Você está encontrando um erro em seu site WordPress? Quer solucionar esses erros do WordPress sozinho? A maioria desses erros pode ser resolvida seguindo etapas fáceis de solução de problemas. Neste guia para iniciantes, mostraremos como solucionar problemas de erros no WordPress, uma etapa de cada vez.

1. Crie um backup completo do seu site WordPress

A primeira coisa que você deve fazer é criar um backup completo do seu site WordPress. Se você já estava usando um plugin de backup do WordPress, certifique-se de ter um backup recente armazenado com segurança em algum lugar.

Se você não estava usando um plugin de backup, você deve começar a usar um imediatamente. No entanto, caso você não tenha acesso à área de administração do seu site WordPress, será necessário fazer o backup manual do banco de dados e dos arquivos.

Os backups permitem que você restaure seu site WordPress facilmente quando algo der errado. Eles são a sua primeira e mais importante defesa contra ameaças de segurança, hackers e perda de dados.

2. Limpe o cache do navegador

Muitas vezes, seu navegador pode não perceber que uma página ou post do WordPress mudou e irá carregá-la do cache do navegador. Isso fará com que você visualize uma versão mais antiga dessa página ou post.

Pode ser necessário limpar o cache do navegador para garantir que está vendo a versão mais recente de uma página.

3. Limpe o cache do WordPress

Se você estiver usando um plugin de cache do WordPress como WP Rocket , então você pode estar vendo uma versão em cache do seu site. Algumas das principais empresas de hospedagem de WordPress, como CloudAccess.net e Siteground, também implementam seu próprio cache para melhorar o desempenho.

Você precisa limpar o cache do WordPress para se certificar de que o seu site não está servindo uma versão em cache.

4. Desative todos os plugins instalados em seu site

Na maioria das vezes, os erros são causados ​​por plugins em conflito entre si, seu tema ou o núcleo do WordPress. Desativar todos os plugins do WordPress em seu site provavelmente resolverá o problema. Você pode então descobrir qual plugin estava causando o problema, ativando os plugins um por um em seu site.

Se você tiver acesso à área de administração do seu site WordPress, basta acessar a página de plugins.

Primeiro, você precisa selecionar todos os plugins e, em seguida, selecionar ‘Desativar' no menu suspenso ‘Ações em massa'. Clique no botão Aplicar para desativar todos os plugins selecionados.

Se você não tiver acesso à área de administração, precisará usar FTP ou phpMyAdmin para desativar todos os plugins.

Basta conectar-se ao seu site usando um cliente FTP. Se você nunca usou o FTP antes, pode querer ver como usar o FTP para fazer upload de arquivos para o WordPress.

Navegue até a pasta wp-content e renomeie a pasta do plugin que você quer desativar para “nomedoplugin.deactivate”.

5. Mude para um tema WordPress padrão

Às vezes, o tema do WordPress pode causar problemas em seu site. Você pode descobrir facilmente se o seu tema está causando um problema alternando para um tema WordPress padrão como Twenty Nineteen ou Twenty Twenty.

Vá para a página Aparência » Temas e clique no botão Ativar ao lado de um tema padrão.

No entanto, se você não tiver acesso à área de administração do seu site WordPress, precisará usar o FTP para alternar o tema.

Conecte-se ao seu site usando um cliente FTP e navegue até /wp-content/themes/ pasta. Baixe seu tema ativo atual como um backup para sua área de trabalho.

Depois disso, você precisa excluir todos os temas, exceto um tema WordPress padrão como TwentySixteen. Como seu tema ativo não estará mais disponível, o WordPress agora mudará automaticamente para o tema padrão disponível.

Se o seu tema estava causando o problema, você deve conseguir fazer login no seu site WordPress agora.

6. Atualizar links permanentes

O WordPress usa uma estrutura de URL amigável para SEO ou Permalinks. Às vezes, a estrutura do permalink não é atualizada ou configurada corretamente, o que pode resultar em erros 404 inesperados em seu site.

Você pode atualizar facilmente os permalinks sem alterar nada em seu site WordPress. Visite a página Configurações » Links permanentes e clique no botão ‘Salvar alterações' sem alterar nada.

7. Faça backup e exclua o arquivo .htaccess

Um arquivo .htaccess corrompido costuma ser a causa do erro interno do servidor .

Primeiro, você precisa se conectar ao seu site usando um cliente FTP. O arquivo .htaccess está localizado no diretório raiz do seu site.

Por ser um arquivo oculto, pode ser necessário forçar o cliente FTP a mostrar os arquivos ocultos.

Você precisa baixar o arquivo .htaccess para o seu computador como um backup e, em seguida, excluí-lo do servidor da web.

Agora você pode tentar fazer login no seu site WordPress e ir para a página Configurações » Links permanentes. Clique no botão Salvar alterações para atualizar seus permalinks e gerar um novo arquivo .htaccess para o seu site.

8. Corrigir URL do site WordPress

Ter configurações incorretas para as opções de URL do WordPress e URL do site também pode causar problemas de redirecionamento, erros 404 e alguns outros problemas comuns.

As opções de URL do WordPress e URL do site podem ser alteradas na área de administração visitando a página Configurações » Geral.

Certifique-se de que os dois URLs sejam exatamente iguais.

Se você não tiver acesso à área de administração do seu site WordPress, poderá alterar essas URLs usando o FTP. Existem duas maneiras de fazer isso usando FTP:

Atualize as configurações de URL do WordPress e URL do site no arquivo wp-config.php.

Uma vez conectado ao seu site usando um cliente FTP, localize o arquivo wp-config.php. Agora você precisa editar este arquivo em um editor de texto como o Bloco de notas.

Vá para a linha que diz

/* That's all, stop editing! Happy blogging. */

e, um pouco antes dela, adicione este código:

define('WP_HOME','http://exemplo.com');
define('WP_SITEURL','http://exemplo.com');

Não se esqueça de substituir exemplo.com pelo seu próprio nome de domínio. Agora salve suas alterações e carregue o arquivo de volta em seu servidor.

Atualizar URLs usando o arquivo functions.php

Você também pode atualizar URLs usando o arquivo functions.php do seu tema .

Abra seu cliente FTP e navegue até /wp-content/themes/folder. Abra a pasta do seu tema ativo atual e localize o arquivo functions.php dentro dela. Agora você precisará editar o arquivo functions.php em um editor de texto como o Notepad.

Basta adicionar estas linhas na parte inferior do arquivo de funções:

update_option( 'siteurl', 'http://exemplo.com' );
update_option( 'home', 'http://exemplo.com' );

Não se esqueça de alterar os URLs do WordPress na página de configurações depois de fazer login em seu site. Depois de adicioná-los na página de configurações, você precisa excluir essas linhas do arquivo de funções do seu tema.

9. Verifique as configurações de leitura

Se o seu site WordPress recém-criado não for indexado por mecanismos de pesquisa, esta é a primeira coisa que você deve fazer.

Faça login no seu site WordPress e vá para a página Configurações » Leitura . Role para baixo até a parte inferior da página e certifique-se de que a caixa ao lado de ‘Visibilidade nos motores de busca' está desmarcada.

Essa opção permite que você desencoraje os mecanismos de pesquisa de mostrar seu site na pesquisa. Ele é usado por webmasters quando estão trabalhando em um site que não está pronto para ser publicado. Às vezes, você pode verificar acidentalmente esta configuração e esquecê-la.

Certifique-se de que esta opção esteja desmarcada quando seu site estiver pronto para ir ao ar.

10. Solução de problemas de e-mail

Muitos provedores de hospedagem do WordPress não têm configurações de e-mail configuradas corretamente. Isso impede que você e seus usuários recebam e-mails do WordPress.

Se estiver usando um plugin de formulário de contato, você também não poderá receber esses e-mails. Você também não receberá notificações do WordPress.

Consulte nossas instruções passo a passo completas em nosso artigo sobre como consertar o problema de não envio de e-mail do WordPress.

11. Verificando malware e backdoors

Se você suspeitar que o seu site WordPress está afetado por malware, verifique o seu site com a Astra Security. É o melhor serviço de monitoramento de segurança de sites para proprietários de sites WordPress.

Obtendo melhor suporte

Depois de seguir as etapas de solução de problemas mencionadas acima, você poderá corrigir muitos dos erros mais comuns do WordPress. No entanto, se o problema persistir, você pode buscar suporte adicional.

WordPress é um software de comunidade, então você pode obter ajuda da comunidade postando em fóruns de suporte do WordPress. Aqui está como escrever uma solicitação de suporte melhor:

  • Seja educado e gentil. Não importa o quão chateado ou frustrado você esteja, não use linguagem áspera.
  • Mencione seu problema brevemente.
  • Descreva as etapas de solução de problemas que você executou até agora.
  • Faça o upload das capturas de tela em um serviço de compartilhamento de imagens na nuvem e, em seguida, adicione os links em seu tópico de suporte.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como solucionar erros do WordPress.

Se você gostou deste artigo, inscreva-se em nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Instagram e no Telegram.

Receba dicas de WordPress grátis!
Receba dicas semanais sobre como otimizar o SEO, a usabilidade e a conversão do seu site WordPress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.