivamente não recomendamos isso.
O objetivo das tags é ajudar a vincular posts relacionados. Pense neles como uma seção de índice em um livro. Cada tag é como uma palavra-chave no índice.
As tags são úteis para usuários que pesquisam em seu site. Alguns plugins que exibem posts relacionadas usam tags para ajudá-los a descobrir quais assuntos os posts estão relacionados.
Sugerimos que você normalmente mantenha no máximo 10 tags por post.
Categorias ou tags: o que é melhor para o SEO?
Há alguma vantagem de SEO para WordPress em usar categorias em vez de tags ou vice-versa?
A resposta curta é não.
Categorias e tags têm finalidades diferentes. Você tem que usar categorias, mas não precisa usar tags se não quiser. No entanto, recomendamos o uso de ambos, de forma adequada, para ajudar os leitores a navegar em seu site.
Em última análise, você deve projetar seu site com os usuários em mente. Todos os mecanismos de pesquisa desejam mostrar aos usuários o conteúdo que será mais útil para eles.
Isso significa que, ao organizar seu conteúdo para melhor usabilidade, você também obterá melhores classificações de SEO.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender as categorias vs tags e as práticas recomendadas de SEO para classificar seu conteúdo. Você também pode gostar de nosso artigo sobre as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para SEO.